Questões Sobre Movimentos de Reforma Religiosa - História - concurso
Questão 71
As reformas protestantes do princípio do século XVI, entre
outros fatores, reagiam contra
- A)a venda de indulgências e a autoridade do Papa, líder supremo da Igreja Católica.
- B)a valorização, pela Igreja Católica, das atividades mercantis, do lucro e da ascensão da burguesia.
- C)o pensamento humanista e permitiram uma ampla revisão administrativa e doutrinária da Igreja Católica.
- D)as missões evangelizadoras, desenvolvidas pela Igreja Católica na América e na Ásia.
- E)o princípio do livre-arbítrio, defendido pelo Santo Ofício, órgão diretor da Igreja Católica.
A alternativa correta é A)
As reformas protestantes do princípio do século XVI representaram um momento crucial na história do cristianismo e na transformação da sociedade europeia. Essas reformas surgiram como uma resposta a diversos problemas e insatisfações dentro da Igreja Católica, culminando em um movimento que alterou profundamente a estrutura religiosa e política da época.
Entre os principais fatores que impulsionaram as reformas protestantes, destacam-se:
- A venda de indulgências: Uma das práticas mais criticadas pelos reformadores, como Martinho Lutero, era a comercialização de indulgências, que prometiam a redução das penas no purgatório em troca de contribuições financeiras. Essa prática era vista como uma corrupção da fé e uma exploração dos fiéis.
- A autoridade do Papa: Os reformadores questionavam a supremacia do Papa como líder incontestável da Igreja, defendendo que a autoridade religiosa deveria basear-se unicamente nas Escrituras Sagradas, e não em hierarquias humanas.
Embora outras questões, como o humanismo renascentista e as transformações econômicas da época, tenham influenciado o contexto histórico, a resposta correta para a pergunta apresentada é a alternativa A, pois a venda de indulgências e a contestação da autoridade papal foram os principais motivos que desencadearam as críticas dos reformadores protestantes.
Portanto, as reformas protestantes não apenas redefiniram a espiritualidade cristã, mas também abriram caminho para novas interpretações da fé, enfatizando a relação direta entre o indivíduo e Deus, sem a necessidade de intermediários institucionais.
Questão 72
O Concílio de Trento, ocorrido entre 1545 e
1563, foi o cerne da reação da Igreja Católica à
expansão protestante durante a Reforma.
Dentre as medidas de reforço do poder
espiritual católico em fins da Idade Média
estava(m):
- A)as reformas liberalizantes da Igreja Católica, que permitiram a aproximação entre católicos e protestantes.
- B)a extinção da Companhia de Jesus e o estabelecimento da missão de conversão dos indígenas do Novo Mundo.
- C)a condenação das heresias, em particular do Arianismo, doutrina que defendia a única natureza humana de Jesus Cristo.
- D)a ênfase na ação do Tribunal do Santo Ofício como executor da Santa Inquisição, o que significou perseguição sistemática às heresias.
- E)a especificação das doutrinas católicas da salvação, dos sete sacramentos, do cânone bíblico, unificação do ritual da missa baseada no rito romano.
A alternativa correta é D)
O Concílio de Trento, realizado entre 1545 e 1563, representou um marco na história da Igreja Católica como resposta à Reforma Protestante. Seu principal objetivo foi reafirmar os dogmas católicos e combater as heresias que ameaçavam a unidade da cristandade. Entre as medidas adotadas, destacou-se o fortalecimento do Tribunal do Santo Ofício, instrumento central da Inquisição, que perseguiu de forma sistemática aqueles considerados hereges.
A alternativa correta, conforme o gabarito, é a D), pois a Santa Inquisição foi uma das principais ferramentas utilizadas pela Igreja para manter seu controle espiritual e doutrinário. Enquanto outras opções mencionam aspectos relevantes do período, como a definição de doutrinas (E) ou a condenação de heresias (C), a ênfase na ação repressiva da Inquisição foi uma característica fundamental da Contrarreforma.
Assim, o Concílio de Trento consolidou não apenas uma resposta teológica ao protestantismo, mas também uma estrutura de poder que garantiu a autoridade da Igreja Católica na Europa pós-medieval.
Questão 73
As 95 teses do Padre Martinho Lutero, fixadas
na porta da Catedral de Wittenberg em 1517,
demarcaram a transição para uma nova fase da
história do cristianismo. Dentre sua repercussão
mais destacada está:
- A)a defesa da Bíblia escrita em latim como única fonte para a fé.
- B)a crítica da doutrina da infalibilidade dos santos cristãos.
- C)a condenação do comércio de indulgências católicas como meio de salvação.
- D)o reforço da liturgia romana como guia para a comunicação com Deus.
- E)o anúncio de novas doutrinas cristãs para além daquelas das Escrituras Sagradas.
A alternativa correta é C)
As 95 teses de Martinho Lutero, publicadas em 1517, representaram um marco fundamental na história do cristianismo, desencadeando a Reforma Protestante e questionando práticas da Igreja Católica que eram consideradas abusivas. A resposta correta para a questão apresentada é a alternativa C), que aponta a condenação do comércio de indulgências como um dos principais focos da crítica luterana.
Lutero via a venda de indulgências como uma corrupção da fé, pois sugeria que a salvação poderia ser comprada, em vez de alcançada por meio da graça divina e do arrependimento sincero. Suas teses defendiam que a autoridade da Igreja não deveria ser usada para fins econômicos, especialmente em algo tão central quanto a salvação da alma. Essa postura desafiou diretamente o poder papal e a estrutura eclesiástica da época.
As outras alternativas não correspondem ao cerne das críticas de Lutero. Ele não defendia o latim como língua exclusiva da Bíblia (A), mas sim sua tradução para línguas vernáculas. Também não atacou diretamente a infalibilidade dos santos (B), e sim a mediação excessiva deles na relação entre o fiel e Deus. Além disso, Lutero rejeitou a liturgia romana como único caminho para a comunicação divina (D) e jamais propôs doutrinas fora das Escrituras (E), insistindo no princípio do "Sola Scriptura".
Portanto, a alternativa C) é a que melhor sintetiza uma das principais repercussões das 95 teses: a rejeição ao comércio de indulgências e a defesa de uma fé baseada na graça, não em transações materiais.
Questão 74
seu papel (…). A cobiça, o endividamento e os cálculos
políticos, também devem ser levados em conta. Mas a
mensagem dos reformadores, respondeu – isto é indubitável
– a uma intensa sede espiritual que a igreja oficial
foi incapaz de satisfazer (…) os pregadores da reforma
não necessitaram de nenhum apoio político para
atrair seus partidários, ainda que esse apoio se fizesse
necessário para consolidar os resultados alcançados
pelo ataque inicial dos profetas. Não se pode esquecer
que, em seus inícios, a Reforma foi um movimento espiritual
com uma mensagem religiosa.”
Flavio Costa, FARIA, Ricardo de Souza. História Moderna Através de Textos. São Paulo: Contexto,
2005 – coleção textos e documentos – 3.
Europa no século XVI, é INCORRETO afirmar que:
- A)Lutero, apesar de não ter sido o primeiro teólogo a se posicionar de forma contrária à Igreja, apresentava como um dos pontos centrais de seus questionamentos a condenação da prática, coordenada pelos próprios membros do clero católico, da venda de indulgências, de relíquias e de cargos religiosos
- B)as reformas religiosas levaram a Europa a testemunhar sangrentas rebeliões e guerras, que, apesar de figurarem como motivadas por questões de cunho estritamente religioso, estavam também associadas a disputas políticas ou insatisfações das camadas menos favorecidas da população.
- C)o Anglicanismo surgiu na Inglaterra sob o governo de Henrique VIII. Este, sendo um religioso fervoroso, começou a questionar e, posteriormente, a criticar, alguns dogmas como os sacramentos do matrimônio e do celibato. Essa discordância teve como consequência a ruptura definitiva com a Igreja Católica.
- D)a contrarreforma foi a resposta dada pela Igreja Católica, a partir de duas frentes de ação: por um lado procurou corrigir alguns desvios de conduta de seus membros, alvos recorrentes de ataque dos reformadores; e por outro reafirmou os dogmas que foram condenados pelas novas religiões.
- E)o calvinismo pregava a devoção à oração e ao trabalho como valores edificadores daqueles que, segundo a doutrina da predestinação, estariam encaminhados ao paraíso. Os homens que não vivessem de acordo com esses valores, sinalizariam que seu destino seria a danação no inferno.
A alternativa correta é C)
O texto apresentado aborda as motivações e os impactos da Reforma Protestante no século XVI, destacando aspectos espirituais, políticos e sociais que marcaram esse movimento religioso. A análise de Lucien Febvre, citada no excerto, ressalta que a Reforma surgiu de uma insatisfação espiritual com a Igreja Católica, embora fatores como ódio ao clero, cobiça e política também tenham influenciado. Diante disso, a questão proposta pede para identificar a afirmação incorreta sobre os movimentos religiosos da época.
A alternativa C) é a incorreta porque descreve Henrique VIII como um "religioso fervoroso" que questionou dogmas católicos, levando à ruptura com a Igreja. Na realidade, a criação do Anglicanismo foi motivada principalmente por razões políticas e pessoais, como o desejo do rei de anular seu casamento com Catarina de Aragão para se casar com Ana Bolena. A divergência com o Papa não partiu de uma crítica teológica profunda, mas de um conflito de interesses. Portanto, a afirmação distorce as verdadeiras razões por trás do Anglicanismo.
As demais alternativas estão corretas: A) menciona corretamente as críticas de Lutero à venda de indulgências; B) destaca as guerras e rebeliões associadas a motivações religiosas e sociais; D) descreve adequadamente a Contrarreforma como uma reação da Igreja Católica; e E) sintetiza de forma precisa os princípios calvinistas, como a doutrina da predestinação e a valorização do trabalho.
Assim, a resposta correta é C), pois a criação do Anglicanismo não se deveu a um fervor religioso de Henrique VIII, mas a circunstâncias políticas e pessoais que levaram à separação da Igreja da Inglaterra em relação ao Vaticano.
Questão 75
“O ódio contra o clero, muito extenso, desempenhou o
seu papel (…). A cobiça, o endividamento e os cálculos
políticos, também devem ser levados em conta. Mas a
mensagem dos reformadores, respondeu – isto é indubitável
– a uma intensa sede espiritual que a igreja oficial
foi incapaz de satisfazer (…) os pregadores da reforma
não necessitaram de nenhum apoio político para
atrair seus partidários, ainda que esse apoio se fizesse
necessário para consolidar os resultados alcançados
pelo ataque inicial dos profetas. Não se pode esquecer
que, em seus inícios, a Reforma foi um movimento espiritual
com uma mensagem religiosa.”
Lucien Febvre apud MARQUES, Adhemar Martins; BERUTTI,
Flavio Costa, FARIA, Ricardo de Souza. História Moderna Através de Textos. São Paulo: Contexto,
2005 – coleção textos e documentos – 3.
Em relação aos movimentos religiosos que atingiram a
Europa no século XVI, é INCORRETO afirmar que:
- A)Lutero, apesar de não ter sido o primeiro teólogo a se posicionar de forma contrária à Igreja, apresentava como um dos pontos centrais de seus questionamentos a condenação da prática, coordenada pelos próprios membros do clero católico, da venda de indulgências, de relíquias e de cargos religiosos.
- B)as reformas religiosas levaram a Europa a testemunhar sangrentas rebeliões e guerras, que, apesar de figurarem como motivadas por questões de cunho estritamente religioso, estavam também associadas a disputas políticas ou insatisfações das camadas menos favorecidas da população.
- C)o Anglicanismo surgiu na Inglaterra sob o governo de Henrique VIII. Este, sendo um religioso fervoroso, começou a questionar e, posteriormente, a criticar, alguns dogmas como os sacramentos do matrimônio e do celibato. Essa discordância teve como consequência a ruptura definitiva com a Igreja Católica.
- D)a contrarreforma foi a resposta dada pela Igreja Católica, a partir de duas frentes de ação: por um lado procurou corrigir alguns desvios de conduta de seus membros, alvos recorrentes de ataque dos reformadores; e por outro reafirmou os dogmas que foram condenados pelas novas religiões.
- E)o calvinismo pregava a devoção à oração e ao trabalho como valores edificadores daqueles que, segundo a doutrina da predestinação, estariam encaminhados ao paraíso. Os homens que não vivessem de acordo com esses valores, sinalizariam que seu destino seria a danação no inferno.
A alternativa correta é C)
O texto apresentado aborda o contexto histórico da Reforma Protestante no século XVI, destacando os motivos que levaram ao surgimento desse movimento e suas consequências na Europa. Com base nas informações fornecidas e no gabarito indicado, a alternativa INCORRETA é a letra C), conforme será explicado a seguir.
A Reforma Protestante foi um movimento complexo, marcado por críticas à Igreja Católica, motivadas tanto por questões espirituais quanto por fatores políticos e sociais. A alternativa A) está correta, pois Martinho Lutero, de fato, centrou suas críticas na venda de indulgências e na corrupção do clero, tornando-se um dos principais expoentes da Reforma, embora não fosse o primeiro a questionar a Igreja.
A alternativa B) também está correta, já que as reformas religiosas desencadearam conflitos violentos, como as Guerras Religiosas, que misturavam motivações religiosas, políticas e sociais. A insatisfação popular com a estrutura eclesiástica e as disputas de poder entre monarcas e a Igreja contribuíram para esses embates.
A alternativa C), no entanto, é a incorreta, pois Henrique VIII não rompeu com a Igreja Católica por motivos teológicos ou por questionar dogmas como o matrimônio e o celibato. Sua ruptura ocorreu principalmente por razões políticas e pessoais, especialmente seu desejo de anular seu casamento com Catarina de Aragão para se casar com Ana Bolena. O Anglicanismo surgiu como uma solução para esse impasse, tornando o rei a autoridade máxima da Igreja na Inglaterra, sem uma mudança doutrinária profunda inicialmente.
A alternativa D) está correta, pois a Contrarreforma foi a resposta da Igreja Católica aos protestantes, buscando corrigir abusos internos (como a venda de cargos e a imoralidade do clero) e reafirmar dogmas por meio do Concílio de Trento (1545-1563).
Por fim, a alternativa E) também está correta, pois o Calvinismo, fundado por João Calvino, pregava a doutrina da predestinação e valorizava o trabalho e a disciplina como sinais de eleição divina, influenciando profundamente sociedades como a dos puritanos.
Portanto, a afirmação incorreta é a C), pois o Anglicanismo não surgiu de um fervor religioso reformista de Henrique VIII, mas sim de suas ambições políticas e pessoais.
Questão 76
De forma contraditória, a Reforma Católica
do século XVI teve entre seus líderes
muitos cardeais humanistas que
sustentavam ideais progressistas em
relação aos problemas enfrentados pela
Igreja, ideais estes sufocados durante o
Concílio de Trento. Acerca da Reforma
Católica ou Contrarreforma Protestante, é
CORRETO afirmar:
- A)Com a Reforma Católica, a Igreja passou a adotar uma postura mais próxima aos ideais renascentistas, com atitudes mais tolerantes com os fiéis, e dessa forma, procurava atrair de volta aqueles que haviam aderido ao protestantismo.
- B)Iniciada a Reforma Católica pelo Papa Paulo III, a Igreja Católica procurou a reconciliação com o luteranismo e a adoção de alguns de seus princípios como forma de enfraquecer o protestantismo.
- C)O dogmatismo e a intolerância religiosa foram fortemente criticados e combatidos pela Reforma Católica, demonstrados pela extinção do Tribunal do Santo Ofício.
- D)O Concílio de Trento criou uma Igreja mais rígida e que reafirmou seus dogmas, negados pelo protestantismo.
- E)Com a introdução do Index, a Igreja Católica procurava aproximar-se das proposições protestantes, ao direcionar as leituras de seus seguidores.
A alternativa correta é D)
De forma contraditória, a Reforma Católica do século XVI teve entre seus líderes muitos cardeais humanistas que sustentavam ideais progressistas em relação aos problemas enfrentados pela Igreja, ideais estes sufocados durante o Concílio de Trento. Acerca da Reforma Católica ou Contrarreforma Protestante, é CORRETO afirmar:
- A) Com a Reforma Católica, a Igreja passou a adotar uma postura mais próxima aos ideais renascentistas, com atitudes mais tolerantes com os fiéis, e dessa forma, procurava atrair de volta aqueles que haviam aderido ao protestantismo.
- B) Iniciada a Reforma Católica pelo Papa Paulo III, a Igreja Católica procurou a reconciliação com o luteranismo e a adoção de alguns de seus princípios como forma de enfraquecer o protestantismo.
- C) O dogmatismo e a intolerância religiosa foram fortemente criticados e combatidos pela Reforma Católica, demonstrados pela extinção do Tribunal do Santo Ofício.
- D) O Concílio de Trento criou uma Igreja mais rígida e que reafirmou seus dogmas, negados pelo protestantismo.
- E) Com a introdução do Index, a Igreja Católica procurava aproximar-se das proposições protestantes, ao direcionar as leituras de seus seguidores.
O gabarito correto é D).
Questão 77
(…) a mudança do agir no campo da atividade ética levou à necessidade de racionalizar a ação até o máximo, para obter um
sucesso terreno que era avaliado, antes de tudo, em termos éticos-religiosos. O mecanismo que daí nasceu e que estimulou
não ao consumo, mas à poupança para poder reinvestir em novas atividades econômicas, teria dado lugar à acumulação
primária, demonstrando assim a importância do Puritanismo como elemento propulsor do capitalismo.
(Norberto Bobbio et al. Dicionário de Política. Trad. Brasília, UnB, 1983)
A alternativa, cuja afirmação relaciona-se corretamente com as ideias do texto, é:
- A)A doutrina Puritana defendia a ideia de que o cidadão devotado aos ensinamentos da Igreja era um predestinado para o sucesso, receberia em troca a salvação da alma e a ajuda para seus empreendimentos e problemas econômicos.
- B)O calvinismo foi uma das fontes principais do espírito capitalista porque disseminou a crença de que o fiel deveria mostrarsua aptidão para a salvação obedecendo os dogmas religiosos e, para alcançar o reino de Deus, fazendo boas obras.
- C)A Reforma protestante, por ter sido um assunto relacionado com a religião, procurou combater o interesse econômico da burguesia em ter grandes lucros nos seus negócios, assim como, uma vocação ética, cujo objetivo era a glorificação de Deus.
- D)O movimento da Reforma, que provocou uma profunda crise ética na hegemonia do catolicismo no mundo ocidental, foi prejudicado pelas alterações na atividade comercial e no desenvolvimento do mercantilismo, que beneficiava a burguesia.
- E)As doutrinas da Reforma protestante, particularmente do calvinismo, corresponderam ànecessidade da burguesia de umajustificativa ética para o lucro que obtinha com as suas atividades comerciais, que era desconsiderado pela Igreja Católica.
A alternativa correta é E)
O texto apresentado discute a relação entre o Puritanismo, especialmente suas raízes calvinistas, e o surgimento do espírito capitalista. A ideia central é que a ética protestante, ao racionalizar a ação humana e valorizar o trabalho, a poupança e o reinvestimento, criou as condições ideais para a acumulação primária de capital, impulsionando o desenvolvimento do capitalismo.
A alternativa correta, E, afirma que as doutrinas da Reforma protestante, em especial o calvinismo, forneceram uma justificativa ética para o lucro obtido pela burguesia em suas atividades comerciais. Isso está em sintonia com o texto, que destaca como o Puritanismo incentivou uma conduta econômica baseada na disciplina e na busca por sucesso terreno como sinal de eleição divina, algo que a Igreja Católica tradicionalmente desconsiderava ou condenava.
As outras alternativas apresentam distorções ou informações incorretas. A alternativa A exagera ao sugerir que os puritanos acreditavam em uma troca direta entre devoção e sucesso material. A B menciona "boas obras", um conceito mais católico do que calvinista. A C é incorreta ao afirmar que a Reforma combateu o interesse econômico, quando na verdade o reformulou eticamente. A D inverte a relação causal, sugerindo que a Reforma foi prejudicada pelo mercantilismo, quando na realidade foi parte de seu contexto propulsor.
Portanto, a alternativa E é a que melhor capta a essência do texto original, mostrando como a ética protestante, especialmente em sua vertente calvinista, forneceu as bases morais para o desenvolvimento do capitalismo moderno.
Questão 78
De acordo com seus conhecimentos a respeito da Reforma Protestante, ocorrida na Europa durante o século XVI, relacione a COLUNA A com a COLUNA B e, em seguida, marque a alternativa correta, de cima para baixo.
COLUNA A
1 – Henrique VIII
2 – João Calvino
3 – Martinho Lutero
COLUNA B
( ) Criou uma igreja inicialmente sem grandes modificações em termos de doutrina e culto comparativamente à católica, mas a idéia de igreja nacional e de catolicismo sem Roma teve em sua ação maior expressão que nos demais países – tornou-se chefe supremo desta igreja através da aprovação pelo Parlamento do “Ato de Supremacia” (1534).
( ) Condenou a venda de indulgências (perdão dos pecados), pois acreditava que a salvação da alma resultava da fé e que as boas obras em nada influíam para a salvação.
( ) Pregava o rigor da disciplina, a valorização moral do trabalho e da poupança, oferecendo aos setores burgueses uma justificativa religiosa sólida a suas atividades.
( ) Negou o ato da transubstanciação (transformação do pão e do vinho em corpo e sangue de Cristo), sugerindo que a mesma fosse vista apenas como a bênção sagrada do pão e do vinho, que ele chamou de consubstanciação.
( ) Se mostrou favorável a livre interpretação da Bíblia, a uma igreja nacional livre da hierarquia romana, o celibato dos padres desapareceria, haveria apenas dois sacramentos: o batismo e a eucaristia.
- A)2, 3, 2, 1, 3
- B)2, 1, 3, 2, 1
- C)3, 2, 1, 1, 2
- D)1, 3, 2, 3, 3
- E)1, 3, 1,2 , 3
A alternativa correta é D)
De acordo com a Reforma Protestante, ocorrida no século XVI, é possível relacionar as figuras históricas da COLUNA A com as características descritas na COLUNA B da seguinte forma:
1 – Henrique VIII: Criou uma igreja inicialmente sem grandes modificações doutrinárias em relação ao catolicismo, mas estabeleceu o conceito de uma igreja nacional sob seu controle, consolidado pelo Ato de Supremacia (1534).
3 – Martinho Lutero: Condenou a venda de indulgências, defendendo que a salvação vinha apenas pela fé, e não pelas obras. Também negou a transubstanciação, propondo a consubstanciação, e apoiava a livre interpretação da Bíblia, além de reduzir os sacramentos ao batismo e à eucaristia.
2 – João Calvino: Pregava a disciplina rígida, a valorização do trabalho e da poupança, oferecendo uma justificativa religiosa para as práticas burguesas.
Assim, a sequência correta é:
(1) – Henrique VIII
(3) – Martinho Lutero
(2) – João Calvino
(3) – Martinho Lutero
(3) – Martinho Lutero
Portanto, a alternativa correta é D) 1, 3, 2, 3, 3.
Questão 79
As palavras de Lutero não foram ao encontro apenas das angústias espirituais de uma Alemanha dividida mas, também, revelaram-se interessantes às controvérsias humanas. Cavaleiros, nobres, mercadores, muitos nutriam desconfianças por Roma, e, ao mesmo tempo, mostravam-se ávidos por incorporarem suas riquezas. A defesa que Lutero fazia da dependência exclusiva de Deus atraiu esses indivíduos.
(Patrícia Woolley, Um destino. Revista de História da Biblioteca Nacional, 08.01.2013. Adaptado)
Entre outros fatores, as desconfianças de que trata o texto estavam relacionadas
- A)às críticas feitas pelos protestantes à aproximação dos católicos com os pobres.
- B)ao excessivo poder eclesiástico e ao vasto patrimônio territorial da Igreja.
- C)ao discurso da Igreja que questionava a escravidão e a exploração do trabalho.
- D)ao questionamento que os católicos faziam ao modo de vida da nobreza.
- E)à oposição de Roma ao movimento anabatista, ala radical dos reformadores.
A alternativa correta é B)
As palavras de Lutero não foram ao encontro apenas das angústias espirituais de uma Alemanha dividida, mas também revelaram-se interessantes às controvérsias humanas. Cavaleiros, nobres, mercadores — muitos nutriam desconfianças por Roma e, ao mesmo tempo, mostravam-se ávidos por incorporarem suas riquezas. A defesa que Lutero fazia da dependência exclusiva de Deus atraiu esses indivíduos.
Entre outros fatores, as desconfianças de que trata o texto estavam relacionadas:
- A) às críticas feitas pelos protestantes à aproximação dos católicos com os pobres.
- B) ao excessivo poder eclesiástico e ao vasto patrimônio territorial da Igreja.
- C) ao discurso da Igreja que questionava a escravidão e a exploração do trabalho.
- D) ao questionamento que os católicos faziam ao modo de vida da nobreza.
- E) à oposição de Roma ao movimento anabatista, ala radical dos reformadores.
O gabarito correto é B).
Questão 80
“O senhor acredita, então”, insistiu o inquisidor, “que não se saiba qual a melhor lei?” Menocchio respondeu: “Senhor, eu penso que cada um acha que sua fé seja a melhor, mas não se sabe qual é a melhor; mas, porque meu avô, meu pai e os meus são cristãos, eu quero continuar cristão e acreditar que essa seja a melhor fé”.
Carlo Ginzburg. O queijo e os vermes. São Paulo:
Companhia das Letras, 1987, p. 113.
O texto apresenta o diálogo de um inquisidor com um homem (Menocchio) processado, em 1599, pelo Santo Ofício. A posição de Menocchio indica
- A)uma percepção da variedade de crenças, passíveis de serem consideradas, pela Igreja Católica, como heréticas.
- B)uma crítica à incapacidade da Igreja Católica de combater e eliminar suas dissidências internas.
- C)um interesse de conhecer outras religiões e formas de culto, atitude estimulada, à época, pela Igreja Católica.
- D)um apoio às iniciativas reformistas dos protestantes, que defendiam a completa liberdade de opção religiosa.
- E)uma perspectiva ateísta, baseada na sua experiência familar.
A alternativa correta é A)
O diálogo entre o inquisidor e Menocchio, retratado por Carlo Ginzburg em O queijo e os vermes, revela uma postura singular diante da diversidade religiosa no final do século XVI. Menocchio, um homem comum processado pelo Santo Ofício, expressa uma visão que, embora reafirme sua fé cristã por tradição familiar, reconhece a existência de outras crenças e a subjetividade inerente à escolha religiosa. Sua resposta sugere uma consciência da pluralidade de fé, mesmo sem questionar abertamente a autoridade da Igreja Católica.
A alternativa correta, A), destaca justamente essa percepção de Menocchio sobre a variedade de crenças, que poderia ser interpretada pela Igreja como um desafio à sua hegemonia. Ele não nega o cristianismo, mas admite que outras pessoas podem considerar suas próprias fés como superiores, o que, no contexto da Inquisição, era suficiente para levantarem suspeitas de heresia. Sua fala reflete um pensamento relativista embrionário, ainda que enraizado na tradição.
As demais alternativas não se sustentam no texto. Não há indícios de crítica à Igreja (B), interesse ativo por outras religiões (C), apoio ao protestantismo (D) ou ateísmo (E). Menocchio mantém-se cristão, mas sua reflexão sobre a impossibilidade de determinar qual fé é "a melhor" ecoa um conflito entre dogmatismo e tolerância, tema central na obra de Ginzburg.