Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

 

As terras brasileiras foram divididas por meio de tratados entre Portugal e Espanha. De acordo com esses tratados, identificados no mapa, conclui-se que

Resposta:

A alternativa correta é letra C)  o Tratado de Madri reconheceu a expansão portuguesa além da linha de Tordesilhas.

Gabarito: Letra C

 

É possível visualizar no mapa uma legenda abordando três tratados assinados entre Portugal e Espanha.

 

O primeiro foi assinado em 1494 e é conhecido como Tratado de Tordesilhas (mapa abaixo). Ele garantiu a Portugal o controle sobre o Atlântico Sul, importante para o seu processo de navegação da costa da África em direção ao Oriente. De quebra, possibilitou que as terras a 370 léguas da ilha de Cabo Verde eram de propriedade da Coroa Portuguesa. 

 

O tratado dividiu o Brasil em uma parte portuguesa e outra parte espanhola.

  

Imagem extraída do livro História do Brasil de Cláudio Vicentino e Gianpaolo Dorigo

(Imagem extraída do livro História do Brasil de Cláudio Vicentino e Gianpaolo Dorigo) 

  

Essa divisão territorial perduraria até 1580, quando o Brasil passou a ser administrado pela Espanha, devido à crise de sucessão do trono português, já que D. Sebastião, monarca de Portugal desapareceu em um conflito contra os muçulmanos e ao sumir deixou Portugal sem herdeiros. O monarca espanhol FIlipe II reivindicou o trono português e passou a ser rei de Portugal. Esse período é conhecido como União Ibérica e na prática aboliu o Tratado de Tordesilhas, favorecendo assim o avanço dos colonos luso-brasileiros em direção ao interior em busca de indígenas para mão de obra, drogas do sertão, metais e pedras preciosas.

 

Os séculos XVII e XVIII são marcados pela redefinição de fronteiras entre os espanhóis e portugueses, sobretudo, pelo avanço das bandeiras pelo interior do território português, chegando a locais que pertenciam ao território espanhol, como, por exemplo, o Sul, o Centro-Oeste e o Norte do Brasil atual.

 

As disputas de territórios entre espanhóis e portugueses começam a partir de 1680, quando colonos portugueses fundam a Colônia de Sacramento na margem do Rio da Prata em frente a Buenos Aires, capital do Vice-Reino do Rio da Prata e importante centro comercial e de escoamento de metais da Espanha.

 

O segundo tratado observado no mapa é o Tratado de Madri (mapa abaixo) de 1750. Foi assinado para pôr fim no conflito da Colônia de Sacramento. Pelo acordo, a Colônia de Sacramento passava a ser da Espanha e Portugal recebia o território de Sete Povos das Missões, local de missões jesuítas no Sul do Brasil.

 

 

(Imagem extraída do livro História do Brasil de Cláudio Vicentino e Gianpaolo Dorigo) 

  

O resultado desse acordo foi a Guerra Guaranítica, envolvendo jesuítas e indígenas dos territórios das missões. Os jesuítas armaram seus índios aldeados contra os colonos portugueses. Assim, a guerra anulou o Tratado de Madri, fazendo com que espanhóis e portugueses tivessem que acertar outro tratado chamado de Tratado de Santo Ildefonso.

 

Em 1777, a Espanha assinou com Portugal o Tratado de Santo Ildefonso (mapa abaixo), conseguindo a Colônia de Sacramento e o território dos Sete Povos das Missões. Portugal recebeu parte do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

 

(Imagem extraída do livro História do Brasil de Cláudio Vicentino e Gianpaolo Dorigo) 

 

Por que as demais estão incorretas?

 

Letra A: Portugal, pelo Tratado de Tordesilhas, detinha o controle da foz do rio Amazonas.

 

O Tratado de Tordesilhas não garantiu a Portugal a região norte do Brasil e por consequência o Rio Amazonas, que estava em território espanhol.

  

Letra B: o Tratado de Tordesilhas utilizava os rios como limite físico da América portuguesa.

 

O Tratado de Tordesilhas usou as ilhas de Cabo Verde como marco para contagem da divisão. 370 léguas a oeste dessas ilhas demarcou-se uma linha dividindo o Brasil.

   

Letra D: Portugal, pelo Tratado de San Ildefonso, perdia territórios na América em relação ao de Tordesilhas.

 

Pelo Tratado de Santo Ildefonso, Portugal ganhou territórios na América em relação ao Tratado de Tordesilhas. Relembrando: o Tratado de Santo Ildefonso só modificou a entrega da Colônia de Sacramento e do território de Sete Povos das Missões. Na prática, manteve intacta as conquistas portuguesas do Tratado de Madri de 1750.

 

Letra E: o Tratado de Madri criou a divisão administrativa da América Portuguesa em Vice-Reinos Oriental e Ocidental.

 

A divisão administrativa da América Portuguesa era feita em capitanias hereditárias e governos-gerais. Nenhum tratado de limites e fronteiras criou divisões territoriais na parte portuguesa da América.

  

Referência:

 

VICENTINO, Cláudio e DORIGO, Gianpaolo. História do Brasil. São Paulo: Scipione, 1997.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *