Leia o texto a seguir.Em 2017, comemora-se 500 anos da Reforma Protestante. Martin Lutero, padre e professor, em 31 de outubro de 1517, pregou na porta da igreja do castelo de Wittemberg (Alemanha) um pergaminho com 95 teses, escrito em latim e com fundamentos na Bíblia Cristã. Lutero tinha como objetivo suscitar discussão entre os acadêmicos acerca da venda do perdão de Deus, como se fosse mercadoria, através de cartas de indulgência. A Reforma Protestante teve um papel decisivo na maneira de pensar do homem moderno ocidental e no nascimento do próprio Estado moderno.(PERRY, M. Civilização Ocidental: uma história concisa. 3.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2002. p. 244-246.)A partir dos conhecimentos sobre o nascimento do pensamento moderno e a Reforma Protestante, considere as afirmativas a seguir. I. A Reforma Protestante destruiu a unidade religiosa da Europa, fortaleceu o poder das monarquias e estimulou o crescimento do Estado moderno secular. II. A pretensão à autoridade temporal do Papa foi repudiada pelos membros da Reforma Protestante, o poder clerical enfraqueceu e se subordinou aos monarcas que passaram a construir Estados centralizados. III. Lutero apregoava aos cristãos a insubordinação absoluta aos governantes, o que contribuiu diretamente para a ideia de liberdade tão característica do pensamento moderno. IV. A Reforma Protestante contribuiu para a criação de uma ética dependente, no sentido de que cabe ao clérigo intermediar a relação com Deus, fornecendo segurança e certeza do que deve ou não ser tomado como regra da conduta.Assinale a alternativa correta.
Leia o texto a seguir.
Em 2017, comemora-se 500 anos da Reforma Protestante. Martin Lutero, padre e professor, em
31 de outubro de 1517, pregou na porta da igreja do castelo de Wittemberg (Alemanha) um pergaminho com 95 teses, escrito em latim e com fundamentos na Bíblia Cristã. Lutero tinha como objetivo
suscitar discussão entre os acadêmicos acerca da venda do perdão de Deus, como se fosse mercadoria, através de cartas de indulgência. A Reforma Protestante teve um papel decisivo na maneira de
pensar do homem moderno ocidental e no nascimento do próprio Estado moderno.
(PERRY, M. Civilização Ocidental: uma história concisa. 3.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2002. p. 244-246.)
A partir dos conhecimentos sobre o nascimento do pensamento moderno e a Reforma Protestante, considere as afirmativas a seguir.
I. A Reforma Protestante destruiu a unidade religiosa da Europa, fortaleceu o poder das monarquias e
estimulou o crescimento do Estado moderno secular.
II. A pretensão à autoridade temporal do Papa foi repudiada pelos membros da Reforma Protestante, o
poder clerical enfraqueceu e se subordinou aos monarcas que passaram a construir Estados centralizados.
III. Lutero apregoava aos cristãos a insubordinação absoluta aos governantes, o que contribuiu diretamente para a ideia de liberdade tão característica do pensamento moderno.
IV. A Reforma Protestante contribuiu para a criação de uma ética dependente, no sentido de que cabe
ao clérigo intermediar a relação com Deus, fornecendo segurança e certeza do que deve ou não ser
tomado como regra da conduta.
Assinale a alternativa correta.
- A)Somente as afirmativas I e II são corretas
- B)Somente as afirmativas I e IV são corretas.
- C)Somente as afirmativas III e IV são corretas.
- D)Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
- E)Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
Resposta:
A alternativa correta é A)
O texto apresentado aborda os 500 anos da Reforma Protestante, destacando o papel central de Martin Lutero ao questionar práticas da Igreja Católica, como a venda de indulgências, em 1517. A partir dessa contextualização, são apresentadas quatro afirmativas sobre as consequências da Reforma Protestante no pensamento moderno e na formação do Estado moderno.
A primeira afirmativa (I) está correta, pois a Reforma Protestante de fato fragmentou a unidade religiosa na Europa, fortalecendo monarquias nacionais e contribuindo para o surgimento de Estados seculares. A segunda afirmativa (II) também está correta, já que os reformadores rejeitaram a autoridade temporal do Papa, enfraquecendo o poder clerical em favor dos governantes seculares.
Já a terceira afirmativa (III) está incorreta, pois Lutero não pregava a insubordinação absoluta aos governantes, mas sim a obediência às autoridades terrenas, conforme sua interpretação de Romanos 13. A quarta afirmativa (IV) também está errada, porque a Reforma promoveu justamente o oposto: uma ética independente, com o conceito de "sacerdócio universal" que eliminava a necessidade de mediação clerical.
Portanto, apenas as afirmativas I e II estão corretas, tornando a alternativa A) a resposta adequada. A Reforma Protestante foi um marco na transição para a modernidade, reconfigurando as relações entre religião e política na Europa.
Deixe um comentário