Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A crise do sistema colonial do Brasil foi mais acentuada devido aos movimentos de libertação colonial. A rebelião que resultou do choque entre a aristocracia rural de Olinda e os comerciantes de Recife foi:

Resposta:

A alternativa correta é letra D) a guerra dos Mascates.

Gabarito: ALTERNATIVA D

  

A crise do sistema colonial do Brasil foi mais acentuada devido aos movimentos de libertação colonial. A rebelião que resultou do choque entre a aristocracia rural de Olinda e os comerciantes de Recife foi:

  • a)  a revolta de Beckman.

A Revolta de Beckman ocorreu no Maranhão em 1684, tendo como líderes os proprietários rurais irmãos Beckman (Thomas e Manuel). Ainda que tenham conseguido assumir o controle da região por alguns meses, expulsando o governador e os jesuítas, a Revolta de Beckman foi debelada pouco mais de um ano depois, com a designação de um novo governo local capitaneado por Gomes Freire e, posteriormente, a criação do Estado do Maranhão e Grão Pará. Manuel Beckman seria preso e enforcado em novembro de 1865. Alternativa errada.

 
  • b)  a guerra dos Emboabas.

Ocorrida entre 1708 e 1709, a Guerra dos Emboabas foi uma guerra civil que opôs paulistas contra estrangeiros e baianos pelo controle da região mineradora. Pela proximidade da capitania e pela participação paulista na descoberta dos metais nobres, São Paulo pressionava a Metrópole para que a mineração fosse declarada como atividade exclusiva dos paulistas, controlando a área ao seu favor. No entanto, a província não dispunha de números suficientes para o empreendimento, tampouco tinha condições de afastar a chegada de baianos e de estrangeiros na busca pelo ouro. Com a derrota paulista, Portugal optou por fortalecer a região com o desmembramento e o maior controle sobre as concessões para mineração, do que resultaria a criação da capitania das Minas Gerais. Alternativa errada.

 
  • c)  a revolta de Felipe dos Santos.

Também conhecida como Revolta de Vila Rica, a revolta de Felipe dos Santos ocorreu em 1720 num movimento de contestação contra as medidas de controle sobre a circulação do ouro extraído nas Minas Gerais. Sob a liderança do poderoso fazendeiro Felipe dos Santos, os revoltosos uniram as camadas mais populares num levante armado que durou cerca de um mês e chegou a tomar o controle de Vila Rica, um dos pontos mais importantes dos primeiros anos do Ciclo do Ouro. Entre as demandas dos revoltosos estavam a extinção das casas de fundição e a diminuição das redes de fiscalização, já que a Metrópole proibira a circulação de ouro em pepitas e em pó para aumentar o controle fiscal sobre a mineração. Com a derrota dos revoltosos, Portugal empreendeu uma série de alterações administrativas para aumentar o controle sobre a região aurífera, inclusive ampliando as casas de fundição. Alternativa errada.

  • d)  a guerra dos Mascates.

No início do século XVIII, Olinda, então capital da capitania de Pernambuco, vivia um delicado declínio de sua produção açucareira e o comprometimento do comércio que sempre sustentou a cidade. Paralelamente, Recife - um subúrbio de Olinda - crescia em importância pela atuação dos comerciantes locais, que praticavam juros abusivos. Em 1710, a Coroa portuguesa autorizou a separação de Recife com a criação de uma Câmara Municipal e de um Pelourinho; provocando a ira dos senhores de engenho, que acabariam invadindo Recife, acusando os comerciantes ("mascates") pela penúria econômica de Olinda.  Em 1711, as autoridades reafirmaram a posição de Recife enquanto vila desmembrada de Olinda, o que garantiu à sua elite (os mascates) a ascensão política regional, mesmo depois da reação dos poderosos senhores de engenho. Em 1712, Recife ainda seria elevada à condição de sede-administrativa da capitania; mas, em troca, os senhores de Olinda receberam o perdão por parte do bispo e ainda teriam suas dívidas perdoadas no ano seguinte. De qualquer maneira, apesar da ação dos nobres da terra, a crise vivida marcou a transição definitiva em favor de Recife, ascendendo sobre a nobreza da terra e abrindo um período de estabilidade em Pernambuco que duraria até o século seguinte. ALTERNATIVA CORRETA.

  

Sem mais, está correta a ALTERNATIVA D.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *