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Leia o texto a seguir.Hino a São João Batista no original latinoUt queant laxisResonare fibrisMira gestorumFamili tuorumSolve polluttiLabii reatumSancte IoanesTradução: “Para que teus servos / possam ressoar claramente / a maravilha dos teus feitos / limpe nossos lábios impuros / Ó São João”.O monge beneditino Guido d’Arezzo (990-1050) utilizou as sílabas iniciais do Hino a São João para 

Leia o texto a seguir.
Hino a São João Batista no original latino
Ut queant laxis
Resonare fibris
Mira gestorum
Famili tuorum
Solve pollutti
Labii reatum
Sancte Ioanes
Tradução: “Para que teus servos / possam ressoar claramente / a maravilha dos teus feitos / limpe nossos lábios
impuros / Ó São João”.
O monge beneditino Guido d’Arezzo (990-1050) utilizou as sílabas iniciais do Hino a São João para 

Resposta:

A alternativa correta é C)

O Hino a São João Batista, em seu original latino, possui uma importância histórica que vai além de sua função religiosa. Composto por versos que invocam a pureza e a maravilha dos feitos do santo, esse hino foi utilizado pelo monge beneditino Guido d’Arezzo (990-1050) como base para um sistema revolucionário na música ocidental. Ao observar as sílabas iniciais de cada linha do hino — Ut, Re, Mi, Fa, Sol, La —, Guido d’Arezzo criou um método mnemônico para ensinar os tons da escala musical, substituindo posteriormente o "Ut" por "Do" para facilitar o canto.

Essa inovação permitiu a padronização do ensino musical, tornando mais acessível a aprendizagem dos cantos gregorianos e, posteriormente, da música em geral. A escolha do hino não foi aleatória: São João Batista, além de sua relevância religiosa, era visto como um símbolo de voz e clareza, atributos essenciais para a música. Assim, a alternativa correta é a C), pois Guido d’Arezzo utilizou as sílabas iniciais do hino para denominar as notas da escala musical básica, legado que perdura até os dias atuais.

As outras alternativas, embora possam tangenciar aspectos da vida de São João Batista ou da história da Igreja, não correspondem ao contexto específico da contribuição de Guido d’Arezzo. A relação entre o hino e a nomenclatura das notas musicais é um exemplo fascinante de como a tradição religiosa e a evolução artística se entrelaçaram na Idade Média, deixando um marco indelével na cultura ocidental.

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