Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A chegada dos Europeus à América, no século XV, significou o início da destruição da maioria das organizações sociais, culturais e políticas existentes. Os chamados conquistadores confiscaram as terras indígenas, sua liberdade e, muito frequentemente, suas vidas. Mais da metade dos cerca de 80 milhões de ameríndios que então se distribuíam por todo o continente acabaram mortos em pouco menos de um século de colonização (VICENTINO; DORIGO, 1997). A respeito da chegada dos portugueses ao Brasil, assinale a alternativa incorreta.

Resposta:

A alternativa correta é letra D) Os primeiros séculos de contato entre brancos e índios revestiram-se de alguma amabilidade, pois, os interesses dos colonizadores com o passar do tempo mudaram radicalmente em relação ao dos indígenas

Gabarito: Letra D


Trata-se de uma questão formulada com base no livro dos autores Cláudio Vicentino e Gianpaolo Dorigo intitulado História do Brasil.

 

O contato entre portugueses e indígenas não foi marcado por séculos de amabilidade. Passadas algumas décadas de relacionamentos amistosos, o processo de ocupação portuguesa fez com que as primeiras resistências começassem a aparecer. 

 

Se em algumas ocasiões e regiões estabeleceu-se um bom contato entre as populações, em outras regiões os indígenas resistiram ao avanço de colonização.

 

Abaixo reproduzi o trecho conforme se encontra no livro:

 

“Apenas os primeiros contatos entre brancos e índios revestiram-se de alguma amabilidade, pois, pouco depois, os interesses dos colonizadores passaram a opor-se radicalmente aos dos indígenas. De certa forma, a cordialidade dos primeiros contatos era apenas um preparativo para a dominação”.

  

As demais estão corretas, pois no início das relações, os índios do Brasil foram atraídos pelo escambo, isto é, troca de produtos nativos por outra mercadoria.

 

Quando a colonização se estabeleceu as relações com os indígenas tornaram-se cada vez mais violentas.

 

Além da submissão à exploração colonial, dos sucessivos confrontos armados e da expulsão de suas terras, os indígenas também foram destruídos pelas doenças trazidas pelos conquistadores. Estes, portadores de uma tecnologia superior e dotados da ambição comercial, impuseram um verdadeiro morticínio às populações nativas.

 

Mas o processo de massacre aos indígenas mão se restringiu ao período colonial, estendendo-se pela fase imperial e pelo período republicano.

 

Ainda hoje notamos as diversas violências cometidas contra as populações indígenas.

 

Resposta baseada na fonte:

 

VICENTINO, Cláudio e DORIGO, Gianpaolo. História do Brasil. Ed. Scipione, 1997.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *