A colonização do norte do Brasil aconteceu de maneira diferenciada de outras regiões do país. Acerca desse processo, julgue os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) e, em seguida, assinale a opção correta.
I – A cidade de Belém foi fundada para evitar que outros países europeus ocupassem a região Norte.
II – A colonização da Amazônia se deu a partir do objetivo de se exportar cana-de-açúcar para a Europa.
III – Belém foi fundada por franceses, tendo sido conquistada por portugueses em 1616.
IV – A fundação de Belém, em 1616, foi a base inicial para o avanço português ao longo do rio Amazonas.
A seqüência correta é:
- A) V, F, V, V.
- B) V, V, F, F.
- C) F, V, V, F.
- D) V, F, F, V.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) V, F, F, V.
Gabarito: Letra D
As proposições corretas são: V,F,F,V
Vamos analisar proposição por proposição:
I - A cidade de Belém foi fundada para evitar que outros países europeus ocupassem a região Norte. (CORRETA)
A cidade de Belém foi fundada no contexto da União Ibérica (1580-1640) em um momento no qual o Brasil estava sob administração da monarquia espanhola. Essa monarquia estava em combate com outras monarquias europeias e estas decidiram ocupar algumas regiões da colônia como forma de retaliação. Primeiro os franceses fundaram uma colônia no Maranhão em 1612. Depois de expulsá-los, a coroa espanhola/portuguesa autorizou a ocupação e povoamento da região norte a fim de evitar novas incursões estrangeiras nesta região. Além do mais, a região norte já contava com alguns aldeamentos de missionários que exploravam as drogas do sertão que eram cobiçadas pelos colonizadores de outras nacionalidades. É nesse contexto de conflitos internacionais e disputa pelas drogas do sertão que Belém foi fundada em 1616.
II - A colonização da Amazônia se deu a partir do objetivo de se exportar cana-de-açúcar para a Europa. (FALSA)
A colonização da Amazônia se deu com o objetivo de evitar a perda dessa área diante de possíveis ataques de outras nações como a Inglaterra e os Países Baixos. Como o Brasil estava sob administração espanhola, os rios da Amazônia poderiam ser utilizados pelos estrangeiros para estabelecer rotas em direção às minas de Prata de Potosí, na Bolívia e assim obter o metal por contrabando. Portanto, a colonização da Amazônia tinha objetivos estratégicos bem definidos em uma época de conflitos internacionais.
III - Belém foi fundada por franceses, tendo sido conquistada por portugueses em 1616. (FALSA)
Belém foi fundada com o nome de Feliz Lusitânia, depois rebatizada para Nossa Senhora de Belém através de uma expedição comandada pelo português Francisco Caldeira de Castelo Branco, expedição autorizada pela Coroa espanhola/portuguesa.
IV - A fundação de Belém, em 1616, foi a base inicial para o avanço português ao longo do rio Amazonas. (CORRETA)
A fundação de algumas localidades no Brasil colonial serviram como ponto de apoio para investidas em outras partes do território. Um bom exemplo foi a vila de Olinda que foi base inicial para o avanço português para o nordeste. O mesmo ocorreu com a conquista do Maranhão em 1615 que serviu de base para a penetração portuguesa em direção à Amazônia. Com a fundação de Belém em 1616, o avanço português seguiu rumo ao norte da região em direção ao Amapá e também em direção ao Amazonas.
Referência:
REZENDE, Tadeu Valdir Freitas. A conquista e a ocupação da Amazônia Brasileira no período colonial: a definição das fronteiras. Tese de doutorado em História. São Paulo: USP, 2006.
Deixe um comentário