Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A colonização explorou o trabalho indígena e foi responsável pela dizimação de milhões. À colonização se deve, também, o recrudescimento das guerras indígenas que, se já existiam internamente, passaram, então, a ser provocadas pelos colonos, os quais faziam aliados na mesma velocidade com que criavam inimigos. Sobre o encontro entre portugueses e povos originais do Brasil, assinale a afirmativa INCORRETA.

Resposta:

A alternativa correta é letra D) A partir do contato com os índios, os portugueses criaram, pela primeira vez, o conceito de “guerras justas”, explicando com ele as batalhas travadas contra os índios que se recusavam à conversão, hostis aos portugueses, ou que quebravam os pactos e praticavam a antropofagia.

Vamos analisar cada alternativa, para identificar a afirmativa incorreta, conforme solicitado pelo enunciado.

 

A) A diferença entre “índios amigos” e “gentios bravos” gerava uma divisão clara na legislação indigenista. Aos aliados era garantida a liberdade em suas aldeias, e deles dependia o sustento e a segurança das fronteiras.

CORRETO. A legislação indigenista portuguesa realmente fazia uma distinção entre os "índios amigos", aliados dos portugueses, e os "gentios bravos", considerados hostis. Aos primeiros, era garantida certa liberdade e autonomia em suas aldeias, e eles eram fundamentais para o sustento e a segurança das fronteiras das colônias portuguesas.

 

B) Para os índios amigos e das aldeias o processo de contato se dava sempre de forma semelhante, eram transportados de suas aldeias para perto das povoações portuguesas e depois catequizados, civilizados e, assim, transformados em “vassalos úteis”.

CORRETO. O processo de contato entre os portugueses e os "índios amigos" geralmente envolvia a transferência destes para áreas próximas às colônias portuguesas. Ali, eram catequizados e "civilizados" de acordo com os padrões europeus, tornando-se "vassalos úteis" para os colonizadores.

 

C) Entre as atribuições dos índios aldeados, estava a de tomar parte nas guerras promovidas pelos portugueses contra índios hostis. Se a “liberdade”, entendida como a catequese nos aldeamentos, era o “presente” dos índios aliados, a escravidão era o destino dos inimigos.

CORRETO. Os índios aldeados, ou "índios amigos", eram frequentemente utilizados pelos portugueses em suas guerras contra os "gentios bravos". A liberdade, entendida aqui como a catequese e a vida nos aldeamentos, era o "presente" dado aos índios aliados, enquanto a escravidão era o destino dos índios considerados inimigos.

 

D) A partir do contato com os índios, os portugueses criaram, pela primeira vez, o conceito de “guerras justas”, explicando com ele as batalhas travadas contra os índios que se recusavam à conversão, hostis aos portugueses, ou que quebravam os pactos e praticavam a antropofagia.

INCORRETO. O conceito de "guerras justas" não foi criado pelos portugueses em contato com os índios. Este é um conceito que remonta à antiguidade e foi desenvolvido de forma mais sistemática durante a Idade Média, especialmente por teólogos e filósofos cristãos. No contexto da colonização, os portugueses aplicaram este conceito para justificar as guerras contra os índios que resistiam à conversão ao cristianismo, eram hostis aos portugueses ou quebravam pactos.

 

Portanto, a alternativa correta é a LETRA D.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *