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Um dos exemplos de cultura produzida durante o período do império islâmico foi o “Cânone de Medicina”, escrito pelo médico e filósofo muçulmano Avicena entre 1012 e 1015. Esta obra sintetizou elementos da literatura médica siríaca, helenística e bizantina, e foi muito empregada por sábios ocidentais até o século XVII. Sobre o império islâmico no período do século VII a XV, considerando o exemplo da obra de Avicena, é correto afirmar: 

Um dos exemplos de cultura produzida durante o período do império islâmico foi o “Cânone de Medicina”, escrito pelo
médico e filósofo muçulmano Avicena entre 1012 e 1015. Esta obra sintetizou elementos da literatura médica siríaca,
helenística e bizantina, e foi muito empregada por sábios ocidentais até o século XVII. Sobre o império islâmico no
período do século VII a XV, considerando o exemplo da obra de Avicena, é correto afirmar: 

Resposta:

A alternativa correta é A)

O Império Islâmico e a Circulação de Conhecimento: O Legado de Avicena

O Cânone de Medicina, escrito pelo médico e filósofo muçulmano Avicena no século XI, é um testemunho eloquente do papel do Império Islâmico como ponte entre diferentes tradições culturais e científicas. Essa obra, que sintetizou conhecimentos médicos siríacos, helenísticos e bizantinos, não apenas ilustra a sofisticação intelectual do mundo islâmico medieval, mas também reflete a capacidade de assimilação e transmissão de saberes que caracterizou esse império.

A alternativa correta, A), destaca precisamente essa dinâmica: o Império Islâmico facilitou um intercâmbio cultural sem precedentes, da Europa à China, graças a sua relativa tolerância religiosa e ao incentivo ativo à tradução e ao estudo de obras de povos conquistados. Centros como a Casa da Sabedoria em Bagdá exemplificam esse esforço sistemático de preservar e expandir o conhecimento, incorporando contribuições gregas, persas, indianas e outras.

As demais alternativas apresentam imprecisões históricas. A expansão islâmica não foi lenta (invalidando B)), nem dependeu de alianças com exércitos cristãos (como sugere C)). Também não houve restrição sistemática a obras europeias (D)), já que textos clássicos gregos, por exemplo, foram traduzidos e estudados. Por fim, embora a Europa medieval tenha tido tensões com o conhecimento islâmico, houve influência mútua, como mostra a adoção do Cânone em universidades ocidentais (contra E)).

Assim, o exemplo de Avicena reforça que o Império Islâmico foi um agente crucial na história do conhecimento, promovendo sínteses culturais que moldaram tanto o Oriente quanto o Ocidente.

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