Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

 

 

As revoltas indicadas no mapa podem ser classificadas como

Resposta:

A alternativa correta é letra E) movimentos de contestação dos colonos contra a exploração da Metrópole.

Gabarito: Letra E

 

O mapa mostra focos de rebeliões ocorridas no Brasil à época da colônia.

 

As relações entre colônia e a metrópole portuguesa foram pautadas pela política mercantilista, no qual os portugueses entendiam que a exploração das riquezas naturais da colônia, assim como a tributação sobre os colonos, precisava gerar altos lucros.

 

Portugal não se preocupou em oferecer incentivos econômicos e financeiros aos colonos. Além disso, procurava garantir o monopólio do comércio colonial, proibindo qualquer tipo de negociação direta com comerciantes de outros países.

 

Não bastassem essas restrições, o governo metropolitano impunha novos impostos sempre que necessitava de recursos adicionais. A situação agravou-se ainda mais quando Portugal perdeu algumas possessões na África e na Ásia, voltando-se exclusivamente para o Brasil.

 

Todas essas medidas, associadas às denúncias de corrupção e nepotismo contra autoridades portuguesas, fizeram nascer em diversos setores da sociedade colonial um descontentamento cada vez maior. Em algumas ocasiões, esse descontentamento foi se transformando em revolta.

 

Essas revoltas eram contrárias à exploração fiscal, administrativa e política feita pelas autoridades que representavam a Coroa. Embora esses movimentos não questionassem o domínio português, eram um forte indício de que a insatisfação com relação à metrópole crescia entre os habitantes da colônia.

 

Por que as demais estão incorretas?

 

Letra A: As revoluções no mapa eram contra as autoridades e políticas adotadas pela própria Coroa portuguesa.

 

Letra B: Nenhuma das revoltas do mapa foram organizadas por escravos.

 

Letra C:  As revoltas do mapa mostraram que havia insatisfações por parte dos colonos em relação à política adotada pela metrópole. Em nenhum momento buscaram a separação da Coroa Portuguesa.

 

Letra D: Também não foram dirigidas a um grupo específico, mas contra o aparato administrativo e fiscal da metrópole.

 

Resposta baseada nas fontes:

 

AZEVEDO, Gislane Campos e SERIACOPI, Reinaldo. História: volume único. São Paulo: Ática, 2005.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *