A delimitação dos limites do território brasileiro, desde o descobrimento, não ocorreu sem conflitos. Sobre as missões no Sul e delimitação do território brasileiro e com base no Centro de Referência Virtual da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, assinale a alternativa incorreta:
- A) É interessante que o professor apresente as modificações territoriais determinadas pelos tratados citados e ainda estude com os alunos as características e consequências das guerras eclesiásticas, responsáveis pela destruição das missões.
- B) O entendimento da disputa fronteiriça entre Portugal e Espanha na região das missões e a própria organização desses agrupamentos indígenas sob a supervisão da Igreja deve ser precedido por um breve estudo da ocupação portuguesa no sul do país desde o século XVI.
- C) A criação da Colônia do Sacramento em 1680, por Portugal, às margens do Rio da Prata, acelerou as divergências acerca dos limites impostos pelo Tratado de Tordesilhas.
- D) O uso da cartografia é, certamente, um ponto bastante relevante que justifica o trabalho com esse tópico em sala de aula.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) É interessante que o professor apresente as modificações territoriais determinadas pelos tratados citados e ainda estude com os alunos as características e consequências das guerras eclesiásticas, responsáveis pela destruição das missões.
Gabarito: ALTERNATIVA A
A delimitação dos limites do território brasileiro, desde o descobrimento, não ocorreu sem conflitos. Sobre as missões no Sul e delimitação do território brasileiro e com base no Centro de Referência Virtual da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, assinale a alternativa incorreta:
- a) É interessante que o professor apresente as modificações territoriais determinadas pelos tratados citados e ainda estude com os alunos as características e consequências das guerras eclesiásticas, responsáveis pela destruição das missões.
De fato, as formas das fronteiras sul do Brasil foram objeto de intensas discussões diplomáticas entre Portugal e Espanha, principalmente no século XVIII. Bem como demandaram importante energia política para a construção dos tratados de limites já com a América independente. Portanto, é interessante, sim, que os professores discutam em sala de aula como essas fronteiras foram construídas e quais as preocupações centrais de cada época, que orientaram as discussões sobre os limites. A região dos Sete Povos das Missões sempre despertou grande preocupação no período colonial, tanto pela força dos missionários sobre as populações locais quanto pela posição estratégica das missões frente aos principais rios da região frente à Bacia do Prata. Ainda que tenham ocorrido alguns conflitos armados bastante sensíveis em torno dos aldeamentos indígenas, não é correto assumir que eles foram os grandes responsáveis pelo declínio definitivo do sistema missioneiro. As missões foram feridas de morte em meados do século XVIII, quando os governos de Espanha e de Portugal decidiram pela expulsão definitiva da Ordem da Companhia de Jesus (ou seja, os jesuítas) de suas colônias na América. Por ser a única a apresentar erros, esta é a ALTERNATIVA CORRETA.
- b) O entendimento da disputa fronteiriça entre Portugal e Espanha na região das missões e a própria organização desses agrupamentos indígenas sob a supervisão da Igreja deve ser precedido por um breve estudo da ocupação portuguesa no sul do país desde o século XVI.
A alternativa é bastante óbvia: as disputas metropolitanas sobre a fronteira sul da América portuguesa estão enquadradas num processo histórico que remonta à colonização dessa região. Já no século XVI, era uma preocupação bastante clara do governo português de pressionar o sentido da colonização no sentido do estuário do Rio da Prata como forma de pressionar os limites territoriais definidos no Tratado de Tordesilhas. Além disso, a região tinha um grande potencial estratégico por dar acesso aos rios que levavam ao interior do continente, o que, para os conhecimentos cartográficos da época, poderia ser vital para a defesa colonial. Há de se lembrar, por exemplo, que o objetivo inicial da missão que fundaria a vila de São Vicente era aproximar a ocupação efetiva portuguesa na América do Prata. Sem erros na alternativa.
- c) A criação da Colônia do Sacramento em 1680, por Portugal, às margens do Rio da Prata, acelerou as divergências acerca dos limites impostos pelo Tratado de Tordesilhas.
De fato, a colônia de Sacramento, que ocupava, grosso modo, a atual área do Uruguai, foi uma passo importante para que Portugal se libertasse dos limites impostos pelos termos do Tratado de Tordesilhas, o que, como dito acima, era parte da estratégia portuguesa desde o século XVI. Por conta da tecnologia cartográfica da época, havia grandes divergências sobre os limites impostos por Tordesilhas, sendo que Portugal insistia no deslocamento para Oeste. A ocupação efetiva do território acabou se tornando crucial para que se conseguisse fragilizar os limites originais em favor da interiorização da experiência colonial portuguesa e a fundação de Sacramento em 1680 foi um desses grandes passos. Sem erros na alternativa.
- d) O uso da cartografia é, certamente, um ponto bastante relevante que justifica o trabalho com esse tópico em sala de aula.
Como fica muito claro nos comentários acima, a cartografia esteve no centro desse debate sobre a formação da fronteira sul brasileira. O uso de mapas em sala de aula poderia ser de grande utilidade, uma vez que esses limites tiveram uma maleabilidade bastante expressiva e diferiam bastante das fronteiras atuais. Empregar esse recurso pode ser uma estratégia muito eficiente para facilitar o aprendizado dos alunos sobre a evolução da configuração territorial brasileira. Sem erros na alternativa.
Sem mais, a única a apresentar erros é a ALTERNATIVA A.
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