Leia estes trechos:I – “Assim vemos que a fé basta a um cristão. Ele não precisa de nenhuma obra para se justifcar.” II – “O rei é o chefe supremo da Igreja […] Nesta qualidade, o rei tem todo o poder de examinar, reprimir, corrigir […] a fm de conservar a paz, a unidade e a tranqüilidade do reino…” III – “Por decreto de Deus, para manifestação de sua glória, alguns homens são predestinados à vida eterna e outros são predestinados à morte eterna.” A partir dessa leitura e considerando-se outros conhecimentos sobre o assunto, é CORRETO afrmar que as concepções expressas nos trechos I, II e III fazem referência, respectivamente, às doutrinas
Leia estes trechos:
I – “Assim vemos que a fé basta a um cristão. Ele não precisa de nenhuma obra para se justifcar.”
II – “O rei é o chefe supremo da Igreja […] Nesta qualidade, o rei tem todo o poder de examinar, reprimir, corrigir […] a fm de conservar a paz, a unidade e a tranqüilidade do reino…”
III – “Por decreto de Deus, para manifestação de sua glória, alguns homens são predestinados à vida eterna e outros são predestinados à morte eterna.”
A partir dessa leitura e considerando-se outros conhecimentos sobre o assunto, é CORRETO afrmar que as concepções expressas nos trechos I, II e III fazem referência, respectivamente, às doutrinas
- A)católica, anglicana e ortodoxa.
- B)luterana, anglicana e calvinista.
- C)ortodoxa, luterana e católica.
- D)ortodoxa, presbiteriana e escolástica.
Resposta:
A alternativa correta é B)
Os trechos apresentados refletem diferentes doutrinas religiosas que surgiram durante a Reforma Protestante e seus desdobramentos. A análise de cada um deles permite identificar suas origens e relacioná-las às correntes teológicas correspondentes.
O Trecho I – “Assim vemos que a fé basta a um cristão. Ele não precisa de nenhuma obra para se justificar.” – expressa claramente a doutrina da justificação pela fé, um dos pilares do pensamento de Martinho Lutero. Essa concepção rejeita a necessidade de intermediários ou obras para a salvação, defendendo que apenas a fé em Deus é suficiente. Portanto, essa ideia está associada ao Luteranismo.
O Trecho II – “O rei é o chefe supremo da Igreja [...]” – remete ao Anglicanismo, estabelecido pelo rei Henrique VIII na Inglaterra. Nessa doutrina, o monarca assume o controle da Igreja, separando-a da autoridade papal e centralizando o poder religioso e político. Essa afirmação reforça a subordinação da Igreja ao Estado, característica marcante do Anglicanismo.
Por fim, o Trecho III – “Por decreto de Deus, alguns homens são predestinados à vida eterna e outros à morte eterna.” – reflete a doutrina da predestinação, formulada por João Calvino. Segundo o Calvinismo, Deus já determinou quem será salvo ou condenado, independentemente das ações humanas. Essa visão é central na teologia reformada e difere tanto do Luteranismo quanto do Catolicismo.
Dessa forma, a sequência correta que relaciona os trechos às suas respectivas doutrinas é: Luterana (I), Anglicana (II) e Calvinista (III), correspondendo à alternativa B).
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