Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Leia o texto a seguir:

 

“[ … ] a colonização do Brasil foi interesse de Portugal, que pretendia proteger a rota de seu comércio com a Índia. Todos os recursos do Estado português estavam disponíveis para expulsar os invasores e proteger os núcleos de colonização portuguesa.”.

 

SERAFIM, Carlos Frederico Simões (Coord.) & Blttencourt, Armando de Senna (Org.). Coleção Explorando o ensino – Históría: A Importância do Mar na História do Brasil. Volume 13. Brasília: Ministério da Educação, Secretária de Educação Básica. 2006, p.45

 

Durante os séculos XVI e XVII, o Brasil sofreu saques, ataques e ocupações de diversos Estados europeus. Ingleses, franceses e holandeses foram os povos que mais participaram dessas investidas nos primeiros séculos da História do Brasil Colonial. Sobre as invasões Francesas, é correto afirmar que:

Resposta:

A alternativa correta é letra A) a França Antártica e a França Equinocial não foram iniciativas da Coroa francesa, cuja estratégia estava voltada para seus interesses geopolíticos na própria Europa, mas sim de iniciativas privadas. Em ambas faltou o apoio oficial da coroa francesa.

Gabarito: ALTERNATIVA A

 

 

Leia o texto a seguir:

 

"[ ... ] a colonização do Brasil foi interesse de Portugal, que pretendia proteger a rota de seu comércio com a Índia. Todos os recursos do Estado português estavam disponíveis para expulsar os invasores e proteger os núcleos de colonização portuguesa.".

 

SERAFIM, Carlos Frederico Simões (Coord.) & Blttencourt, Armando de Senna (Org.). Coleção Explorando o ensino - Históría: A Importância do Mar na História do Brasil. Volume 13. Brasília: Ministério da Educação, Secretária de Educação Básica. 2006, p.45

 

Durante os séculos XVI e XVII, o Brasil sofreu saques, ataques e ocupações de diversos Estados europeus. Ingleses, franceses e holandeses foram os povos que mais participaram dessas investidas nos primeiros séculos da História do Brasil Colonial. Sobre as invasões Francesas, é correto afirmar que:

  • a)  a França Antártica e a França Equinocial não foram iniciativas da Coroa francesa, cuja estratégia estava voltada para seus interesses geopolíticos na própria Europa, mas sim de iniciativas privadas. Em ambas faltou o apoio oficial da coroa francesa.

A alternativa faz referência às tentativas de instalação francesas no Rio de Janeiro (França Antártica) e no Norte da América portuguesa (principalmente a região do Maranhão, a França Equinocial); mas há de se observar que havia presença francesa da foz amazônica ao litoral de Santa Catarina. Especialmente a França Antártica foi obra de empresa individual, e não um esforço do Estado francês. Tratou-se do vice-almirante Nicolas Durand de Villegaignon. Importante militar francês, Villegaignon teria uma importante escaramuça com Henrique II, rei francês; e se lançou como aventureiro à conquista da Guanabara. Sem apoio da coroa francesa, Villegaignon tentou estabelecer uma colônia na América do Sul. ALTERNATIVA CORRETA.

 

  • b)  apesar da união das coroas portuguesas e espanholas, a Espanha se recusou a enviar uma armada para combater a ocupação francesa no Maranhão. A reação das cortes portuguesas foi mandar, em 1613, Jerônimo de Albuquerque com intuito de promover a conexão econômica entre o Norte e a bacia do rio da Prata para tirar o domínio da Espanha nessa região.

A alternativa faz referência à União das Coroas Ibéricas (1580-1640), quando, por uma crise de sucessão monárquica, a Espanha assumiu o trono português. Jerônimo de Albuquerque fora fundador da capitania do Rio Grande do Norte e estava estabelecido na colônia quando recebeu a incumbência de arregimentar uma força para expulsar os franceses do Maranhão. Coube a ele próprio organizar a sua esquadra para enfrentar as forças francesas, que conseguiria expulsar em 1614. No entanto, tratava-se de um objetivo militar em si mesmo para garantir a colonização, e não propriamente o estabelecimento de uma conexão como a região platina. Alternativa errada.

 

  • c)  em 1612, partiu da França para o Maranhão uma expedição chefiada pelos sócios François de Razilly, Daniel de la Touche de la Ravardiére e o Barão de Sancy. Essas expedição foi planejada pela Companhia das Índias Ocidentais com o propósito de lucro, a ser obtido com a exploração do açúcar.

Em 1612, a França, com sua esquadra comandada por La Ravardiére, lançou seu primeiro esforço para estabelecer a França Equinocial, no atual território maranhense. O próprio comandante foi responsável pela organização da expedição, angariando fundos dentro da corte e se lançando no esforço de conquista territorial. Além disso, não era uma região açucareira, uma vez que ainda não havia uma ocupação efetiva portuguesa na área. Os principais produtores de açúcar na América portuguesa do século XVII estavam concentrados na região de Pernambuco. Alternativa errada.

 

  • d)  durante o período das invasões francesas ocorreram diversos combates navais. Entre os mais significativos estão: o Combate Naval dos Abrolhos e a Batalha Naval de 1640. Nessas batalhas os franceses conseguiram mostrar o seu domínio do mar bloqueando os principais portos do litoral do nordeste brasileiro.

Os acontecimentos indicados nesta alternativa não se relacionam com as invasões francesas, mas sim com o ciclo de invasões holandesas no Nordeste, principalmente em Pernambuco. Foram importantes derrotas para os invasores holandeses, abrindo caminho para a sua expulsão pelas tropas luso-espanholas. Alternativa errada.

 

  • e)  a expulsão dos franceses do Rio de Janeiro ocorreu quando Estácio de Sá, em 1560, atacou o Forte de Coligny com uma força naval composta pela tropa luso-espanhola, uma contenda difícil uma vez que os franceses contavam com o apoio das tribos Tupinambás e Temiminós, lideradas por Araribóia.

Fundador do Rio de Janeiro, Estácio de Sá foi uma das principais lideranças no esforço de expulsão dos invasores na França Antártica. Em 1567, lançou-se na Batalha de Uruçu-Mirim, atacando uma paliçada francesa construída com ajuda de índios tamoios. Estácio de Sá estava no comando das forças terrestres ao passo que Mem de Sá, seu tio, estava à frente da esquadra que daria suporte ao ataque. Além disso, Arariboia era o chefe termimó, grupo aliado dos portugueses no enfrentamento aos franceses. Estácio de Sá, no entanto, tombaria no combate ao ser atingido por uma flecha envenenada; mas, ainda assim, as forças portuguesas imporiam uma derrota decisiva aos franceses. Alternativa errada.

 

 

Sem mais, está correta a ALTERNATIVA A.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *