O Forte Príncipe da Beira está localizado no município de Costa Marques.
O Forte Príncipe da Beira foi edificado à margem direita do rio Guaporé, entre 1776 e 1783, sendo considerada a maior fortificação portuguesa erguida no período colonial.
Assinale a opção que descreve corretamente os motivos da Coroa portuguesa para a construção deste forte.
- A) Defender a América Portuguesa, durante a Guerra do Paraguai.
- B) Capturar e escravizar os índios das missões hispânicas fronteiriças.
- C) Garantir a soberania da Coroa portuguesa na região.
- D) Abrir um caminho para o escoamento do ouro da América Espanhola.
- E) Escoar a borracha pelas vias fluviais da região.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) Garantir a soberania da Coroa portuguesa na região.
Gabarito: ALTERNATIVA C
O Forte Príncipe da Beira está localizado no município de Costa Marques.
O Forte Príncipe da Beira foi edificado à margem direita do rio Guaporé, entre 1776 e 1783, sendo considerada a maior fortificação portuguesa erguida no período colonial.
Assinale a opção que descreve corretamente os motivos da Coroa portuguesa para a construção deste forte.
- a) Defender a América Portuguesa, durante a Guerra do Paraguai.
Há um grave problema cronológico nesta alternativa: a Guerra do Paraguai eclodiu em 1864; ou seja, quase um século depois da conclusão da construção do Forte Príncipe da Beira. Portanto, não há que se estabelecer a guerra como motivação para a construção do forte. Além disso, o Brasil foi atacado no extremo sul do Mato Grosso (atual Mato Grosso do Sul) e no Rio Grande do Sul pelo Paraguai, não fazendo sentido se pensar numa edificação no Guaporé para refrear a invasão paraguaia. Alternativa errada.
- b) Capturar e escravizar os índios das missões hispânicas fronteiriças.
A captura de indígenas cristianizados era proibida na América portuguesa desde o final do século XVI. Não faria sentido, portanto, construir um forte com essa finalidade. Por outro lado, há de se observar que o apresamento indígena era uma empresa privada, e não uma atividade do Estado português. Alternativa errada.
- c) Garantir a soberania da Coroa portuguesa na região.
Na segunda metade do século XVIII, Portugal e Espanha construíram o entendimento de que já havia ocupação efetiva de território pelos portugueses na região amazônica, consagrando a posse sobre a região em tratados bilaterais. O Forte Príncipe da Beira foi construído como forma de afirmar a presença portuguesa no Oeste, principalmente na região amazônica. Se a foz do Amazonas era guarnecida desde o século XVII, o interior do continente ainda era um vazio quanto à colonização e a conquista do Guaporé era estratégico para garantir a ocupação efetiva de território, consagrando a posse portuguesa na região. ALTERNATIVA CORRETA.
- d) Abrir um caminho para o escoamento do ouro da América Espanhola.
Ora, qual seria o sentido de a Coroa portuguesa construir um caminho para o escoamento do ouro espanhol? Eram potências rivais e não faria sentido o gasto público português para favorecer as posições da América espanhola. Alternativa errada.
- e) Escoar a borracha pelas vias fluviais da região.
A produção de borracha só seria intensificada no século XIX, já no contexto da Revolução Industrial. Portanto, não faria sentido se pensar num grande esforço para escoar a produção de borracha no século XVIII, quando o forte foi construído. Lembre-se, ainda, de que se tratava de uma edificação militar, e não de finalidade comercial. Alternativa errada.
Sem mais, está correta a ALTERNATIVA C.
Deixe um comentário