BORIS, Fausto. História do Brasil. Editora da Universidade de São Paulo:
Fundação para o Desenvolvimento da Educação. 2000.
Ao utilizar a gravura acima, o professor poderá estimular a capacidade crítica do aluno, levando-o a observar:
I – a autoria da gravura;
II – a composição estética da cena representada;
III – as representações construídas da imagem dos indígenas;
IV – as diferenças entre as técnicas dos grupos apresentados;
V – as condições de troca e intercâmbio sugeridas na cena.
Os itens possíveis de ser observados são:
- A) I e II, apenas.
- B) II e IV, apenas.
- C) III e V, apenas.
- D) I, III e IV, apenas.
- E) II, IV e V, apenas.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) I, III e IV, apenas.
Gabarito: Letra D
A questão versa sobre a utilização de uma gravura para estimular a capacidade crítica do educando. Analisemos as proposições a fim de demarcar a maneira como a imagem pode ser estudada pelo aluno.
I - a autoria da gravura;
Correta: Visando estimular a capacidade crítica do aluno, a partir da imagem apresentada pela questão, o professor pode levar o aluno a pesquisar a origem, autoria e ano de composição da gravura de modo a entender quando e porque a gravura foi produzida.
II - a composição estética da cena representada;
Incorreta: Observar a composição estética da cena representada é uma das possibilidades de leitura da imagem, porém essa não levaria o aluno a desenvolver a capacidade crítica em torno dos interesses e motivos da produção da gravura e de seu uso como fonte de conhecimento do contexto a que se refere.
III - as representações construídas da imagem dos indígenas;
Correta: Uma das formas de desenvolver o pensamento crítico do aluno em torno da imagem apresentada é levá-lo a observar as representações construídas pelo autor da obra acerca do grupo representado na imagem, de forma a compreender que essas representações são também o produto das concepções e visões próprias daqueles que a produziram e do contexto em que foram produzidas.
IV - as diferenças entre as técnicas dos grupos apresentados;
Correta: Levar o aluno a observar as diferentes técnicas empregadas pelos grupos que aparecem na imagem na construção de seus equipamentos e meios de transporte marítimo desenvolve a percepção crítica do aluno para as diferenças apresentadas por esses grupos, ajudando a compreender as visões que tais grupos elaboraram uns dos outros baseados em sua própria visão cultural.
V - as condições de troca e intercâmbio sugeridas na cena.
Incorreta: Na imagem apresentada pela questão, que remete ao episódio da França Antártica, não vemos o estabelecimento de trocas e intercâmbio entre os grupos, visto que a imagem retrata o episódio de ataque dos portugueses e indígenas contra os franceses na chamada França Antártica.
Referências:
COTRIM, Gilberto. História Global: Brasil e Geral, volume 2. 1ª ed. São Paulo: Saraiva, 2010.
DOMINGUES, Joelza Ester. Fundação da França Antártica na baía de Guanabara, RJ. Ensinar História. Disponível em: https://ensinarhistoria.com.br/linha-do-tempo/fundacao-franca-antartica-baia-guanabara-rj/ Acesso em 31 de Jan. de 2024.
VAINFAS, Ronaldo et ali. História: das sociedades sem Estado às monarquias absolutistas, volume 1. São Paulo: Saraiva, 2010
Deixe um comentário