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Questões Sobre Movimentos de Reforma Religiosa - História - concurso

Questão 41

A Reforma Protestante foi um movimento reformista cristão culminado no início do século XXVI, na Alemanha. Em
2017, esse processo histórico completou 500 anos, sendo hoje considerado um dos eventos fundadores da história
moderna. O principal responsável pela Reforma Protestante foi:

  • A)Lucas Cranach.
  • B)Martinho Lutero.
  • C)Philipp Melanchthon.
  • D)Johannes Bugenhagen.
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A alternativa correta é B)

A Reforma Protestante foi um dos movimentos mais significativos da história ocidental, marcando uma ruptura profunda no seio da cristandade e redefinindo os rumos religiosos, políticos e sociais da Europa. Iniciada no século XVI, mais precisamente em 1517, quando Martinho Lutero afixou suas 95 Teses na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg, esse movimento questionou as práticas e doutrinas da Igreja Católica, especialmente a venda de indulgências e a autoridade papal.

Entre as alternativas apresentadas, a correta é de fato a letra B) Martinho Lutero, pois ele foi a figura central desse processo. Embora outros nomes, como Philipp Melanchthon e Johannes Bugenhagen, tenham tido papéis importantes como colaboradores de Lutero, e Lucas Cranach tenha contribuído artisticamente para a difusão das ideias reformistas, foi Lutero quem liderou e deu impulso inicial à Reforma. Suas críticas à corrupção eclesiástica e sua defesa da salvação pela fé, sem a intermediação da Igreja, foram fundamentais para a criação do protestantismo.

Os 500 anos da Reforma, completados em 2017, reforçam a relevância desse evento histórico, que não apenas dividiu o cristianismo, mas também influenciou a formação de Estados nacionais, a educação e a cultura moderna. A escolha de Lutero como principal responsável pela Reforma é, portanto, incontestável, dado seu papel como teólogo, escritor e líder desse movimento transformador.

Questão 42

A invenção da prensa tipográfica, no século XV, foi vista
como uma ameaça pela Igreja Católica, tanto que, em
1549, a instituição publicou a primeira versão do index
proibitorium
. A lista incluía obras relacionadas à Reforma
Protestante, mas também de pensadores laicos como
o florentino Nicolau Maquiavel, que teve O Príncipe
censurado.
Nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta
corretamente a essência da obra de Maquiavel que foi
considerada perigosa pelo alto clero católico.

  • A)Ideais de apologia à monarquia absolutista.
  • B)Defesa de um laicismo aplicado à política.
  • C)Críticas à inquisição católica.
  • D)Vinculação dos monarcas absolutistas a Deus.
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A alternativa correta é B)

A obra de Nicolau Maquiavel, O Príncipe, representou uma ruptura significativa com o pensamento político dominante na Europa do século XVI, o que explica sua censura pelo alto clero católico. A essência considerada perigosa pela Igreja não estava necessariamente em uma crítica direta à instituição religiosa, mas sim na separação entre moralidade cristã e ação política, caracterizando um laicismo aplicado à governança.

Maquiavel propôs que o governante eficaz deveria priorizar a manutenção do poder e a estabilidade do Estado acima de princípios religiosos ou éticos tradicionais. Essa abordagem secular, que desvinculava a autoridade política da doutrina católica, ameaçava o monopólio da Igreja sobre o pensamento e a orientação moral da sociedade. A alternativa correta, portanto, é a B) Defesa de um laicismo aplicado à política, pois capta o cerne da inovação maquiavélica que desagradou às autoridades eclesiásticas.

Enquanto outras opções mencionam elementos presentes no contexto histórico (como o absolutismo ou a inquisição), apenas a alternativa B reflete a verdadeira transgressão intelectual de Maquiavel: a construção de uma teoria política autônoma, não subordinada aos dogmas religiosos.

Questão 43

O cristianismo incorporou antigas práticas relativas
ao fogo para criar uma festa sincrética. A igreja retomou
a distância de seis meses entre os nascimentos de Jesus
Cristo e João Batista e instituiu a data de comemoração
a este último de tal maneira que as festas do solstício de
verão europeu com suas tradicionais fogueiras se tornaram
“fogueiras de São João”. A festa do fogo e da luz no entanto
não foi imediatamente associada a São João Batista.
Na Baixa Idade Média, algumas práticas tradicionais da
festa (como banhos, danças e cantos) foram perseguidas
por monges e bispos. A partir do Concílio de Trento
(1545-1563), a Igreja resolveu adotar celebrações em
torno do fogo e associá-las à doutrina cristã.

CHIANCA, L. Devoção e diversão: expressões contemporâneas de
festas e santos católicos. Revista Anthropológicas,
n. 18, 2007 (adaptado).

Com o objetivo de se fortalecer, a instituição mencionada
no texto adotou as práticas descritas, que consistem em

  • A)promoção de atos ecumênicos.
  • B)fomento de orientações bíblicas.
  • C)apropriação de cerimônias seculares.
  • D)retomada de ensinamentos apostólicos.
  • E)ressignificação de rituais fundamentalistas.
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A alternativa correta é C)

O texto apresentado demonstra como o cristianismo, ao longo de sua história, incorporou elementos de outras tradições culturais e religiosas para fortalecer sua própria instituição. No caso específico das festividades juninas, a Igreja adotou práticas pagãs relacionadas ao solstício de verão europeu, como as fogueiras, e as associou à figura de São João Batista, criando assim uma celebração sincrética. Essa estratégia de apropriação de cerimônias seculares permitiu que a Igreja mantivesse sua relevância cultural e religiosa, integrando tradições populares preexistentes em sua doutrina.

A alternativa correta, portanto, é a letra C, que indica a apropriação de cerimônias seculares. Essa prática não se limitou às festas juninas, mas foi uma estratégia recorrente da Igreja para consolidar sua influência. Ao invés de reprimir completamente as tradições populares, a instituição religiosa optou por ressignificá-las dentro de um contexto cristão, garantindo assim sua continuidade e aceitação entre os fiéis.

O processo descrito no texto ilustra como as religiões podem se adaptar e absorver elementos culturais diversos para se manterem relevantes em diferentes contextos históricos. A Igreja, ao adotar e cristianizar práticas pagãs, não apenas preservou sua autoridade espiritual, mas também enriqueceu suas próprias tradições, criando celebrações que permanecem vivas até os dias atuais.

Questão 44

Ao preparar uma aula sobre as dimensões da intolerância religiosa na época Moderna, o professor faz uso dessa citação:
“Todas as inquisições sofreram críticas aos seus procedimentos, à sua jurisdição e à sua existência. No caso da inquisição
portuguesa, diversas foram as frentes que essa instituição teve
de encarar no grande século XVII. Embora existissem eclesiásticos que criticassem o Tribunal, o clero secular foi amiúde
partidário da Inquisição […]. A crítica, neste caso, fez-se apenas por uma ordem: os jesuítas. Nesse sentido, percebe-se
que até o episódio da suspensão da Inquisição – que alguns
jesuítas se empenharam bastante para conseguir –, já na década de 1670, os inacianos pelejaram com o Santo Ofício. […]
Nos pedidos de perdão-geral de 1605 e 1674, os cristãos-novos utilizaram-se de estratégias semelhantes, porém, com
resultados bem diferentes. Nota-se, em seus memoriais e opúsculos, a mudança do discurso utilizado: deixa-se a misericórdia para adotar uma postura mais ligada à política e ao direito.
Os escritos ganhavam, assim, uma linguagem fundamentada
juridicamente, na qual condenavam os estilos do Tribunal,
sobretudo o segredo no processo, a infâmia e o uso de testemunhas singulares ou mesmo falsas. Politicamente, declaravam que os inquisidores eram completamente parciais ao julgarem os cristãos-novos, imputando a injustiça dessa “mácula
de sangue”. Os descendentes dos judeus portugueses foram
incansáveis nessa luta e causaram muita dor de cabeça aos
inquisidores. Eles resistiram e criaram sua estratégia para –
nessa ordem – amenizar, desqualificar e dilapidar o Tribunal”.
MATTOS, Yllan de. A Inquisição contestada: críticos e críticas ao Santo Ofício
português. Rio de Janeiro: Mauad-x/Faperj, 2014 (adaptado).
A leitura do trecho selecionado permite corretamente concluir que:

  • A)a tolerância religiosa foi uma ideia forjada na época Moderna a partir das guerras de religião na França e contou com milhões de ativistas nos países católicos
  • B)a inquisição agia com o conceito de justiça da época em que fora criada (séc. XVI) e, por isso, não houve quem lhe fizesse críticas ou duvidasse de suas ações
  • C)no século XVII, a intolerância, ainda que majoritária, não foi unânime, encontrando focos de resistência e protestos em diversas camadas da sociedade
  • D)não houve qualquer tipo de resistência à inquisição nos séculos XVI e XVII; apenas o Iluminismo, já no século XVIII, produziu críticas a essa forma de intolerância
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A alternativa correta é C)

O trecho apresentado sobre a Inquisição portuguesa no século XVII revela um cenário complexo em relação à intolerância religiosa durante a época Moderna. A análise do texto permite concluir que, embora a Inquisição fosse uma instituição poderosa e amplamente apoiada por setores como o clero secular, ela não atuou sem enfrentar resistências. Os jesuítas, por exemplo, emergiram como críticos contundentes, chegando a contribuir para a suspensão temporária do Tribunal na década de 1670. Além disso, os cristãos-novos desenvolveram estratégias jurídicas e políticas para contestar os métodos inquisitoriais, como o sigilo processual e o uso de testemunhas questionáveis. Esses grupos demonstraram que, mesmo em um contexto de predominância da intolerância, havia vozes dissonantes e formas organizadas de oposição. Portanto, a alternativa C) é a correta, pois evidencia que a intolerância não era unânime e que existiam focos de resistência em diferentes estratos da sociedade portuguesa daquele período.

Questão 45

“O conceito de Estado – sua natureza, seus poderes, seu
direito de exigir obediência – passara a ser considerado o
mais importante objeto de análise no pensamento político
europeu”.
SKINNER, Quentin. As fundações do pensamento político Moderno. São Paulo:
Companhia das Letras, 1996.
De acordo com o historiador citado, as afirmações abaixo,
sobre as teorias do poder monárquico, podem ser relacionadas, respectivamente, aos seguintes pensadores:
I. A educação de um príncipe só pode ser concebida se pautada em uma ética dos valores cristãos.
II. Assim como a soberania divina é exercida por um só Deus,
apenas o governo de um só homem é capaz de manter a
unidade política.

  • A)I. Martinho Lutero; II. Jacques Bossuet
  • B)I. Giovanni Botero; II. Thomas Hobbes
  • C)I. Erasmo de Roterdã; II. Jean Bodin
  • D)I. Francisco Suárez; II. Maquiavel
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A alternativa correta é C)

O trecho citado de Quentin Skinner destaca a centralidade do Estado como objeto de análise no pensamento político europeu moderno, especialmente no que diz respeito às teorias sobre o poder monárquico. A partir dessa perspectiva, é possível relacionar as afirmações apresentadas aos pensadores corretos, conforme a alternativa C.

A primeira afirmação, que associa a educação do príncipe a uma ética cristã, remete diretamente ao humanista Erasmo de Roterdã. Em sua obra "A Educação do Príncipe Cristão" (1516), Erasmo defende que o governante deve ser instruído segundo os princípios morais do cristianismo, enfatizando a virtude, a sabedoria e o compromisso com o bem comum. Essa visão reflete o ideal renascentista de unir valores clássicos e cristãos na formação do líder político.

Já a segunda afirmação, que compara a soberania divina ao governo de um único homem, corresponde ao pensamento de Jean Bodin. Em "Os Seis Livros da República" (1576), Bodin desenvolve sua teoria da soberania, argumentando que o poder político deve ser indivisível, assim como a autoridade de Deus no universo. Para ele, apenas um governo centralizado e unitário - preferencialmente a monarquia - poderia garantir a ordem e a estabilidade do Estado.

Essa combinação entre Erasmo e Bodin exemplifica a diversidade de abordagens sobre o poder monárquico no período moderno, que iam desde preocupações ético-religiosas até argumentos de natureza jurídico-política. Ambos os pensadores, cada um a seu modo, contribuíram para as discussões sobre a legitimidade e o exercício do poder soberano que marcaram o pensamento político europeu.

Questão 46

No começo do século XVI, interessado em construir a basílica de São Pedro, em Roma, o Papa
Leão X negociou com o banqueiro Jacob Függer a venda das indulgências, que garantiriam o perdão dos pecados àqueles fiéis que as comprassem. Esse abuso do poder exercido pelo Papa causou profunda revolta em um monge do Sacro Império Romano-Germânico chamado:

  • A)Erasmo de Roterdã
  • B)Thomas Morus
  • C)Pieter Bruegel
  • D)Martinho Lutero
  • E)Nicolau Copérnico
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A alternativa correta é D)

No início do século XVI, a venda de indulgências pela Igreja Católica, promovida pelo Papa Leão X em parceria com o banqueiro Jacob Függer para financiar a construção da Basílica de São Pedro, gerou grande controvérsia. Essa prática, vista por muitos como uma exploração da fé e um abuso de poder, despertou a indignação de um monge agostiniano chamado Martinho Lutero. Sua revolta contra essa corrupção espiritual culminou nas famosas 95 Teses, pregadas na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg em 1517, marcando o início da Reforma Protestante.

Entre as alternativas apresentadas, a correta é D) Martinho Lutero, pois foi ele quem liderou a oposição teológica e moral contra a venda de indulgências. Erasmo de Roterdã (A), embora crítico da Igreja, adotava uma postura mais moderada; Thomas Morus (B) era um humanista católico; Pieter Bruegel (C) foi um pintor renascentista; e Nicolau Copérnico (E) revolucionou a astronomia, mas não se envolveu diretamente nesse conflito religioso. Portanto, a resposta correta é D) Martinho Lutero, figura central desse momento histórico que transformou o cristianismo no Ocidente.

Questão 47

Sobre a Contra-Reforma é CORRETO afirmar:

I – O movimento não teve o apoio do papa e dos
bispos católicos, pois acreditavam que não
havia nada o que fazer para evitar o avanço do
protestantismo na Europa.

II – Conseguiu eliminar todas as religiões
protestantes já no século XVI.

III- Provocou guerras religiosas na Europa,
suscitando um clima de perseguições e conflito
religioso.

IV- O movimento promoveu o retorno do Tribunal
do Santo Oficio, determinou a catequização de
indígenas nas terras descobertas e criou o
Índice de Livros Proibidos.

  • A)Todas estão corretas.
  • B)Apenas I, II.
  • C)Apenas I, III.
  • D)Apenas II, IV.
  • E)Apenas III, IV.
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A alternativa correta é E)

Sobre a Contra-Reforma é CORRETO afirmar:


A Contra-Reforma, também conhecida como Reforma Católica, foi um movimento da Igreja Católica em resposta à Reforma Protestante. Analisando as afirmações apresentadas:

I - Esta afirmação está incorreta, pois a Contra-Reforma contou com o forte apoio do papa e dos bispos católicos, que lideraram esforços para reafirmar a doutrina católica e conter o avanço protestante.

II - Esta afirmação também está incorreta, já que a Contra-Reforma não conseguiu eliminar as religiões protestantes, que continuaram a se expandir e se consolidar em várias regiões da Europa.

III - Esta afirmação está correta, pois a Contra-Reforma de fato intensificou as tensões religiosas na Europa, resultando em guerras e perseguições entre católicos e protestantes.

IV - Esta afirmação também está correta, já que a Contra-Reforma promoveu a reativação do Tribunal do Santo Ofício (Inquisição), incentivou a catequização de indígenas nas colônias e estabeleceu o Índice de Livros Proibidos para controlar publicações contrárias à fé católica.

Portanto, apenas as afirmações III e IV estão corretas, correspondendo à alternativa E).

Questão 48

Assinalar a Igreja nascida na Alemanha no século
XVI, a partir das criticas de um monge católico
agostiniano que desejava reformar doutrinas e
práticas da Igreja Católica Apostólica Romana.

  • A)Igreja Calvinista.
  • B)Igreja Anglicana.
  • C)Igreja Luterana.
  • D)Igreja Menonita.
  • E)Igreja Metodista.
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A alternativa correta é C)

O texto em questão aborda o surgimento de uma importante vertente religiosa durante o século XVI, na Alemanha, fruto das críticas e propostas de reforma elaboradas por um monge católico agostiniano. Esse movimento, liderado por Martinho Lutero, questionava diversas doutrinas e práticas da Igreja Católica Apostólica Romana, como a venda de indulgências e a autoridade papal, marcando o início da Reforma Protestante.

Entre as alternativas apresentadas, a Igreja Luterana (opção C) é a resposta correta, pois foi fundada diretamente a partir das ideias de Lutero. As outras opções representam ramificações posteriores ou diferentes tradições protestantes: a Igreja Calvinista (A) segue os ensinamentos de João Calvino; a Anglicana (B) surgiu na Inglaterra sob Henrique VIII; a Menonita (D) tem raízes no anabatismo; e a Metodista (E) desenvolveu-se no século XVIII a partir do anglicanismo.

Portanto, a alternativa que melhor corresponde ao contexto histórico descrito é a C) Igreja Luterana, consolidando-se como a principal expressão da Reforma Protestante na Alemanha e influenciando profundamente o cenário religioso europeu.

Questão 49

Indicar a alternativa CORRETA.

I – A Reforma é consequência das teorias
iluministas que se basearam nas ideias de
Hegel de que a fé é um elemento individual.

II – O movimento reformista, além de propiciar
mudanças institucionais, também está
relacionado com a crise moral e religiosa pela
qual passava a Europa.

III – A crítica aos abusos cometidos pela Igreja
Católica foi um ponto central para a ocorrência
do movimento reformista. Contudo, elementos
relativos à politica devem ser considerados.

IV – O movimento reformista promoveu um abalo na
estrutura do poder religioso do mundo europeu
ocidental.

  • A)Todas estão corretas.
  • B)Apenas I, II, III.
  • C)Apenas II, III, IV.
  • D)Apenas I, II, IV.
  • E)Apenas I, III, IV.
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A alternativa correta é C)

Indicar a alternativa CORRETA.


I - A Reforma é consequência das teorias iluministas que se basearam nas ideias de Hegel de que a fé é um elemento individual.

II - O movimento reformista, além de propiciar mudanças institucionais, também está relacionado com a crise moral e religiosa pela qual passava a Europa.

III - A crítica aos abusos cometidos pela Igreja Católica foi um ponto central para a ocorrência do movimento reformista. Contudo, elementos relativos à política devem ser considerados.

IV - O movimento reformista promoveu um abalo na estrutura do poder religioso do mundo europeu ocidental.

  • A) Todas estão corretas.
  • B) Apenas I, II, III.
  • C) Apenas II, III, IV.
  • D) Apenas I, II, IV.
  • E) Apenas I, III, IV.

O gabarito correto é C.

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Questão 50

“Até o século 18, as civilizações mais avançadas do mundo, em
todos os sentidos, eram a Chinesa e Indiana. A própria
insistência em buscar novas rotas para o Oriente desde o século
16 (o ‘Caminho das Índias’, entre outros), nos revela de modo
cabal que eram os europeus que iam comprar seus artigos de
luxo na Ásia. A exploração das Américas estava intimamente
ligada ao fornecimento de ouro e prata, utilizados na aquisição
dessas mercadorias (seda, porcelana, especiarias, etc.).”

BUENO, André. Por que precisamos de China e Índia? In: BUENO, André; DURÃO,
Gustavo. Novos olhares para os antigos: visões da antiguidade no mundo
contemporâneo. Rio de Janeiro: Edição Sobre Ontens, 2018. p. 239-240.

Embora para as metrópoles europeias a busca por metais
preciosos estivesse no centro de suas atenções expansionistas,
quanto à colonização da América do Norte, qual dos seguintes
fatores esteve especificamente relacionado a ela?

  • A)A expansão da Companhia de Jesus através dos aldeamentos.
  • B)A procura do reino de Prestes João, onde haveriam muitas riquezas e especiarias.
  • C)O crescimento do poder da nobreza na Inglaterra em virtude do apoio da Monarquia.
  • D)O desenvolvimento do cultivo de algodão na Inglaterra para fomentar a revolução industrial.
  • E)Os conflitos religiosos que tomaram conta da Inglaterra após a reforma anglicana.
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A alternativa correta é E)

O texto apresentado destaca a importância histórica das civilizações chinesa e indiana até o século XVIII, ressaltando como essas regiões eram os principais centros de produção de artigos de luxo, atraindo o interesse comercial europeu. A busca por metais preciosos nas Américas, como ouro e prata, estava diretamente ligada ao financiamento dessas trocas comerciais com o Oriente. No entanto, quando se trata especificamente da colonização da América do Norte, o fator determinante foi outro: os conflitos religiosos na Inglaterra após a Reforma Anglicana.

A opção correta, conforme o gabarito, é a letra E. Esses conflitos religiosos, que incluíam perseguições e divergências entre anglicanos, puritanos e outras denominações, levaram muitos grupos a buscar refúgio e liberdade religiosa no Novo Mundo. Essa motivação distingue a colonização da América do Norte daquela ocorrida na América Latina, onde a exploração de recursos naturais e a conversão religiosa dos nativos eram prioridades. Portanto, enquanto o contexto geral da expansão europeia estava vinculado ao comércio com a Ásia, a colonização inglesa na América do Norte teve raízes profundas nas tensões religiosas do período.

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