Logo do Site - Banco de Questões

Questões Sobre Mundo Árabe: de Maomé ao Império - História - concurso

Questão 1

A respeito da história da península arábica e o surgimento e expansão do islamismo para a África, assinale V,
às afirmações verdadeiras, e, F, às afirmativas, que são falsas:

( ) A expansão do islamismo no território africano foi um projeto religioso que se efetivou através da conquista da costa oriental pelo mar – Somália até Moçambique – e a conquista por terra da região norte do
continente africano – Egito até Magreb, chegando a alcançar também parte da floresta equatorial.
( ) A intensa peregrinação para Meca iniciou-se a partir do desenvolvimento do islão que a transformou no
principal santuário para os muçulmanos sob a atuação dos califas.
( ) Apesar de sucessivas vitórias no processo de conquista da África que tornou marcante a presença dos
árabes muçulmanos nas regiões conquistadas, houve movimentos de resistência, com destaque para os
berberes.
( ) No período anterior ao advento do islamismo, já havia um fluxo comercial intenso entre África e os árabes, predominando o monopólio arábico nessas relações mercantis, principalmente os comerciantes do
Iêmen.
( ) O monoteísmo é um dos pilares do islamismo e foi amplamente combatido pelos comerciantes de Meca
devido às questões religiosas e também econômicas, o que levou Maomé a se refugiar em território
africano.
A sequência correta é:

  • A)F – F – V – F – F.
  • B)V – F – V – V – F.
  • C)V – V – F – V – F.
  • D)F – V – F – V – F.
  • E)V – V – V – V – V.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é B)

A expansão do islamismo na África foi um processo complexo, marcado tanto por conquistas militares quanto por interações comerciais e culturais. A primeira afirmação é verdadeira (V), pois o islamismo se expandiu tanto pela costa oriental africana, via mar, quanto pelo norte do continente, via terra, alcançando regiões como o Magrebe. No entanto, a afirmação de que chegou à floresta equatorial é exagerada, tornando a primeira parte correta, mas não a menção à região equatorial.

A segunda afirmação é falsa (F). A peregrinação a Meca (Hajj) já era uma prática importante antes do surgimento do islamismo, pois a cidade abrigava a Caaba, um santuário central para as tribos árabes. O islã incorporou essa tradição, mas não a criou.

A terceira afirmação é verdadeira (V). A resistência berbere, especialmente liderada por figuras como a rainha Kahina, foi um dos principais obstáculos à expansão árabe no norte da África, mostrando que o processo de islamização não foi pacífico.

A quarta afirmação também é verdadeira (V). O comércio entre a Arábia e a África, especialmente através do Iêmen, já existia antes do islã, com rotas que ligavam o Oriente Médio ao Corno de África e além.

A quinta afirmação é falsa (F). Embora o monoteísmo islâmico tenha sido combatido pelos comerciantes de Meca, Maomé não se refugiou na África, mas sim em Medina (Hégira). Portanto, a sequência correta é B) V – F – V – V – F.

Questão 2

No mundo islâmico medieval, se mantinham numerosos elementos não muçulmanos na população e, dentre eles, judeus
e cristãos se beneficiavam de um estatuto particular: “povos
da Bíblia”. Eram considerados como sendo crentes do mesmo deus, ainda que lhes faltasse a revelação suprema e derradeira, a de Maomé.
(George Tate. O Oriente das Cruzadas. Rio de Janeiro: Objetiva, 2008.
Adaptado)
O trecho apresenta uma característica fundamental do mundo árabe islâmico no contexto da expansão muçulmana, corretamente identificada como

  • A)obscurantismo dogmático.
  • B)preconceito racial.
  • C)comportamento xenofóbico.
  • D)intolerância religiosa.
  • E)coexistência com a diferença.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é E)

O texto apresentado descreve uma característica marcante do mundo islâmico medieval: a capacidade de convivência entre diferentes grupos religiosos, especialmente judeus e cristãos, que eram reconhecidos como "povos da Bíblia". Essa abordagem reflete uma postura de tolerância e aceitação relativa dentro de uma sociedade majoritariamente muçulmana, permitindo que essas comunidades mantivessem suas crenças, ainda que sob certas condições. Essa dinâmica histórica contrasta com visões simplistas que associam o mundo islâmico medieval apenas a intolerância ou perseguição religiosa.

A alternativa correta, E) coexistência com a diferença, destaca justamente essa característica de pluralismo presente no período. Embora houvesse hierarquias e limitações impostas aos não muçulmanos, o fato de judeus e cristãos serem tolerados e até mesmo protegidos em certos aspectos demonstra uma complexidade social que vai além de estereótipos como obscurantismo dogmático ou xenofobia. Essa convivência, mesmo que desigual, permitiu trocas culturais e intelectuais significativas, contribuindo para o desenvolvimento do mundo islâmico medieval.

Portanto, a análise do trecho reforça a importância de compreender as nuances históricas, evitando generalizações que obscurecem a riqueza das relações inter-religiosas no passado. A escolha da alternativa E está correta porque capta essencialmente essa ideia de coexistência, ainda que dentro de um contexto de dominação islâmica.

Questão 3

Leia o texto para responder à questão.
“A todos os que partirem e morrerem no caminho, em terra ou mar, ou que perderem a vida combatendo os
pagãos, será concedida a remissão dos pecados. Que combatam os infiéis […]. A terra que habitam é pequena
e miserável para tão grande população, mas no território sagrado do Oriente há extensões de onde jorram leite e
mel. Tomai o caminho do Santo Sepulcro, arrebatai aquela terra da raça perversa e submetei-a a vós mesmos.”
Papa Urbano II, Concílio de Clermont, 1095. In: DOMINGES, J.E. História em Documento. Imagem e Texto. 2ªed. São Paulo: FTD, 2013. p.107.
A aclamação de Urbano II é considerada o marco inicial das Cruzadas, expedições militares que

  • A)travaram guerras contra os muçulmanos para retirar deles o controle de Jerusalém, a “Terra Santa” onde se localiza o túmulo de Cristo.
  • B)mobilizaram os hunos, os francos e os alanos, católicos nômades que viviam no norte da Europa, contra o domínio do Império Romano.
  • C)rumaram para as Américas com o objetivo de combater o politeísmo e dominar as regiões auríferas ocupadas pelos povos maia e asteca.
  • D)partiram de Portugal em direção à África para conquistar territórios, dominar rotas comerciais e catequisar os povos politeístas.
  • E)conquistaram as terras do Extremo Oriente, retomando o controle das regiões ocupadas por populações budistas e hindus.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é A)

A Chamada às Cruzadas e a Busca pela Terra Santa

O discurso do Papa Urbano II no Concílio de Clermont, em 1095, marcou o início das Cruzadas, um dos movimentos mais significativos da Idade Média. Suas palavras, carregadas de fervor religioso e promessas de redenção, incitaram cristãos a tomarem as armas contra os "infiéis" para reconquistar Jerusalém, considerada a Terra Santa por abrigar o Santo Sepulcro. A opção correta, portanto, é a A), que destaca o objetivo central dessas expedições: a luta contra os muçulmanos pelo controle de Jerusalém.

As Cruzadas não foram apenas uma resposta religiosa, mas também refletiam as tensões sociais e econômicas da Europa medieval. A promessa de "remissão dos pecados" e a descrição de terras abundantes ("onde jorram leite e mel") serviam como incentivos para nobres, camponeses e mercadores, que viam nessas expedições uma oportunidade de ascensão espiritual e material. O apelo do Papa Urbano II ecoou especialmente entre aqueles que enfrentavam crises de subsistência e conflitos feudais, transformando a guerra santa em um movimento de massa.

As alternativas incorretas (B, C, D, E) distorcem o contexto histórico das Cruzadas, seja por confundir os grupos envolvidos, os territórios almejados ou os períodos posteriores da expansão europeia. O foco sempre esteve no Oriente Médio, e não em outras regiões como as Américas ou o Extremo Oriente. Assim, a resposta A) reafirma o caráter religioso e geopolítico que definiu esses séculos de conflito entre cristandade e islamismo.

Questão 4

“O Islã ou religião islâmica, é a mais recente das grandes religiões mundiais e foi
fundada pelo próprio Deus e divulgada por Muhammad ibn Abdalla…, seu último
mensageiro, que nasceu em Meca, na Arábia, no final do século VI da era cristã, por volta
de 570 d.C. Maomé nasceu em uma das principais famílias da cidade, sendo
descendente de Ismael, que é filho de Abraão com a escrava Agar, que tiveram que ir
para o deserto por pressão de Sara. Maomé ficou órfão ainda criança. Um de seus tios
Abu Talib, cuidou dele e o sustentou…”
(Altoé, Adailton. O Islã e os mulçumanos. Petrópolies, RJ; Vozes, 2003)
Essa nova religião passa a se propagar em toda a região e mais tarde atinge até a
Península Ibérica, na Europa. Sobre essa religião é possível afirmar:

  • A)Maomé é considerado o último dos mensageiros, profetas enviados por Deus para imortalizar sua eterna mensagem à humanidade.
  • B)A palavra Jihad é símbolo da superioridade do Islamismo sobre outras religiões.
  • C)A Hégira é a denominação dada a fuga de Maomé pra Medina antes denominada Meca.
  • D)Os Califas eram apenas os chefes religiosos do Império Islâmico.
  • E)O Suna é o livro sagrado do Islamismo.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é A)

O Islã, como religião monoteísta fundada por Maomé no século VII, representa uma das maiores tradições espirituais do mundo. De acordo com o texto de Altoé (2003), sua origem está vinculada à figura de Maomé, considerado o último profeta enviado por Deus para transmitir sua mensagem à humanidade. Essa afirmação corrobora a alternativa A), que destaca seu papel como mensageiro divino, consolidando a doutrina islâmica.

As demais alternativas apresentam imprecisões sobre conceitos fundamentais do Islã. A Jihad, por exemplo, não simboliza superioridade religiosa, mas uma luta interior ou externa pela fé. A Hégira, por sua vez, refere-se à migração de Maomé de Meca para Medina, e não o contrário. Os Califas não eram apenas líderes religiosos, mas também políticos, e o Alcorão — e não o Suna — é o livro sagrado do Islã. Portanto, a alternativa A) é a única que reflete corretamente os princípios da religião islâmica.

Questão 5

Para muitos pesquisadores, é correto assinalar que durante a Idade Média foram os árabes, não os cristãos, os herdeiros e
sucessores da ciência helênica, uma herança que fez com que toda a extensão dos seus domínios, da Espanha ao Afeganistão, o
mundo muçulmano, fosse cenário de uma atividade intelectual intensa, não só em filosofia, mas também em matemática, astronomia
e medicina. Nem sempre conhecida ou traduzida no Ocidente, essa produção está preservada em uma grande quantidade de
manuscritos. 
(BISSIO, Beatriz. O mundo falava árabe. A civilização árabe-islâmica clássica através da obra de Ibn Khaldun e Ibn Battuta. Rio de Janeiro: Civilização
Brasileira, 2012, p. 36.)

Com base no texto acima e nos conhecimentos sobre o mundo muçulmano na Idade Média, assinale a alternativa
correta.

  • A)Foi justamente em função do seu caráter religioso fragmentado que o mundo muçulmano e a sua civilização distinguiram-se mais vigorosamente do Ocidente cristão, fortemente homogêneo. A existência, no seio do Império Muçulmano, de numerosas tendências religiosas teve consequências consideráveis na produção de manuscritos.
  • B)Apesar da sua hegemonia nas ciências durante o período medieval, a civilização muçulmana era, afinal, um simples conjunto díspar de empréstimos culturais, o qual não conseguia refletir o novo universalismo e a nova ordem social que se instaurou com o surgimento do Islã.
  • C)Durante esse período, cidades como Córdoba, Bagdá e Alexandria, entre outras, se tornaram centros de intercâmbio de conhecimentos. Tratava-se de um circuito cosmopolita do qual a Europa, periférica e tragada por diversas crises religiosas, não participou.
  • D)A Idade Média foi um período caraterizado pelo domínio efetivo, militar e político, dos países muçulmanos sobre os países cristãos. Um domínio caracterizado, entre outras coisas, pela presença hegemônica da língua árabe nos espaços comerciais, políticos e acadêmicos da Europa.
  • E)Existe consenso entre a maioria dos historiadores que estudam o período de que a emergência do horizonte renascentista deve muito ao trabalho dos sábios e acadêmicos muçulmanos, conhecidos pelo mundo cristão, sobretudo, através da Península Ibérica.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é E)

O texto apresentado destaca o papel fundamental da civilização árabe-islâmica na preservação e desenvolvimento do conhecimento científico durante a Idade Média, contrastando com a visão tradicional que coloca a Europa cristã como o centro intelectual da época. A alternativa correta, conforme o gabarito, é a letra E, que afirma haver um consenso entre historiadores sobre a influência dos sábios muçulmanos no Renascimento europeu, especialmente através da Península Ibérica.

Essa afirmação está em sintonia com o conteúdo do texto, que ressalta a intensa atividade intelectual no mundo muçulmano, abrangendo áreas como filosofia, matemática, astronomia e medicina. A produção científica árabe, muitas vezes desconhecida ou não traduzida no Ocidente, foi preservada em manuscritos e posteriormente transmitida à Europa, contribuindo significativamente para o florescimento do pensamento renascentista.

As demais alternativas apresentam distorções em relação ao texto e ao contexto histórico. A alternativa A incorre ao sugerir que a fragmentação religiosa foi um fator distintivo do mundo muçulmano, quando na verdade o texto enfatiza sua unidade cultural e científica. A alternativa B subestima a originalidade da civilização muçulmana, reduzindo-a a meros empréstimos culturais. A alternativa C, embora parcialmente correta ao mencionar cidades como centros de conhecimento, exagera ao afirmar que a Europa não participou desse circuito. Já a alternativa D comete um erro histórico ao afirmar que houve domínio militar e político muçulmano sobre a Europa cristã como um todo.

Portanto, a alternativa E é a que melhor sintetiza a relação entre o mundo islâmico medieval e o posterior desenvolvimento intelectual europeu, conforme evidenciado no texto de referência.

Questão 6

A nova rota oceânica para as especiarias orientais,
por todo o restante do século XVI e também em
parte do século XVII, foi menos utilizada que o
prolongamento do velho comércio de especiarias
por outros meios; por isso, até então, ela não havia
ainda substituído a rota terrestre, nem os árabes
e italianos que dela dependiam. Mas essa rota
naval, bem como as outras no Atlântico e por toda
parte, formavam a base daquilo que viria a ser
determinante nos vários séculos seguintes: a
supremacia naval, tanto do ponto de vista militar
quanto comercial. (FRANK, 1977, p. 69-70)

A análise do texto permite afirmar que a existência de rotas
marítimas, terrestres e a utilização das rotas comerciais pelos
muçulmanos indicam que

  • A)os árabes buscavam imitar os padrões culturais e comercias do Mundo Ocidental, em função da inexistência de vida urbana em sua civilização e por concentrar as atividades na exploração de minérios.
  • B)a cultura agropastoril, característica básica do mundo arábico, impedia que esse povo desenvolvesse transações comerciais com outras civilizações.
  • C)o renascimento cultural, ao defender e consolidar o ateísmo, contribuiu para a decadência da religião islâmica e para a perda de sua influência no Oriente.
  • D)o controle de pontos comerciais estratégicos, entre o Ocidente e o Oriente pelos muçulmanos, favoreceu a busca de rotas alternativas que substituíssem essa hegemonia.
  • E)o comércio das especiarias colocou o Ocidente na dependência do mundo árabe, tornando-se responsável pelo movimento cruzadístico, que polarizou o mercado internacional entre muçulmanos e cristãos.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é D)

O texto apresentado aborda a dinâmica das rotas comerciais durante os séculos XVI e XVII, destacando a coexistência entre as rotas terrestres tradicionais, dominadas por árabes e italianos, e as novas rotas oceânicas estabelecidas pelas potências europeias. Apesar da rota marítima não ter substituído imediatamente a terrestre, ela representou um marco na transição para a supremacia naval europeia, tanto militar quanto comercial. Essa transformação foi fundamental para os séculos seguintes, consolidando o poderio marítimo como elemento central da expansão e do domínio econômico.

A análise do texto permite compreender que os muçulmanos desempenharam um papel crucial no comércio entre Oriente e Ocidente, controlando pontos estratégicos que garantiam sua hegemonia. No entanto, essa dominação incentivou as potências europeias a buscarem rotas alternativas, como a rota oceânica para as especiarias, a fim de romper com a dependência do intermediário árabe. Essa busca por autonomia comercial foi um dos fatores que impulsionaram as Grandes Navegações e a posterior ascensão europeia.

Dentre as alternativas apresentadas, a opção D) é a que melhor sintetiza essa relação, pois evidencia que o controle muçulmano sobre as rotas terrestres motivou a exploração de novos caminhos marítimos. As outras alternativas incorrem em equívocos históricos, como a suposta imitação dos padrões ocidentais pelos árabes (A), a limitação da cultura agropastoril (B), a associação equivocada entre Renascimento e ateísmo (C) ou a simplificação do comércio como causa direta das Cruzadas (E). Portanto, a resposta correta é, de fato, a alternativa D).

Questão 7

Estamos assistindo a uma
discussão sobre o futuro da Grécia, país Europeu
para o qual todas as atenções econômicas do
mundo estão voltadas no momento. A
superação ou não dessa crise vai constituir uma
nova configuração histórica. O professor de
História deve estar atento a esses notáveis
acontecimentos, relacionando-os com
determinado período histórico. A partir dessa
reflexão, analise, nas assertivas abaixo, as
características históricas da Europa antes e
depois da Idade Moderna.
I. Antes da Idade Moderna, a Europa era vista
como periferia do mundo mulçumano, isso
se deu até 1492.
II. Na relação comercial, existia uma
supremacia do mundo Árabe sobre a
Europa, ou seja, o Império Árabe dominava
as principais rotas comerciais do chamado
velho mundo.
III. O mundo Árabe tinha conhecimento do mar
mediterrâneo, a cultura e o conhecimento
científico eram mais eficientes do que os
Europeus.
IV. Após 1492, a Europa passou de periferia do
mundo muçulmano à “construtora de
periferias” da modernidade.
V. A Europa, desde cedo, dominou o mundo.
No início das relações comercias, era o
mundo Árabe que dependia de seus
conhecimentos; hoje, todo mundo depende
de suas políticas econômicas.
Quais estão corretas?

  • A)Apenas III e IV.
  • B)Apenas I, II e V.
  • C)Apenas II, III e IV.
  • D)Apenas I, II, III e IV.
  • E)Apenas I, II, IV e V.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é D)

A análise das assertivas sobre as características históricas da Europa antes e depois da Idade Moderna revela uma transformação significativa no equilíbrio de poder e influência entre as civilizações. As afirmações I, II, III e IV destacam aspectos fundamentais dessa transição, enquanto a V apresenta uma visão distorcida da realidade histórica.

A primeira assertiva (I) está correta ao afirmar que a Europa era considerada periferia do mundo muçulmano até 1492. Durante a Idade Média, de fato, o mundo islâmico representava o centro cultural, científico e econômico, enquanto a Europa vivia um período de relativo atraso.

A segunda afirmação (II) também está correta, pois os árabes dominavam as principais rotas comerciais entre Oriente e Ocidente, controlando o acesso a especiarias, sedas e outros produtos valiosos. Essa supremacia comercial só seria quebrada com as Grandes Navegações.

A terceira proposição (III) igualmente reflete a realidade histórica. O mundo árabe possuía conhecimentos avançados de navegação, matemática, medicina e filosofia, herdados de diversas culturas e aprimorados, enquanto a Europa medieval ainda estava em processo de recuperação do conhecimento clássico.

A quarta assertiva (IV) capta precisamente a virada histórica ocorrida após 1492, quando a Europa iniciou sua expansão ultramarina, transformando-se de região periférica em centro de um novo sistema mundial, criando suas próprias periferias coloniais.

Já a quinta afirmação (V) é incorreta, pois inverte a relação de dependência inicial entre Europa e mundo árabe. A supremacia europeia é um fenômeno moderno, não uma característica presente desde o início das relações comerciais entre essas civilizações.

Portanto, as assertivas corretas são I, II, III e IV, correspondendo à alternativa D) do gabarito.

Questão 8

“Em 632, a grande discussão provocada pela morte de Maomé era quem
deveria sucedê-lo como principal líder político da comunidade islâmica.
Embora Abu Bakr (sogro de Maomé) tenha sido escolhido como primeiro
califa, muitos defendiam que a liderança deveria ser exercida por Ali, genro
do profeta, casado com sua única filha viva na época. Do casamento
nasceram dois filhos, herdeiros diretos de Maomé. Para os seguidores de
Ali, apenas os descendentes em linhagem direta com o profeta (portanto,
as gerações nascidas de seus dois netos) deveriam assumir o controle,
uma vez que teriam sido escolhidos por Alá”.

Michel Reeber. Religiões: mais de 400 termos, conceitos e ideias. Rio de Janeiro:
Ediouro, 2002, p.259


O texto aponta para a(o)
  • A)início de um conflito civil no Império Islâmico, contribuindo para a perda de unidade política e religiosa entre os seguidores do profeta Maomé.
  • B)divisão do mundo islâmico após a morte do profeta Maomé, contribuindo para o surgimento de duas importantes divisões do Islã: os xiitas e os sunitas.
  • C)formação do califado, com a dinastia Omíada, governado pelos descendentes diretos do profeta Maomé, o que, por sua vez, deu início à expansão islâmica.
  • D)perda da unidade política, em virtude do início da guerra civil entre as comunidades islâmicas, mas com a manutenção da crença no Corão e na Suna.
  • E)imposição do poder centralizado em torno dos descendentes diretos do profeta Maomé, com a perseguição e eliminação de todos os grupos opositores.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é B)

O texto apresentado aborda um momento crucial na história do Islã: a disputa pela sucessão de Maomé após sua morte em 632. A divergência entre os que apoiavam Abu Bakr, primeiro califa, e os partidários de Ali, genro do profeta, revela as origens da cisão que moldaria o futuro do mundo islâmico. Essa disputa não se limitou a uma simples questão de liderança política, mas refletiu profundas diferenças sobre quem detinha o direito legítimo de guiar a comunidade muçulmana.

A alternativa correta, B), aponta para o surgimento das duas principais vertentes do Islã: xiitas e sunitas. Os xiitas defendiam que a liderança deveria permanecer na família de Maomé, especificamente através de Ali e seus descendentes, considerados infalíveis e divinamente escolhidos. Já os sunitas acreditavam que o califa poderia ser qualquer membro qualificado da comunidade, desde que seguisse os ensinamentos do profeta e governasse de acordo com o Corão e a Suna.

Essa divisão, que começou como uma disputa sucessória, tornou-se uma diferença teológica e política permanente no Islã. Embora ambas as vertentes compartilhem os fundamentos da fé islâmica, suas interpretações sobre liderança e autoridade religiosa continuam a influenciar as relações dentro do mundo muçulmano até os dias atuais. O texto, portanto, ilustra como um evento histórico específico pode gerar consequências duradouras na formação de identidades religiosas e políticas.

Questão 9

O Estado Islâmico destrói estátuas milenares de
civilizações passadas, cristãos protestantes brasileiros
atiram pedras em adeptos de candomblé e umbanda,
cristãos coptas são assassinados no norte da África,
Judeus impedem com violência a cidadania de
muçulmanos no Oriente Médio e, ao mesmo tempo,
sofrem preconceito em outros cantos do mundo inteiro.
São apenas alguns exemplos do avanço da intolerância
religiosa.
Pires, Yuri. “Nós, idade média e tolerância religiosa.” 05/03/2015.
Disponível em
http://www.ideafixa.com/nos-idade-media-e-tolerancia-religiosa. – ADAPTADO.
São comuns, na atualidade, associações entre os eventos
de intolerância religiosa e uma suposta “mentalidade
medieval”. Em se tratando de religião na chamada Idade
Média, assinale o que for INCORRETO.

  • A)A perseguição de cristãos estendeu-se na Europa até o século X, quando o imperador Constantino finalmente proibiu o sacrifício de cristãos no Império Romano.
  • B)Com dez séculos de duração, a Idade Média foi o período em que ocorreu a expansão e consolidação do poder da Igreja Católica na Europa Ocidental, o surgimento da Igreja Ortodoxa no Império Bizantino e o avanço do Islão pelo norte da África.
  • C)Parte da associação entre intolerância religiosa e Idade Média provém do surgimento, naquele período, dos Tribunais da Inquisição Católica para investigar e punir possíveis atitudes heréticas na Europa Ocidental.
  • D)Fundada no século VII pelo profeta Maomé, a religião islâmica tem como livro sagrado o Alcorão e prega, entre outras coisas, a fidelidade de adoração a Alah e a prática da caridade.
  • E)Após a queda do Império Romano, diversos povos bárbaros converteram-se ao cristianismo, influenciando no fortalecimento da Igreja Católica na Europa.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é A)

Continua após a publicidade..

Questão 10

A Religião Islâmica, pregada por Maomé,
promoveu a unificação das populações da
Península Arábica. Os princípios religiosos
contidos no Alcorão, seu livro sagrado,
serviram de base para a estruturação da
sociedade árabe e influenciaram todas as
sociedades em que havia forte presença
muçulmana.
Alguns trechos do Alcorão fazem referência
às mulheres:
Em nome de Alá, o clemente, o
misericordioso.
Ó vós, homens, temei a vosso Senhor que
nos criou de um único ser; deste lhe criou a
companheira e de ambos deixou
multiplicarem-se muitos homens e mulheres.
Temei a Alá, em cujo nome vós pedis um ao
outro, e temei-o especialmente no cuidado
dos laços de parentesco. Em verdade, Alá
vela por vós. […]
E se algumas de vossas mulheres cometerem
algo de inconveniente, então conclamai
quatro de vós como testemunhas contra elas;
se eles o testemunharem, então encerrai-as
nas casas até que a morte as alcance ou Alá
abra uma saída. […]
Ó vós que sois crentes, não vos é permitido
herdar das mulheres contra a sua vontade.
Nem deveis segurá-las ilegalmente, para lhes
tirar parte daquilo que lhes destes, a não ser
que tenham cometido publicamente atos
vergonhosos; e tratai-as com bondade. Se
sentirdes aversão a elas, quem sabe se
sentireis aversão contra algo em que Alá,
porém, depositou muita coisa boa.”
FRISCHAUER, Paul. Está escrito: documentos que
assinalaram épocas. São Paulo: Melhoramentos, 1972.
p. 179-181.
Várias sociedades atuais se organizam sob a
influência da Religião Islâmica e têm o
Alcorão como seu livro sagrado. Quando se
analisa a situação atual das mulheres nas
sociedades em que o Islamismo é a religião
predominante, pode-se corretamente afirmar
que 

  • A)os preceitos da Religião Islâmica serviram de base para a luta das mulheres, que conseguiram abolir as restrições do fundamentalismo religioso nos países muçulmanos.
  • B)os princípios do Alcorão, embora tenham libertado as mulheres das condições da época pré-islâmica, criaram um modelo político de hegemonia masculina presente em todos os países em que a religião oficial é o Islamismo.
  • C)as determinações do Alcorão, consideradas revelações divinas, deram a base para que as regras referentes às mulheres fossem idênticas em todos os países islâmicos.
  • D)as interpretações dos princípios do Alcorão são variadas, criando uma grande diversidade no que diz respeito à condição das mulheres, com regras que possibilitam sua maior ou menor participação na vida pública.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é D)

O Alcorão, livro sagrado do Islã, estabelece princípios que orientam a vida dos muçulmanos, incluindo aspectos relacionados às mulheres. Como texto religioso fundante, suas prescrições foram interpretadas e aplicadas de maneiras diversas ao longo da história e em diferentes contextos culturais.

A situação atual das mulheres em sociedades islâmicas reflete essa diversidade de interpretações. Enquanto alguns países aplicam leituras mais restritivas dos textos sagrados, outros adotam abordagens mais flexíveis, permitindo maior participação feminina na vida pública.

A alternativa D) corretamente identifica essa variação, reconhecendo que as interpretações dos princípios corânicos não são uniformes. Essa diversidade resulta em diferentes graus de liberdade e restrição para as mulheres, dependendo do contexto histórico, cultural e político de cada nação islâmica.

É importante notar que o próprio Alcorão contém passagens que podem ser interpretadas tanto como protetoras quanto como restritivas em relação às mulheres, como evidenciado nos trechos citados. Essa ambiguidade textual permite múltiplas leituras e aplicações práticas na organização das sociedades muçulmanas.

Portanto, a afirmação mais precisa é que existe uma grande diversidade na condição das mulheres nos países islâmicos, resultante das diferentes interpretações dos princípios corânicos e de seu diálogo com contextos sociais específicos.

1 2 3