Questões Sobre Mundo Árabe: de Maomé ao Império - História - concurso
Questão 11
como a de todo o Império, compõe-se de indivíduos de
diferentes lugares da África que variam em costumes
e religiões; a que aqui segue o maometismo, à qual
pertencemos, é uma população pequena, porém, distinta
entre si, e notando a necessidade de sustentarmos nosso
culto e fundados ainda no artigo 5º da Constituição do
Império, requeremos ao sr. chefe de polícia licença para
exercermos o culto.
tráfico, escravidão e liberdade no Atlântico negro (1822-1853).
São Paulo: Cia. das Letras, 2010 (adaptado).
de polícia local tinha como objetivo, naquele contexto,
- A)criticar a doutrina oficial.
- B)professar uma fé alternativa.
- C)assegurar a cidadania política.
- D)legalizar os terreiros de candomblé.
- E)eliminar algumas tradições culturais.
A alternativa correta é B)
O texto apresentado retrata um momento histórico significativo no Brasil Imperial, no qual um grupo de africanos muçulmanos em Recife solicitou autorização para exercer seu culto religioso. Esse pedido, fundamentado no artigo 5º da Constituição do Império, revela a complexidade da sociedade brasileira do século XIX, marcada pela diversidade cultural e religiosa trazida pela diáspora africana.
A resposta correta para a questão proposta é a alternativa B) "professar uma fé alternativa", pois o documento demonstra claramente o esforço desses indivíduos em manter suas práticas religiosas islâmicas em um contexto onde o catolicismo era a religião oficial do Estado. O trecho menciona especificamente que se tratava de uma população que "segue o maometismo", diferenciando-se assim da maioria cristã.
Esta solicitação histórica ilustra como as comunidades africanas no Brasil buscaram preservar suas identidades culturais e religiosas mesmo sob o regime escravista. O apelo à Constituição Imperial mostra uma estratégia de resistência cultural através do uso dos instrumentos legais disponíveis, ainda que limitados, para garantir o direito ao exercício de sua fé.
O caso descrito no texto de Reis, Gomes e Carvalho nos permite compreender melhor as dinâmicas de preservação cultural e as lutas por reconhecimento que marcaram a experiência dos africanos e seus descendentes no Brasil oitocentista, destacando a pluralidade religiosa que sempre caracterizou a sociedade brasileira, mesmo quando não oficialmente reconhecida.
Questão 12
reivindicações das populações árabe-muçulmanas sunitas
do Marrocos, da Argélia, da Tunísia, da Líbia, do Egito, do
Sudão (Norte), dos territórios palestinos, da Jordânia, do
Líbano, da Síria, do Iraque, de Omã, do Iêmen, dos
Emirados e da Arábia Saudita, é importante partir da
constatação de que o mundo árabe-muçulmano sunita
evoluiu muito nos últimos 20 anos, tanto no plano do
pensamento político jurídico-religioso quanto nas práticas
sociais, políticas e religiosas, assim como nas referências
aos defensores da sunna (tradição)”.
Islã árabe-sunita entre o Wahhabismo conservador e o espírito crítico,
entre a política do petróleo e a independência econômica. Disponível
em: <http://seer.ufrgs.br/ConjunturaAustral/article/view/22774/13192> .
Acesso em: 03 dez. 2011.
incorreta.
- A)O islamismo teve seu início no século VII d.C, com Maomé. Afirmando-se profeta, Maomé criou uma religião que condenava o politeísmo e apresentava um sincretismo dos dogmas cristãos e judaicos, tendo Alá como o único Deus.
- B)Na religião islâmica, além do Corão ou Alcorão (Al Quran), existe outra fonte de revelação feita por Alá, a Sunna ou “tradição”. Os seguidores da Sunna e do Alcorão recebem o nome de sunitas, já os xiitas seguem exclusivamente o Alcorão.
- C)No Islamismo, criado por Maomé, não há na verdade muita diferença entre sunitas e xiitas, pois ambos os grupos são a favor das “tradições” islâmicas e contrários a qualquer influência do ocidente.
- D)O Islã, ao mesmo tempo em que tem como um de seus preceitos a prática da caridade, também possibilitou que os Califas criassem a Djihad (guerra santa) para impulsionar o expansionismo árabe.
- E)A ruína do Império Islâmico tem suas origens na perda da unidade religiosa, quando facções começaram a ganhar força. Nessas, destacaram-se os sunitas e xiitas. O primeiro grupo era seguidor da Sunna (tradição), já o segundo, mais radical, originou-se no tempo do Cafifa Ali ibn Abi Talib, primo e genro de Maomé.
A alternativa correta é C)
A questão apresentada aborda aspectos fundamentais da civilização islâmica, destacando diferenças entre sunitas e xiitas, bem como elementos históricos e doutrinários do Islã. Conforme o gabarito, a alternativa C está incorreta, pois simplifica e distorce as divergências entre esses dois grupos majoritários dentro do islamismo.
Sunitas e xiitas possuem diferenças significativas, principalmente em relação à sucessão de Maomé e à interpretação da liderança religiosa. Enquanto os sunitas seguem tanto o Alcorão quanto a Sunna (tradições baseadas nos atos e ditos do Profeta), os xiitas rejeitam parte dessas tradições e defendem que a liderança espiritual deveria ter permanecido na linhagem de Ali, primo e genro de Maomé. Além disso, nem todos os grupos xiitas são radicalmente contrários à influência ocidental, como sugere a alternativa C.
A afirmação de que não há "muita diferença" entre sunitas e xiitas ignora séculos de conflitos teológicos e políticos, como a divisão após a Batalha de Karbala (680 d.C.) e as disputas contemporâneas no Oriente Médio. Portanto, a alternativa C é de fato a incorreta, pois reduz uma complexa relação histórica e religiosa a uma generalização equivocada.
Questão 13
importantes, politicamente, da sociedade árabe. Suas
concepções e crenças:
- A)adotavam o monoteísmo e tinham relações com o cristianismo, conseguindo adesão de muitos que visitavam Meca.
- B)eram elitistas, sem preocupação com a situação de miséria da época e a violência das guerras entre as tribos.
- C)desconsideravam as questões sociais e visavam firmar um império poderoso para combater os cristãos no Ocidente.
- D)defendiam a liberdade para todos os povos e prescindiam da adoção de um livro sagrado para orientar as orações.
- E)tinham relações com a filosofia grega, desprezando o espiritualismo exagerado e organizando o poder dos sacerdotes.
A alternativa correta é A)
As pregações de Maomé marcaram um momento de transformação na sociedade árabe do século VII, desafiando estruturas de poder tradicionais e introduzindo uma nova visão religiosa. Sua mensagem monoteísta, centrada na adoração a Alá, contrastava com o politeísmo dominante em Meca, atraindo tanto seguidores quanto a oposição de grupos influentes.
A alternativa correta, A), destaca justamente esse aspecto fundamental da pregação de Maomé: o monoteísmo e suas conexões com tradições abraâmicas, como o cristianismo e o judaísmo. Meca, como importante centro comercial e religioso, recebia peregrinos de diversas regiões, muitos dos quais se identificavam com essas ideias e se convertiam ao islamismo.
As outras alternativas apresentam equívocos históricos. A mensagem de Maomé não era elitista (B), mas sim inclusiva, pregando justiça social e condenando a exploração dos pobres. Também não visava combater cristãos (C), pois o foco inicial era a reforma da sociedade árabe. A existência do Alcorão como livro sagrado (D) é central no islamismo, e não há evidências de influência direta da filosofia grega (E) em suas primeiras pregações.
Portanto, a alternativa A corretamente identifica os elementos que caracterizaram o início do islamismo: monoteísmo radical, conexões com outras tradições monoteístas e capacidade de atrair convertidos em um contexto multicultural como o de Meca.
Questão 14
séculos da história dos povos árabes, pode ser identificado,
dentre outros, nos fatos históricos relativos
- A)à unificação das tribos da península Arábica, após a Hégira, e na expansão para o exterior, após a morte de Maomé.
- B)à proibição das relações comerciais entre o Oriente e o Ocidente, pelo Mediterrâneo, na Baixa Idade Média.
- C)ao desinteresse pela arte, fator que contribuiu para o atraso significativo das expressões artísticas arquitetônicas no mundo árabe.
- D)à fraca influência da cultura árabe nas regiões da Palestina, da antiga Pérsia e do oeste da Índia.
- E)à manutenção, na península Arábica, dos cultos voltados para a adoração de ídolos e de outras expressões de religiosidade pré-islâmica.
A alternativa correta é A)
O papel ideológico e político da religião islâmica nos primeiros séculos da história dos povos árabes foi fundamental para a formação de uma identidade cultural e política unificada. A alternativa correta, A), destaca dois momentos cruciais desse processo: a unificação das tribos da península Arábica após a Hégira e a expansão territorial após a morte de Maomé.
A Hégira, em 622 d.C., marca não apenas a migração de Maomé de Meca para Medina, mas também o início de uma nova era de coesão entre as tribos árabes, antes fragmentadas. Sob a liderança do profeta, o Islã se tornou um elemento unificador, substituindo as antigas divisões tribais por uma identidade religiosa e política comum. Após a morte de Maomé em 632, esse processo se intensificou com as conquistas militares que expandiram o domínio islâmico para além da península Arábica, abrangendo territórios no Norte da África, Oriente Médio e até partes da Europa e Ásia.
As outras alternativas apresentam equívocos históricos. A proibição do comércio entre Oriente e Ocidente (B) não condiz com a realidade, já que os árabes foram grandes intermediários comerciais. A afirmação sobre o desinteresse pela arte (C) é incorreta, pois a cultura islâmica desenvolveu expressões artísticas e arquitetônicas ricas. A influência árabe foi marcante em regiões como Palestina, Pérsia e Índia (D), contradizendo a alternativa. Por fim, o Islã substituiu os cultos pré-islâmicos (E), e não manteve práticas idolátricas.
Portanto, a alternativa A) é a única que reflete corretamente o papel central do Islã na unificação e expansão árabe durante seus primeiros séculos.
Questão 15
pelo Estreito de Gibraltar e conquistaram quase toda a península Ibérica.
- A)contribuiu para a consolidação do feudalismo, isolando a Europa do restante do mundo, e estimulando as pessoas a abandonarem as cidades.
- B)o desenvolvimento mercantil provocou o crescimento de cidades como Córdoba e Toledo, atraindo poetas, letrados e músicos, estimulando o ambiente intelectual.
- C)sua duração foi maior em Portugal do que na Espanha, reino do qual os muçulmanos foram expulsos pelos cruzados, cerca de trinta anos após a ocupação da península Ibérica.
- D)durou aproximadamente meio século, e foi marcado pela perseguição aos cristãos, pela obstrução das rotas mercantis e pela Peste Negra, que dizimou parte da população europeia.
- E)consolidou o sistema escravocrata medieval, fechou universidades, desestimulou o desenvolvimento científico e proibiu manifestações literárias e musicais pagãs.
A alternativa correta é B)
No século VIII, a expansão islâmica atingiu a península Ibérica, marcando um período de transformações culturais, econômicas e intelectuais. Sob o comando do general Tarik, as tropas muçulmanas cruzaram o estreito de Gibraltar e estabeleceram um domínio que perdurou por séculos, deixando um legado significativo na região.
Dentre as alternativas apresentadas, a afirmação correta é a letra B, que destaca o desenvolvimento mercantil e cultural promovido pelos muçulmanos. Cidades como Córdoba e Toledo tornaram-se centros de conhecimento, atraindo intelectuais, artistas e cientistas de diversas partes do mundo. A convivência entre muçulmanos, cristãos e judeus permitiu um florescimento intelectual raro na Europa medieval, com avanços em áreas como matemática, medicina, filosofia e astronomia.
Ao contrário do que sugerem outras alternativas, o domínio muçulmano não isolou a península Ibérica nem suprimiu o comércio ou a cultura. Pelo contrário, integrou a região a uma vasta rede de intercâmbios que se estendia até o Oriente, facilitando a circulação de ideias e mercadorias. A riqueza cultural desse período contrastava com o feudalismo predominante no resto da Europa, demonstrando que o Al-Andalus era uma exceção vibrante e cosmopolita.
Portanto, a resposta correta é B, pois reflete com precisão o caráter progressista e dinâmico do período de dominação muçulmana na península Ibérica, um capítulo fundamental para a história da Europa e do mundo islâmico.
Questão 16
“O exterior dele era maravilhoso para os olhos e o espírito. O teto estava coberto de folhas de ouro de modo
que, ao despontar do sol, parecia de fogo. Ao estrangeiro […] se apresentava como uma montanha de neve,
por causa dos blocos de mármore de sua construção”.
FLAVIO, José. Antiguidades. Citado por CEPPI, SS. Apud Aquino,
Rubim, Santos, Leão de. História das Sociedades: das comunidades primitivas às sociedades medievais. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1980.
O texto 1 descreve uma construção erguida no
reinado de Salomão, maior realização arquitetônica
do chamado povo da Bíblia, ou do monoteísmo. Destruída pelos babilônios na época de Nabucodonosor,
foi reconstruída por Herodes, já sob a dominação
romana da região e foi novamente arrasada no ano 70,
pelas tropas comandadas por Tito.
A que construção o texto se refere?
- A)O Templo de Jerusalém
- B)Os Arcos do Porto de Jaffa
- C)O Santuário de Bahá’í em Haifa
- D)A fortaleza de São João de Akko
- E)O Grande Templo Dourado de Amritsar
A alternativa correta é A)
O texto apresentado descreve uma construção de grande importância histórica e religiosa, erguida durante o reinado de Salomão e posteriormente destruída e reconstruída em diferentes períodos. Essa edificação é amplamente reconhecida como o Templo de Jerusalém, também conhecido como o Primeiro Templo, construído para abrigar a Arca da Aliança e servir como centro de adoração do povo israelita.
A descrição do texto, com seu teto coberto de folhas de ouro e sua estrutura de mármore, remete à grandiosidade e ao esplendor atribuídos ao Templo de Jerusalém nas narrativas bíblicas e históricas. Além disso, a menção à destruição pelos babilônios sob Nabucodonosor e posterior reconstrução por Herodes, seguida de sua demolição final no ano 70 d.C. pelas tropas romanas de Tito, confirma a identidade dessa construção como o Templo de Jerusalém.
As outras opções apresentadas não correspondem às características descritas. Os Arcos do Porto de Jaffa, o Santuário de Bahá’í em Haifa, a Fortaleza de São João de Akko e o Grande Templo Dourado de Amritsar são construções de períodos e contextos distintos, sem relação com os eventos mencionados no texto.
Portanto, a alternativa correta é A) O Templo de Jerusalém, pois é a única que se alinha perfeitamente com as informações históricas e descritivas fornecidas.
Questão 17
INCORRETA:
- A)Até o final do século VI, a população árabe vivia dividida em tribos constituídas pelos beduínos e pelas tribos urbanas, que desenvolveram grandes centros comerciais. Entre esses centros, destacava-se Meca,para onde as pessoas se dirigiam a fim de praticar comércio e visitar o santuário da Caaba, que abrigava as imagens dos deuses das diversas tribos árabes
- B)Maomé, após tornar-se governador da cidade de Iatreb, converteu-se em chefe guerreiro, conquistou a cidade de Meca e estabeleceu a unificação política e religiosa da Arábia, unindo os árabes em torno do ideal comum de realizar a jihad, Guerra Santa, que consistia na luta pela conversão de todos os infiéis.
- C)A ruína do Império Islâmico foi acompanhada pela desagregação da unidade religiosa, quando ganharam força seitas islâmicas divergentes: os sunitas, partidários de um chefe eleito pelos crentes, e os xiitas, que defendiam o ideal absolutista de Estado, admitindo o Corão como a única fonte de ensinamento religioso.
- D)A hegemonia do Império Islâmico entrou em decadência a partir da conversão dos turcos otomanos ao cristianismo, consolidando o domínio dos seldjucidas na região de Constantinopla, garantindo a peregrinação dos cristãos à Terra Santa.
A alternativa correta é D)
Sobre o mundo árabe, a alternativa INCORRETA é a D), pois apresenta informações equivocadas em relação aos fatos históricos. A afirmação de que os turcos otomanos se converteram ao cristianismo é falsa, já que, na realidade, eles eram muçulmanos e expandiram o Islã em suas conquistas. Além disso, o domínio seldjúcida não tinha como objetivo garantir peregrinações cristãs à Terra Santa, mas sim consolidar o poder islâmico na região.
As demais alternativas apresentam dados corretos sobre a história árabe e islâmica. A alternativa A) descreve corretamente a organização tribal da Arábia pré-islâmica e a importância de Meca como centro religioso e comercial. A alternativa B) retrata com precisão a trajetória de Maomé, sua conquista de Meca e a unificação árabe sob o Islã, incluindo o conceito de jihad. Já a alternativa C) aborda adequadamente a divisão entre sunitas e xiitas após o declínio do Império Islâmico, destacando suas diferenças teológicas e políticas.
Portanto, a resposta correta é D), por conter erros históricos graves que contradizem o processo de expansão e consolidação do Islã na região.
Questão 18
século VII. O profeta propôs a criação de uma comunidade baseada
na adesão religiosa, a Umma. Nos séculos seguintes, tal
comunidade se espalhou em direção ao leste a ao oeste da
península. Acerca da expansão do islamismo entre os séculos VII
e X, assinale a opção correta.
- A)A unificação da Península Arábica foi dificultada pelas forças da dinastia Omíada, ali estabelecida.
- B)O califado de Granada foi constantemente atacado por cristãos, o que impediu seu fortalecimento.
- C)As tropas árabes eram bem preparadas e disciplinadas, contudo, seu avanço rumo ao ocidente foi barrado pelas forças egípcias.
- D)A conversão ao islamismo não era imposta aos povos conquistados, porém os que aderissem à religião ganhavam benefícios sociais e econômicos, como isenção fiscal.
- E)Os califados não possuíam frotas marítimas, o que inviabilizou a expansão islâmica pelo Mediterrâneo.
A alternativa correta é D)
A expansão do islamismo entre os séculos VII e X foi um processo marcado por características únicas, que contribuíram para sua rápida disseminação. A opção correta, conforme o gabarito, é a alternativa D, que afirma que a conversão ao islamismo não era imposta aos povos conquistados, mas aqueles que aderissem à religião recebiam benefícios sociais e econômicos, como isenção fiscal. Essa política foi fundamental para a consolidação do domínio islâmico sobre vastos territórios, pois permitia a integração gradual das populações subjugadas sem recorrer à coerção religiosa direta.
A abordagem pragmática adotada pelos califados facilitou a expansão islâmica, uma vez que os não-muçulmanos, conhecidos como dhimmis, podiam manter suas crenças mediante o pagamento de um tributo (jizya). No entanto, aqueles que se convertiam ao islamismo eram isentos desse imposto e ganhavam acesso a melhores oportunidades sociais e econômicas. Essa estratégia incentivou muitas conversões voluntárias, fortalecendo a coesão da Umma e permitindo a estabilidade dos territórios conquistados.
As demais alternativas apresentam informações incorretas ou imprecisas. A dinastia Omíada, por exemplo, não dificultou a unificação da Península Arábica, mas sim consolidou e expandiu o domínio islâmico após a morte de Maomé. Além disso, os califados desenvolveram uma forte presença marítima, o que permitiu sua expansão pelo Mediterrâneo, contradizendo a alternativa E. Portanto, a resposta correta é de fato a alternativa D, que reflete uma das estratégias mais eficazes utilizadas durante a expansão islâmica.
Questão 19
duradouros da história. Seu apogeu, que ocorreu
entre os séculos XVI e XVII sob o reinado de
Solimão, o Magnífico, era então um império
multiétnico, multicultural e plurilinguístico, que se
estendia dos confins do Império Sacro Romano, nas
periferias de Viena e da Polônia, ao norte, até o
Yemen e a Eritreia, ao sul; da Algéria, a oeste, até o
Azerbaijão e, a leste, controlando grande parte dos
Balcãs, do Oriente Próximo e do Norte da África.
Constantinopla era a sua capital e mantinha um
rigoroso controle no Mediterrâneo. Foi o centro das
relações entre o Ocidente e o Oriente por quase
cinco séculos. Durante a Primeira Guerra Mundial,
aliou-se à Alemanha, ao Império Austro-húngaro e
ao Reino da Bulgária, e foi duramente abatido até
ser desintegrado por vontade dos vencedores. Esse
império foi controlado pelos
- A)persas.
- B)romanos.
- C)turcos.
- D)alemães.
A alternativa correta é C)
O Império Otomano representou um dos mais extensos e duradouros impérios da história, marcando profundamente a geopolítica e a cultura de vastas regiões da Europa, Ásia e África. Seu auge ocorreu durante os séculos XVI e XVII, sob o comando de Solimão, o Magnífico, quando se consolidou como uma potência multiétnica, multicultural e plurilinguística. O território otomano abrangia desde as fronteiras do Sacro Império Romano, próximo a Viena e à Polônia, até o Yemen e a Eritreia no sul, e da Argélia, no oeste, até o Azerbaijão no leste. Essa expansão permitiu o controle de áreas estratégicas como os Balcãs, o Oriente Próximo e o Norte da África, com Constantinopla (atual Istambul) como seu centro político e cultural, exercendo domínio sobre o comércio mediterrâneo.
Além de sua importância geopolítica, o Império Otomano serviu como ponte entre o Ocidente e o Oriente, facilitando trocas comerciais, culturais e científicas por quase cinco séculos. No entanto, sua participação na Primeira Guerra Mundial ao lado das Potências Centrais (Alemanha, Áustria-Hungria e Bulgária) acelerou seu declínio. Derrotado, o império foi desmembrado pelos vencedores, encerrando uma era de influência turca na região. Apesar das diversas civilizações que interagiram com o império, sua administração e identidade estavam profundamente ligadas aos turcos, conforme indicado pela alternativa correta (C).
Questão 20
Um dos exemplos de cultura produzida durante o período do império islâmico foi o “Cânone de Medicina”, escrito pelo
médico e filósofo muçulmano Avicena entre 1012 e 1015. Esta obra sintetizou elementos da literatura médica siríaca,
helenística e bizantina, e foi muito empregada por sábios ocidentais até o século XVII. Sobre o império islâmico no
período do século VII a XV, considerando o exemplo da obra de Avicena, é correto afirmar:
- A)O império islâmico permitiu uma grande circulação de culturas da Europa até a China, devido a sua relativa tolerância religiosa e a seu incentivo à assimilação e transmissão de conhecimentos dos diferentes povos conquistados, como atesta a obra de Avicena.
- B)O império islâmico permitiu grande circulação cultural por se expandir lentamente durante sua existência, ao ritmo da conversão e assimilação dos povos e das culturas da Europa à Ásia, devido à estratégia de não-violência e de tolerância religiosa pregada pelo Corão, e presente na obra de Avicena.
- C)O império islâmico permitiu uma grande circulação de culturas da Europa à China devido à sua rápida expansão em menos de um século com o apoio de exércitos cristãos, o que explica a presença de obras como a de Avicena em território europeu cristão.
- D)Durante seu apogeu, o império islâmico restringiu a circulação de obras europeias cristãs em territórios muçulmanos e impôs a adoção de obras científicas islâmicas, como a de Avicena, ao povos não-islâmicos.
- E)O império islâmico, durante seu apogeu, incentivou a busca pelo conhecimento científico nos territórios conquistados, como atesta a obra de Avicena, mas não logrou sucesso na Europa ocidental, devido ao bloqueio religioso estabelecido pela Igreja Católica.
A alternativa correta é A)
O Império Islâmico e a Circulação de Conhecimento: O Legado de Avicena
O Cânone de Medicina, escrito pelo médico e filósofo muçulmano Avicena no século XI, é um testemunho eloquente do papel do Império Islâmico como ponte entre diferentes tradições culturais e científicas. Essa obra, que sintetizou conhecimentos médicos siríacos, helenísticos e bizantinos, não apenas ilustra a sofisticação intelectual do mundo islâmico medieval, mas também reflete a capacidade de assimilação e transmissão de saberes que caracterizou esse império.
A alternativa correta, A), destaca precisamente essa dinâmica: o Império Islâmico facilitou um intercâmbio cultural sem precedentes, da Europa à China, graças a sua relativa tolerância religiosa e ao incentivo ativo à tradução e ao estudo de obras de povos conquistados. Centros como a Casa da Sabedoria em Bagdá exemplificam esse esforço sistemático de preservar e expandir o conhecimento, incorporando contribuições gregas, persas, indianas e outras.
As demais alternativas apresentam imprecisões históricas. A expansão islâmica não foi lenta (invalidando B)), nem dependeu de alianças com exércitos cristãos (como sugere C)). Também não houve restrição sistemática a obras europeias (D)), já que textos clássicos gregos, por exemplo, foram traduzidos e estudados. Por fim, embora a Europa medieval tenha tido tensões com o conhecimento islâmico, houve influência mútua, como mostra a adoção do Cânone em universidades ocidentais (contra E)).
Assim, o exemplo de Avicena reforça que o Império Islâmico foi um agente crucial na história do conhecimento, promovendo sínteses culturais que moldaram tanto o Oriente quanto o Ocidente.