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“Quase toda a soma de nosso conhecimento, que de fato se deva julgar como verdadeiro e sólido conhecimento, consta de duas partes: o conhecimento de Deus e o conhecimento de nós mesmos. Como, porém, se entrelaçam com muitos elos, não é fácil, entretanto, discernir qual deles precede ao outro, e ao outro origina. […] Por outro lado, é notório que o homem jamais chegue ao puro conhecimento de si mesmo até que haja antes contemplado a face de Deus, e da visão dele desça a examinar-se a si próprio […].CALVINO, João. As Institutas ou Tratado da Religião Cristã. São Paulo: Cultura Cristã. p. 47-48. (Adaptado) A Reforma Protestante pode ser definida como um movimento de caráter essencialmente teológico com inúmeras consequências políticas e religiosas. Uma de suas causas foi a inquietação espiritual de parte do clero frente a crise clerical verificada em fins da Idade Média. Em relação à Reforma Protestante, é correto afirmar que

“Quase toda a soma de nosso conhecimento, que de fato se deva julgar como verdadeiro e
sólido conhecimento, consta de duas partes: o conhecimento de Deus e o conhecimento de nós
mesmos. Como, porém, se entrelaçam com muitos elos, não é fácil, entretanto, discernir qual deles
precede ao outro, e ao outro origina. […] Por outro lado, é notório que o homem jamais chegue ao
puro conhecimento de si mesmo até que haja antes contemplado a face de Deus, e da visão dele
desça a examinar-se a si próprio […].

CALVINO, João. As Institutas ou Tratado da Religião Cristã. São Paulo: Cultura Cristã. p. 47-48. (Adaptado)


A Reforma Protestante pode ser definida como um movimento de caráter essencialmente
teológico com inúmeras consequências políticas e religiosas. Uma de suas causas foi a inquietação
espiritual de parte do clero frente a crise clerical verificada em fins da Idade Média.

Em relação à Reforma Protestante, é correto afirmar que

Resposta:

A alternativa correta é A)

A Reforma Protestante foi um movimento que marcou profundamente a história do cristianismo e da Europa, com raízes que remontam a críticas anteriores à estrutura eclesiástica medieval. Como afirma o texto base, trata-se de um movimento essencialmente teológico, mas com amplas repercussões políticas e sociais. A citação de João Calvino reforça a ideia de que o conhecimento de Deus e o autoconhecimento estão intrinsecamente ligados, refletindo a busca por uma espiritualidade mais pessoal e menos mediada pela hierarquia da Igreja.

Entre as alternativas apresentadas, a correta é a A), pois destaca que as raízes da Reforma já estavam presentes em pensadores como John Wycliff e Jan Huss, que, séculos antes de Lutero, questionavam práticas como a venda de indulgências e a centralização do poder eclesiástico. Esses precursores criticavam a corrupção e a distância entre os ensinamentos bíblicos e as ações do clero, antecipando temas que seriam centrais na Reforma do século XVI.

As demais alternativas apresentam equívocos históricos. A alternativa B) é incorreta porque a Reforma, embora valorizasse a Bíblia, não rejeitou o racionalismo ou o individualismo — pelo contrário, a ênfase na interpretação pessoal das Escrituras incentivou o pensamento crítico. A alternativa C) também está errada, pois as igrejas protestantes não eram centralizadas, mas sim diversas e frequentemente vinculadas a contextos nacionais. Por fim, a alternativa D) é falsa porque Calvino não defendia a transubstanciação, mas sim a presença espiritual de Cristo na eucaristia (doutrina conhecida como "presença real").

Portanto, a Reforma Protestante foi um processo complexo, influenciado por questionamentos anteriores e que transformou não apenas a religião, mas também a cultura e a política europeias.

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