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“Em 632, a grande discussão provocada pela morte de Maomé era quem deveria sucedê-lo como principal líder político da comunidade islâmica. Embora Abu Bakr (sogro de Maomé) tenha sido escolhido como primeiro califa, muitos defendiam que a liderança deveria ser exercida por Ali, genro do profeta, casado com sua única filha viva na época. Do casamento nasceram dois filhos, herdeiros diretos de Maomé. Para os seguidores de Ali, apenas os descendentes em linhagem direta com o profeta (portanto, as gerações nascidas de seus dois netos) deveriam assumir o controle, uma vez que teriam sido escolhidos por Alá”.Michel Reeber. Religiões: mais de 400 termos, conceitos e ideias. Rio de Janeiro: Ediouro, 2002, p.259 O texto aponta para a(o)

“Em 632, a grande discussão provocada pela morte de Maomé era quem
deveria sucedê-lo como principal líder político da comunidade islâmica.
Embora Abu Bakr (sogro de Maomé) tenha sido escolhido como primeiro
califa, muitos defendiam que a liderança deveria ser exercida por Ali, genro
do profeta, casado com sua única filha viva na época. Do casamento
nasceram dois filhos, herdeiros diretos de Maomé. Para os seguidores de
Ali, apenas os descendentes em linhagem direta com o profeta (portanto,
as gerações nascidas de seus dois netos) deveriam assumir o controle,
uma vez que teriam sido escolhidos por Alá”.

Michel Reeber. Religiões: mais de 400 termos, conceitos e ideias. Rio de Janeiro:
Ediouro, 2002, p.259


O texto aponta para a(o)

Resposta:

A alternativa correta é B)

O texto apresentado aborda um momento crucial na história do Islã: a disputa pela sucessão de Maomé após sua morte em 632. A divergência entre os que apoiavam Abu Bakr, primeiro califa, e os partidários de Ali, genro do profeta, revela as origens da cisão que moldaria o futuro do mundo islâmico. Essa disputa não se limitou a uma simples questão de liderança política, mas refletiu profundas diferenças sobre quem detinha o direito legítimo de guiar a comunidade muçulmana.

A alternativa correta, B), aponta para o surgimento das duas principais vertentes do Islã: xiitas e sunitas. Os xiitas defendiam que a liderança deveria permanecer na família de Maomé, especificamente através de Ali e seus descendentes, considerados infalíveis e divinamente escolhidos. Já os sunitas acreditavam que o califa poderia ser qualquer membro qualificado da comunidade, desde que seguisse os ensinamentos do profeta e governasse de acordo com o Corão e a Suna.

Essa divisão, que começou como uma disputa sucessória, tornou-se uma diferença teológica e política permanente no Islã. Embora ambas as vertentes compartilhem os fundamentos da fé islâmica, suas interpretações sobre liderança e autoridade religiosa continuam a influenciar as relações dentro do mundo muçulmano até os dias atuais. O texto, portanto, ilustra como um evento histórico específico pode gerar consequências duradouras na formação de identidades religiosas e políticas.

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