O que nós chamamos Europa, é uma ideia, uma representação construída, cujas características dependem do respectivo recorte, do respectivo ponto de vista, das respectivas intenções, dos respectivos objetivos e fins ideológicos daquele que usa essa palavra. […] A ideia da Europa representa somente uma construção intelectual ou um conceito, que varia de século a século, servindo como instrumento de argumentação, seja contra, seja a favor de algo. MAINKA, Peter Johann. Os fundamentos da identidade europeia na antiguidade, na idade média e nos tempos modernos. Acta Scientiarum. Education. Maringá, v. 33, n. 1, p.67, 2011.Tomando-se por base a citação acima, assinale a alternativa INCORRETA.
O que nós chamamos Europa, é uma ideia, uma representação construída, cujas características dependem
do respectivo recorte, do respectivo ponto de vista, das respectivas intenções, dos respectivos objetivos e
fins ideológicos daquele que usa essa palavra. […] A ideia da Europa representa somente uma construção
intelectual ou um conceito, que varia de século a século, servindo como instrumento de argumentação, seja
contra, seja a favor de algo.
MAINKA, Peter Johann. Os fundamentos da identidade europeia na antiguidade, na idade média e nos
tempos modernos. Acta Scientiarum. Education. Maringá, v. 33, n. 1, p.67, 2011.
Tomando-se por base a citação acima, assinale a alternativa INCORRETA.
- A)A sociedade moderna foi delineada a partir da perda de influência do divino e do sobrenatural. Sua identidade moldou-se pela ideia de que o homem é o responsável por sua história.
- B)A Reforma Protestante, que fortaleceu a cristandade ocidental, referendou os dois poderes tradicionais dos chamados Estados pré-modernos nascentes: o Papado e o Império.
- C)Na chamada transição da Antiguidade para o mundo medieval, a língua latina se tornou um grande instrumento de estabilidade. Ao conservar a erudição greco-romana, garantiu sua difusão até os Tempos Modernos.
- D)Os gregos antigos, que se compreenderam como pertencentes à Europa, definiram-se culturalmente a partir de uma oposição à Ásia: essa, representando a monarquia e a tirania; aqueles a liberdade e a democracia.
- E)A construção da identidade europeia foi confrontada, em meados do século VII, com a doutrina religiosa de Mohammed (Maomé) – a expansão do Islã e do mundo muçulmano.
Resposta:
A alternativa correta é B)
O texto apresentado discute a Europa como uma construção intelectual variável, cuja definição depende de contextos históricos, ideológicos e perspectivas. A citação de Peter Johann Mainka reforça que a ideia de Europa não é fixa, mas sim um conceito maleável utilizado para diferentes fins argumentativos ao longo dos séculos.
Analisando as alternativas, a incorreta é a B), pois a Reforma Protestante não fortaleceu a cristandade ocidental como um todo, mas sim fragmentou-a, contestando a autoridade do Papado e do Império. Esse movimento questionou os poderes tradicionais da Igreja Católica e contribuiu para a secularização e a formação de Estados nacionais, em vez de reforçar as estruturas pré-modernas.
As demais alternativas estão corretas: a A) aborda a secularização da sociedade moderna; a C) destaca o papel do latim na preservação do conhecimento clássico; a D) menciona a autoidentificação grega em oposição à Ásia; e a E) refere-se ao impacto do Islã na formação da identidade europeia.
Portanto, a resposta errada é B), já que a Reforma Protestante desestabilizou, e não consolidou, os poderes tradicionais do Papado e do Império.
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