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Questões Sobre Movimentos de Reforma Religiosa - História - concurso

Questão 81

A reação ao movimento transgressor veio com as seguintes medidas:

1ª) O latim continuou sendo a língua oficial;

2ª) Criação de catecismos e seminários para a formação de sacerdotes;

3ª) As doutrinas, os dogmas e os ritos contestados foram rigorosamente mantidos e reafirmados;

4ª) Criação da Companhia de Jesus;

5ª) Índex Librorum Proibitorum ou Índex;

6ª) Inquisição.

Essas medidas foram produzidas ao longo do século XVI e tiveram um grande impacto no mundo religioso europeu. Os seis itens acima são frutos da

  • A)Contrarreforma.
  • B)Reforma Luterana.
  • C)Reforma Calvinista.
  • D)Reforma Anglicana.
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A alternativa correta é A)

A reação ao movimento transgressor veio com as seguintes medidas:

  1. O latim continuou sendo a língua oficial;
  2. Criação de catecismos e seminários para a formação de sacerdotes;
  3. As doutrinas, os dogmas e os ritos contestados foram rigorosamente mantidos e reafirmados;
  4. Criação da Companhia de Jesus;
  5. Índex Librorum Proibitorum ou Índex;
  6. Inquisição.

Essas medidas foram produzidas ao longo do século XVI e tiveram um grande impacto no mundo religioso europeu. Os seis itens acima são frutos da:

  • A) Contrarreforma.
  • B) Reforma Luterana.
  • C) Reforma Calvinista.
  • D) Reforma Anglicana.

O gabarito correto é A) Contrarreforma.

Questão 82

Em uma sociedade basicamente iletrada que ainda perdurava entre os séculos XIII e XV na Europa, o papel dos teólogos da Reforma foi extremamente importante para o letramento das pessoas comuns e para o aumento das possibilidades de cidadania.

Sobre as conquistas intelectuais advindas com a Reforma é INCORRETO afirmar que:

  • A)A Reforma nasceu no próprio seio da Igreja e procurou dar visibilidade ao conjunto de valores que preconizavam o retorno às origens do cristianismo.
  • B)Os clérigos reformistas renovaram a abordagem da teologia pastoral a fim de responder às angústias dos crentes, elaborando obras curtas sobre a moral e a prática da fé.
  • C)As traduções da Bíblia (como a de Gutenberg, 1456) difundiram-se na Europa, permitindo aos leigos acesso mais fácil às escrituras.
  • D)A nova relação mais direta, mas íntima entre os fiéis e Deus, intermediada pelos textos sagrados, incomodava a Igreja, porque diminuía fortemente a autoridade do Papa e do clero e quebrava a ordem social do mundo medieval.
  • E)As traduções mais livres da Bíblia permitiram a liberalidade dos costumes, fazendo com que alguns protestantes não seguissem mais os valores morais pregados pelo Cristianismo.
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A alternativa correta é E)

Em uma sociedade basicamente iletrada que ainda perdurava entre os séculos XIII e XV na Europa, o papel dos teólogos da Reforma foi extremamente importante para o letramento das pessoas comuns e para o aumento das possibilidades de cidadania.

Sobre as conquistas intelectuais advindas com a Reforma, é INCORRETO afirmar que:

  • A) A Reforma nasceu no próprio seio da Igreja e procurou dar visibilidade ao conjunto de valores que preconizavam o retorno às origens do cristianismo.
  • B) Os clérigos reformistas renovaram a abordagem da teologia pastoral a fim de responder às angústias dos crentes, elaborando obras curtas sobre a moral e a prática da fé.
  • C) As traduções da Bíblia (como a de Gutenberg, 1456) difundiram-se na Europa, permitindo aos leigos acesso mais fácil às escrituras.
  • D) A nova relação mais direta e íntima entre os fiéis e Deus, intermediada pelos textos sagrados, incomodava a Igreja, porque diminuía fortemente a autoridade do Papa e do clero e quebrava a ordem social do mundo medieval.
  • E) As traduções mais livres da Bíblia permitiram a liberalidade dos costumes, fazendo com que alguns protestantes não seguissem mais os valores morais pregados pelo Cristianismo.

O gabarito correto é E).

Questão 83

Podemos afirmar que um dos instrumentos da Contrarreforma, no século XVI, foi

  • A)o estímulo à venda de indulgências.
  • B)a tradução livre da Bíblia para as línguas nacionais.
  • C)a supressão do Tribunal do Santo Ofício.
  • D)a extinção da Companhia de Jesus e de outras ordens religiosas.
  • E)a criação de uma lista de livros proibidos.
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A alternativa correta é E)

Podemos afirmar que um dos instrumentos da Contrarreforma, no século XVI, foi

  • A) o estímulo à venda de indulgências.
  • B) a tradução livre da Bíblia para as línguas nacionais.
  • C) a supressão do Tribunal do Santo Ofício.
  • D) a extinção da Companhia de Jesus e de outras ordens religiosas.
  • E) a criação de uma lista de livros proibidos.

O gabarito correto é E.

Questão 84

Entre o período final da época medieval e o início da modernidade, a Europa viveu um conjunto de transformações políticas, econômicas, sociais e culturais. No plano da cultura, tais transformações deram origem ao Renascimento e à Reforma Protestante. A respeito desses movimentos, assinale a alternativa correta.

  • A)Os artistas e pensadores renascentistas tinham em comum uma visão de mundo baseada nos valores estéticos do barroco e nas concepções da Reforma Protestante. Em razão disso, os pintores e escultores do Renascimento elegiam como temas de suas obras somente os profetas e os anjos.
  • B)Uma característica comum aos pensadores renascentistas e protestantes era um profundo deísmo, caracterizado, sobretudo, nas obras de Tomas de Aquino, de Lutero e de Leonardo da Vinci.
  • C)A Reforma Protestante e o Renascimento constituíram movimentos homogêneos, que se desenvolveram concomitantemente, e com igual intensidade, nas mais diferentes regiões da Europa ocidental
  • D)Thomas More, ao narrar a existência de uma sociedade sem males na ilha de Utopia, sintetizou os ideais renascentistas e protestantes dos quais era partidário.
  • E)O Humanismo, movimento intelectual vinculado ao Renascimento, tinha como centro de suas preocupações o homem. Os humanistas consideravam o homem obra de Deus e dotado de capacidade de compreender, modificar e dominar a natureza.
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A alternativa correta é E)

Entre o período final da época medieval e o início da modernidade, a Europa passou por profundas transformações políticas, econômicas, sociais e culturais. No campo da cultura, esses processos deram origem a dois movimentos fundamentais: o Renascimento e a Reforma Protestante. Ambos representaram rupturas com a tradição medieval, mas de maneiras distintas e com características próprias.

A alternativa correta é a E), pois o Humanismo, corrente intelectual ligada ao Renascimento, colocava o ser humano no centro de suas reflexões. Os humanistas, como Erasmo de Roterdã e Pico della Mirandola, valorizavam a capacidade humana de raciocínio, criatividade e domínio sobre a natureza, sem abandonar a ideia de que o homem era uma criação divina. Essa visão contrastava com o teocentrismo medieval, que subordinava todas as coisas à vontade de Deus.

As demais alternativas estão incorretas:

  • A) - O Renascimento não se baseava nos valores barrocos (que surgiriam depois) nem se limitava a temas religiosos. Artistas como Da Vinci e Michelangelo retratavam tanto figuras sagradas quanto temas profanos e mitológicos.
  • B) - O deísmo não era uma característica comum entre renascentistas e protestantes. Além disso, Tomás de Aquino era um filósofo medieval, anterior a esses movimentos.
  • C) - A Reforma e o Renascimento não foram homogêneos nem se desenvolveram com a mesma intensidade em todas as regiões. Enquanto o Renascimento floresceu principalmente na Itália, a Reforma teve maior impacto no norte da Europa.
  • D) - Thomas More, autor de "Utopia", era um humanista católico e não partidário da Reforma Protestante. Sua obra reflete ideais renascentistas, mas não protestantes.

Portanto, a alternativa E) é a única que apresenta uma afirmação correta sobre o Humanismo renascentista e sua visão do homem como ser racional e capaz de intervir no mundo, sem negar sua condição de criatura divina.

Questão 85

Deus meu, não se cansando os hereges e os inimigos… de semear continuamente os seus erros e heresias no campo da Cristandade, com tantos e tantos livros perniciosos que são republicados a cada dia, é necessário que não se durma, mas que nos esforcemos para extirpá-los ao menos nos lugares onde isso seja possível.

(Cardeal Robert Bellarmino,1614.)

Tendo em vista o contexto da época, pode- se inferir que os hereges e os inimigos aos quais o autor se refere eram, principalmente, os

  • A)jansenistas e os muçulmanos.
  • B)cátaros e os letrados.
  • C)hussitas e os feiticeiros.
  • D)anabatistas e os judeus.
  • E)protestantes e os cientistas.
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A alternativa correta é E)

Deus meu, não se cansando os hereges e os inimigos... de semear continuamente os seus erros e heresias no campo da Cristandade, com tantos e tantos livros perniciosos que são republicados a cada dia, é necessário que não se durma, mas que nos esforcemos para extirpá-los ao menos nos lugares onde isso seja possível.

(Cardeal Robert Bellarmino, 1614.)

Tendo em vista o contexto da época, pode-se inferir que os hereges e os inimigos aos quais o autor se refere eram, principalmente, os:

  • A) jansenistas e os muçulmanos.
  • B) cátaros e os letrados.
  • C) hussitas e os feiticeiros.
  • D) anabatistas e os judeus.
  • E) protestantes e os cientistas.

O gabarito correto é E.

Questão 86

Durante a reforma protestante, surge um movimento em que a maioria dos convertidos era recrutada nas massas camponesas e nos trabalhadores urbanos, cujas dificuldades materiais e inquietações religiosas não foram levadas em conta por outros reformadores, identificados com as classes dominantes. Identifique a qual corrente do movimento reformista o enunciado faz referência.

  • A)Luteranismo.
  • B)Zwinglianismo.
  • C)Anabatista.
  • D)Calvinismo.
  • E)Anglicanismo.
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A alternativa correta é C)

O enunciado faz referência à corrente anabatista, que emergiu durante a Reforma Protestante como um movimento radical, distinto das outras vertentes reformistas. Diferente do luteranismo, calvinismo ou anglicanismo, que muitas vezes mantinham laços com as elites políticas e econômicas, os anabatistas concentraram seus esforços em converter as massas camponesas e os trabalhadores urbanos, grupos marginalizados que enfrentavam dificuldades materiais e buscavam respostas para suas inquietações religiosas.

Os anabatistas defendiam princípios como o batismo adulto (por rejeitarem o batismo infantil), a separação entre Igreja e Estado e uma vida comunitária baseada nos ensinamentos do Novo Testamento. Essas ideias atraíam especialmente aqueles que se sentiam negligenciados pelas reformas mais moderadas, que não abordavam suas lutas cotidianas. Por isso, a alternativa correta é a letra C) Anabatista.

Questão 87

Podemos afirmar que um dos instrumentos da Contrarre forma, no século XVI, foi

  • A)o estímulo à venda de indulgências.
  • B)a tradução livre da Bíblia para as línguas nacionais.
  • C)a supressão do Tribunal do Santo Ofício.
  • D)a extinção da Companhia de Jesus e de outras ordens religiosas.
  • E)a criação de uma lista de livros proibidos.
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A alternativa correta é E)

Podemos afirmar que um dos instrumentos da Contrarreforma, no século XVI, foi a criação de uma lista de livros proibidos. Essa medida, conhecida como Index Librorum Prohibitorum, foi estabelecida pela Igreja Católica como parte de seus esforços para combater a disseminação de ideias consideradas heréticas ou contrárias à doutrina católica durante o período da Reforma Protestante.

A alternativa correta é a letra E), pois a lista de livros proibidos foi uma ferramenta essencial para controlar o acesso a textos que poderiam desafiar a autoridade da Igreja. As outras opções apresentadas não correspondem às ações da Contrarreforma:

  • A) O estímulo à venda de indulgências foi uma prática criticada e que contribuiu para o surgimento da Reforma Protestante, não sendo um instrumento da Contrarreforma.
  • B) A tradução livre da Bíblia para as línguas nacionais foi uma iniciativa dos reformistas, não da Igreja Católica.
  • C) O Tribunal do Santo Ofício (Inquisição) foi mantido e até fortalecido durante a Contrarreforma, não suprimido.
  • D) A Companhia de Jesus (jesuítas) foi fundada durante a Contrarreforma para defender e expandir o catolicismo, não extinta.

Portanto, a criação do Index Librorum Prohibitorum representa um marco da reação católica ao avanço do protestantismo, reforçando o controle sobre a circulação de ideias.

Questão 88

O papel fundamental desempenhado pela impressão na divulgação das ideias protestantes ficou claro desde o século XVI. Lutero estava perfeitamente consciente do efeito positivo dessa invenção: “A imprensa é o último dom de Deus e o maior. De fato, por esse meio, Deus queria tornar conhecida a causa da verdadeira religião a toda a terra, até as extremidades do mundo”. (POTON, s/d, p. 36).

Para reagir contra a propaganda protestante, por meio da imprensa, a Igreja Católica Romana

  • A)expediu ordens para a destruição de todas as máquinas de impressão existentes nos países católicos.
  • B)proibiu aos seus fiéis a leitura de livros religiosos considerados suspeitos, mesmo que não fossem de origem protestante.
  • C)criou a “Trégua de Deus” e a encarregou de fiscalizar e punir todos os clérigos que utilizassem textos impressos em suas paróquias.
  • D)organizou a Companhia de Jesus, destinada a desestimular o ensino da leitura entre crianças e jovens, protegendo-os dos textos proibidos.
  • E)recebeu apoio das monarquias europeias para sua campanha contra a imprensa, o que atrasou consideravelmente a expansão do conhecimento no século XVI.
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A alternativa correta é B)

O papel fundamental desempenhado pela impressão na divulgação das ideias protestantes ficou claro desde o século XVI. Lutero estava perfeitamente consciente do efeito positivo dessa invenção: "A imprensa é o último dom de Deus e o maior. De fato, por esse meio, Deus queria tornar conhecida a causa da verdadeira religião a toda a terra, até as extremidades do mundo". (POTON, s/d, p. 36).

Para reagir contra a propaganda protestante, por meio da imprensa, a Igreja Católica Romana adotou medidas rigorosas de controle sobre a circulação de textos. Entre as alternativas apresentadas, a resposta correta é:

  • B) proibiu aos seus fiéis a leitura de livros religiosos considerados suspeitos, mesmo que não fossem de origem protestante.

Essa medida fazia parte da estratégia da Igreja para conter a disseminação de ideias consideradas heréticas, incluindo a criação do Index Librorum Prohibitorum, uma lista de obras cuja leitura era vedada aos católicos. A opção B reflete essa política de censura e controle, diferentemente das outras alternativas, que apresentam ações inexatas ou exageradas em relação às medidas históricas adotadas pela Igreja.

Questão 89

Analise as afirmativas sobre a Reforma Religiosa.

I. A Igreja Anglicana conservou a estrutura e os dogmas da Igreja Católica, com pequenas alterações. Não foi feita uma reforma profunda nos costumes do clero, que passou a ser visto pela população como um aliado da Coroa, o que facilitou o surgimento e a disseminação de uma série de religiões puritanas e protestantes, normalmente perseguidas pelos reis ingleses.

II. Lutero era um admirador dos escritos de João Huss, herege queimado pela Igreja em 1415, especialmente de suas ideias sobre a liberdade da Igreja diante dos papas, sobre a liberdade de consciência individual diante do concílio e sobre a necessidade de reconduzir o mundo cristão à simplicidade apostólica.

III. Um aspecto importante do calvinismo é a valorização moral do trabalho e da poupança, que resulta numa situação de bem-estar social e econômico, o que poderia ser interpretado como sinal favorável de Deus à salvação do indivíduo.

IV. O Anabatismo e o Puritanismo representam movimentos religiosos que estavam em convergência com os poderes locais e proclamavam o princípio da individualidade, enfatizavam o discurso da propriedade privada, assemelhando-se ao Calvinismo, que determinava a desigualdade social, através da teoria da predestinação.

Assinale a alternativa que indica a (s) afirmativa (s) correta (s).

  • A)I
  • B)II e III
  • C)I, II e IV
  • D)I, II e III
  • E)II e IV
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A alternativa correta é D)

Analise as afirmativas sobre a Reforma Religiosa.

I. A Igreja Anglicana conservou a estrutura e os dogmas da Igreja Católica, com pequenas alterações. Não foi feita uma reforma profunda nos costumes do clero, que passou a ser visto pela população como um aliado da Coroa, o que facilitou o surgimento e a disseminação de uma série de religiões puritanas e protestantes, normalmente perseguidas pelos reis ingleses.

II. Lutero era um admirador dos escritos de João Huss, herege queimado pela Igreja em 1415, especialmente de suas ideias sobre a liberdade da Igreja diante dos papas, sobre a liberdade de consciência individual diante do concílio e sobre a necessidade de reconduzir o mundo cristão à simplicidade apostólica.

III. Um aspecto importante do calvinismo é a valorização moral do trabalho e da poupança, que resulta numa situação de bem-estar social e econômico, o que poderia ser interpretado como sinal favorável de Deus à salvação do indivíduo.

IV. O Anabatismo e o Puritanismo representam movimentos religiosos que estavam em convergência com os poderes locais e proclamavam o princípio da individualidade, enfatizavam o discurso da propriedade privada, assemelhando-se ao Calvinismo, que determinava a desigualdade social, através da teoria da predestinação.

Assinale a alternativa que indica a(s) afirmativa(s) correta(s).

  • A) I
  • B) II e III
  • C) I, II e IV
  • D) I, II e III
  • E) II e IV

O gabarito correto é D).

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Questão 90

Ao longo do século XX e no atual, a questão religiosa esteve na base de muitos conflitos no mundo, a exemplo das guerras entre católicos e protestantes na Irlanda. Todavia, os conflitos entre católicos e protestantes remotam ao início da modernidade, quando ocorreu a Reforma Protestante
na Europa. Esse movimento representou a cisão do Cristianismo, rompeu­se a unidade da fé cristã e do domínio exercido pela Igreja Católica, que haviam caracterizado a Europa medieval. A Igreja reagiu, organizou a Contra­Reforma. Com relação às idéias e práticas dos reformistas (protestantes e da contra­reforma católica), podemos afirmar, EXCETO:

  • A)Pregavam a crença na existência de Deus. Divergem, entretanto, em relação às idéias sobre as formas de obtenção da salvação da alma: para os católicos ela resultaria das boas obras realizadas na vida terrena; para os luteranos, da fé em Deus, e para os calvinistas a salvação ocorreria por uma predestinação de Deus;
  • B)Os católicos e protestantes, naquele contexto, se assemelharam em relação ao ideal de evangelização dos povos, assim como no papel que exerceram na formação da moral e dos costumes nas sociedades coloniais na América, através do controle das consciências e das práticas da religiosidade popular;
  • C)Os reformadores que colonizaram a América ­ portugueses, espanhóis e ingleses ­ praticaram severas perseguições às práticas identificadas como heresias, a exemplo das feitiçarias e bruxarias, punindo­se feiticeiras e bruxas até mesmo com a condenação à fogueira, a exemplo do ocorreu na Nova Inglaterra, na cidade de Salem;
  • D)Os reformadores protestantes pertenciam a um único grupo: os luteranos, que condenava o poder do Papa e a venda de indulgências (perdão dos pecados). Os católicos, a partir da Contra­Reforma, adotaram mudanças radicais em relação aos dogmas da Igreja e da fé católicas;
  • E)As idéias e práticas dos reformadores contribuíram para o enriquecimento da burguesia, e, os luteranos para proteção da nobreza: a Igreja Católica justificava o lucro como remuneração do trabalho, seguindo a doutrina de Santo Tomás de Aquino. Já os luteranos combateram os anabatistas que pregavam o retorno ao igualitarismo do tempo dos apóstolos. Os puritanos recomendavam o trabalho metódico e racional como forma de desenvolver a “vocação” do homem para o êxito econômico.
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A alternativa correta é D)

Ao longo da história, a religião tem sido um fator determinante em conflitos e transformações sociais, especialmente no contexto da Reforma Protestante e da Contra-Reforma Católica. O texto apresentado aborda as divergências e semelhanças entre essas correntes religiosas, destacando aspectos doutrinários, políticos e sociais que marcaram esse período.

A Reforma Protestante, iniciada no século XVI, rompeu com a unidade cristã medieval sob o domínio da Igreja Católica. Movimentos como o luteranismo e o calvinismo desafiaram dogmas católicos, como a salvação pelas obras, defendendo a fé como caminho para a redenção (no caso de Lutero) ou a predestinação (no calvinismo). A Igreja Católica respondeu com a Contra-Reforma, reafirmando seus princípios e combatendo as dissidências.

No entanto, a alternativa D) apresenta informações incorretas. Os reformadores protestantes não se limitavam aos luteranos; incluíam também calvinistas, anglicanos e outras denominações. Além disso, a Contra-Reforma não promoveu mudanças radicais nos dogmas católicos, mas sim a reafirmação deles, como ficou evidente no Concílio de Trento. Essa alternativa, portanto, é a exceção entre as afirmações corretas apresentadas.

As demais alternativas destacam aspectos relevantes do período: a divergência sobre a salvação (A), o papel evangelizador e moralizador das religiões (B), a perseguição a práticas consideradas heréticas (C) e a relação entre reforma religiosa e desenvolvimento econômico (E). Esses elementos ilustram como a religião moldou não apenas a espiritualidade, mas também a política, a economia e a cultura na Europa e nas colônias.

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