Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A exaltação dos bandeirantes, em São Paulo, está presente na nomenclatura de estradas, avenidas e monumentos. Monumentos que vão desde a bela obra do escultor Brecheret junto ao Parque Ibirapuera até o assustador Borba Gato, gigante de botas plantado no bairro de Santo Amaro. A estátua, aliás, é muito pouco realista, pois existem boas indicações de que muitos bandeirantes marchavam descalços.

 

(Bóris Fausto, História do Brasil)

 

A exaltação dos bandeirantes descrita costuma omitir, mascarar e esconder algumas das suas atividades. Trata-se de uma tentativa de esquecer e apagar da História algumas ações não tão nobres dos bandeirantes, tais como

Resposta:

A alternativa correta é letra E) o combate e a repressão aos quilombos.

Gabarito: Letra E

 

O trecho do historiador Boris Fausto desconstrói a imagem dos bandeirantes.

 

De fato, esse grupo de portugueses, mestiços ou paulistas tiveram a contribuição na expansão do território brasileiro para além das fronteiras definidas pelo Tratado de Tordesilhas.

 

Mas ao mesmo tempo que realizavam expedições, os bandeirantes buscavam apenas enriquecimento pessoal, capturavam índios para as lavouras e participaram de movimentos de repressão contra quilombos ou aldeias indígenas.

 

Um bom exemplo, foi a expedição comandada por Domingos Jorge Velho, responsável por destruir o Quilombo de Palmares.

 

Nas palavras de Boris Fausto:

 

 "O simples relato de suas façanhas mostra que eles não tinham nada a ver com a imagem de heróis civilizadores".

  

Por que as demais estão incorretas?

 

Letra A: Essa alternativa reforça uma contribuição positiva do movimento bandeirante.

 

Letra B: Essa alternativa traz uma contribuição positiva do movimento bandeirante.

 

Letra C: Os bandeirantes eram um grupo de homens que desenvolveram uma atividade no qual o nomadismo, ou seja, a peregrinação em busca de metais, pedras preciosas e indígenas para mão de obra foi importante. Não eram indivíduos ligados à produção açucareira, pois viviam em São Paulo, local que não permitiu a lavoura da cana de açúcar.

 

Letra D:  Os bandeirantes tinham os jesuítas como rivais das suas atividades de captura de indígenas, uma vez que os projetos dos grupos eram contrários. Os jesuítas desejando aldear os índios e catequizar e os bandeirantes querendo retirar das aldeias para levar às lavouras.

 

Resposta baseada na fonte:

 

FAUSTO, Boris. História do Brasil. 2ª edição. São Paulo: EdUSP, 1995.

 
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *