(Recuperación de La Bahía de Todos los Santos.
Juan Bautista Maíno, c. 1634‐35. Óleo sobre tela 309 x 381 cm)
O quadro acima, do artista barroco espanhol Juan Bautista Maíno (1581‐1649), retrata a reconquista da Baía de Todos os Santos, no Brasil, para a Espanha, em 1º de maio de 1625, ocupada um ano antes pelos holandeses.
Com relação à ocupação holandesa da Bahia e a reconquista da região para a Espanha, e com base na imagem, analise as afirmativas a seguir.
I. O quadro realiza uma alegoria da pacificação, presente no primeiro plano, com um ferido da batalha sendo atendido por uma mulher acompanhada de crianças, e os demais combatentes ajoelhados, em posição de prece, diante da representação do Rei.
II. À direita do quadro a representação do rei espanhol simboliza a restauração do domínio colonial sobre o Atlântico Sul e exalta triunfalmente o sucesso da campanha hispano-portuguesa contra os holandeses.
III. No plano de fundo, a vista da baía, com barcos e tropas, mostra a importância da defesa e preservação da região por ser ponto estratégico da articulação comercial com a África e ponta de lança para atingir as demais capitanias do Nordeste.
Assinale:
- A) se somente a afirmativa I estiver correta.
- B) se somente a afirmativa II estiver correta.
- C) se somente a afirmativa III estiver correta.
- D) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
- E) se todas as afirmativas estiverem corretas.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) se todas as afirmativas estiverem corretas.
Gabarito: Letra E
Todas as afirmativas estão corretas.
Vamos analisá-las?
I. O quadro realiza uma alegoria da pacificação, presente no primeiro plano, com um ferido da batalha sendo atendido por uma mulher acompanhada de crianças, e os demais combatentes ajoelhados, em posição de prece, diante da representação do Rei. (CORRETA)
O quadro do pintor espanhol Juan Bautista Maíno intitulado Recuperación de La Bahía de Todos los Santos representa na visão do artista como teria ocorrido a expulsão dos holandeses da Bahia no ano de 1625. O quadro parece mostrar um momento posterior à expulsão. Notamos no primeiro plano, um homem ferido sendo atendido por uma mulher acompanhada de crianças. Para alguns estudiosos dessa obra, a mulher representaria a caridade que acolheria um soldado ferido. Os demais combatentes estão ajoelhados, em posição de prece, diante da representação do rei espanhol, Filipe IV, que está sendo coroado com uma coroa de louro, símbolo da vitória. Sua coroação é feita pela deusa da vitória, Minerva, e por Gaspar de Guzman, o conde-duque de Olivares.
II. À direita do quadro a representação do rei espanhol simboliza a restauração do domínio colonial sobre o Atlântico Sul e exalta triunfalmente o sucesso da campanha hispano-portuguesa contra os holandeses. (CORRETA)
O pintor buscou retratar o rei espanhol Filipe IV como um monarca vitorioso e principal nome da restauração do Brasil. A imagem do monarca é apresentada em uma tapeçaria aos combatentes através do comandante D. Fradique de Toledo, encarregado de expulsar os holandeses da Bahia. Interessante é que a pintura foi encomendada para representar os 10 anos da vitória das forças hispano-portuguesas na Bahia e ficou pronta no mesmo momento em que os holandeses já haviam conquistado Pernambuco.
III. No plano de fundo, a vista da baía, com barcos e tropas, mostra a importância da defesa e preservação da região por ser ponto estratégico da articulação comercial com a África e ponta de lança para atingir as demais capitanias do Nordeste. (CORRETA)
Essa baía era uma das áreas principais da Bahia e do Nordeste. Era local de desembarque de escravizados e de embarque dos principais produtos coloniais para o mercado externo. Naquele contexto de guerras, onde os principais combates se realizavam em navios, conquistar o mar e fechá-lo a invasores era ter controle total sobre o território.
Referências:
JUNIOR, Rafael Alves Pinto. A obra de arte como representação de vitória: Maíno e La recuperación de Bahía del Brasil en 1625. Fênix – Revista de História e Estudos Culturais Maio/ Junho/ Julho/ Agosto de 2010 Vol. 7 Ano VII. nº 2
MUSEO DEL PRADO. La recuperación de Bahía de Todos los Santos. Disponível em: https://www.museodelprado.es/coleccion/obra-de-arte/la-recuperacion-de-bahia-de-todos-los-santos/6097f5ec-0faa-46b4-bee6-aa48043ab2c1
VAINFAS, Ronaldo. "Tempo dos flamengos: a experiência colonial holandesa". In: FRAGOSO, João Luís Ribeiro e GOUVÊA, Maria de Fátima (Orgs.). O Brasil Colonial. volume 2 . Rio de Janeiro : Civilização Brasileira, 2017.
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