Estamos assistindo a uma discussão sobre o futuro da Grécia, país Europeu para o qual todas as atenções econômicas do mundo estão voltadas no momento. A superação ou não dessa crise vai constituir uma nova configuração histórica. O professor de História deve estar atento a esses notáveis acontecimentos, relacionando-os com determinado período histórico. A partir dessa reflexão, analise, nas assertivas abaixo, as características históricas da Europa antes e depois da Idade Moderna.I. Antes da Idade Moderna, a Europa era vista como periferia do mundo mulçumano, isso se deu até 1492. II. Na relação comercial, existia uma supremacia do mundo Árabe sobre a Europa, ou seja, o Império Árabe dominava as principais rotas comerciais do chamado velho mundo. III. O mundo Árabe tinha conhecimento do mar mediterrâneo, a cultura e o conhecimento científico eram mais eficientes do que os Europeus. IV. Após 1492, a Europa passou de periferia do mundo muçulmano à “construtora de periferias” da modernidade. V. A Europa, desde cedo, dominou o mundo. No início das relações comercias, era o mundo Árabe que dependia de seus conhecimentos; hoje, todo mundo depende de suas políticas econômicas. Quais estão corretas?
discussão sobre o futuro da Grécia, país Europeu
para o qual todas as atenções econômicas do
mundo estão voltadas no momento. A
superação ou não dessa crise vai constituir uma
nova configuração histórica. O professor de
História deve estar atento a esses notáveis
acontecimentos, relacionando-os com
determinado período histórico. A partir dessa
reflexão, analise, nas assertivas abaixo, as
características históricas da Europa antes e
depois da Idade Moderna.
como periferia do mundo mulçumano, isso
se deu até 1492.
supremacia do mundo Árabe sobre a
Europa, ou seja, o Império Árabe dominava
as principais rotas comerciais do chamado
velho mundo.
mediterrâneo, a cultura e o conhecimento
científico eram mais eficientes do que os
Europeus.
mundo muçulmano à “construtora de
periferias” da modernidade.
No início das relações comercias, era o
mundo Árabe que dependia de seus
conhecimentos; hoje, todo mundo depende
de suas políticas econômicas.
- A)Apenas III e IV.
- B)Apenas I, II e V.
- C)Apenas II, III e IV.
- D)Apenas I, II, III e IV.
- E)Apenas I, II, IV e V.
Resposta:
A alternativa correta é D)
A análise das assertivas sobre as características históricas da Europa antes e depois da Idade Moderna revela uma transformação significativa no equilíbrio de poder e influência entre as civilizações. As afirmações I, II, III e IV destacam aspectos fundamentais dessa transição, enquanto a V apresenta uma visão distorcida da realidade histórica.
A primeira assertiva (I) está correta ao afirmar que a Europa era considerada periferia do mundo muçulmano até 1492. Durante a Idade Média, de fato, o mundo islâmico representava o centro cultural, científico e econômico, enquanto a Europa vivia um período de relativo atraso.
A segunda afirmação (II) também está correta, pois os árabes dominavam as principais rotas comerciais entre Oriente e Ocidente, controlando o acesso a especiarias, sedas e outros produtos valiosos. Essa supremacia comercial só seria quebrada com as Grandes Navegações.
A terceira proposição (III) igualmente reflete a realidade histórica. O mundo árabe possuía conhecimentos avançados de navegação, matemática, medicina e filosofia, herdados de diversas culturas e aprimorados, enquanto a Europa medieval ainda estava em processo de recuperação do conhecimento clássico.
A quarta assertiva (IV) capta precisamente a virada histórica ocorrida após 1492, quando a Europa iniciou sua expansão ultramarina, transformando-se de região periférica em centro de um novo sistema mundial, criando suas próprias periferias coloniais.
Já a quinta afirmação (V) é incorreta, pois inverte a relação de dependência inicial entre Europa e mundo árabe. A supremacia europeia é um fenômeno moderno, não uma característica presente desde o início das relações comerciais entre essas civilizações.
Portanto, as assertivas corretas são I, II, III e IV, correspondendo à alternativa D) do gabarito.
Deixe um comentário