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O cristianismo incorporou antigas práticas relativas ao fogo para criar uma festa sincrética. A igreja retomou a distância de seis meses entre os nascimentos de Jesus Cristo e João Batista e instituiu a data de comemoração a este último de tal maneira que as festas do solstício de verão europeu com suas tradicionais fogueiras se tornaram “fogueiras de São João”. A festa do fogo e da luz no entanto não foi imediatamente associada a São João Batista. Na Baixa Idade Média, algumas práticas tradicionais da festa (como banhos, danças e cantos) foram perseguidas por monges e bispos. A partir do Concílio de Trento (1545-1563), a Igreja resolveu adotar celebrações em torno do fogo e associá-las à doutrina cristã. CHIANCA, L. Devoção e diversão: expressões contemporâneas de festas e santos católicos. Revista Anthropológicas, n. 18, 2007 (adaptado). Com o objetivo de se fortalecer, a instituição mencionada no texto adotou as práticas descritas, que consistem em

O cristianismo incorporou antigas práticas relativas
ao fogo para criar uma festa sincrética. A igreja retomou
a distância de seis meses entre os nascimentos de Jesus
Cristo e João Batista e instituiu a data de comemoração
a este último de tal maneira que as festas do solstício de
verão europeu com suas tradicionais fogueiras se tornaram
“fogueiras de São João”. A festa do fogo e da luz no entanto
não foi imediatamente associada a São João Batista.
Na Baixa Idade Média, algumas práticas tradicionais da
festa (como banhos, danças e cantos) foram perseguidas
por monges e bispos. A partir do Concílio de Trento
(1545-1563), a Igreja resolveu adotar celebrações em
torno do fogo e associá-las à doutrina cristã.

CHIANCA, L. Devoção e diversão: expressões contemporâneas de
festas e santos católicos. Revista Anthropológicas,
n. 18, 2007 (adaptado).

Com o objetivo de se fortalecer, a instituição mencionada
no texto adotou as práticas descritas, que consistem em

Resposta:

A alternativa correta é C)

O texto apresentado demonstra como o cristianismo, ao longo de sua história, incorporou elementos de outras tradições culturais e religiosas para fortalecer sua própria instituição. No caso específico das festividades juninas, a Igreja adotou práticas pagãs relacionadas ao solstício de verão europeu, como as fogueiras, e as associou à figura de São João Batista, criando assim uma celebração sincrética. Essa estratégia de apropriação de cerimônias seculares permitiu que a Igreja mantivesse sua relevância cultural e religiosa, integrando tradições populares preexistentes em sua doutrina.

A alternativa correta, portanto, é a letra C, que indica a apropriação de cerimônias seculares. Essa prática não se limitou às festas juninas, mas foi uma estratégia recorrente da Igreja para consolidar sua influência. Ao invés de reprimir completamente as tradições populares, a instituição religiosa optou por ressignificá-las dentro de um contexto cristão, garantindo assim sua continuidade e aceitação entre os fiéis.

O processo descrito no texto ilustra como as religiões podem se adaptar e absorver elementos culturais diversos para se manterem relevantes em diferentes contextos históricos. A Igreja, ao adotar e cristianizar práticas pagãs, não apenas preservou sua autoridade espiritual, mas também enriqueceu suas próprias tradições, criando celebrações que permanecem vivas até os dias atuais.

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