A expedição colonizadora que chegou ao Brasil em 1530 foi comandada por:
- A) Estácio de Sá
- B) Duarte da Costa
- C) Martim Afonso de Souza
- D) Bartolomeu Bueno da Silva
Resposta:
A alternativa correta é letra C) Martim Afonso de Souza
Gabarito: Letra C
Martim Afonso de Souza
A partir de 1530 a política ultramarina portuguesa em relação ao seu território na América muda de orientação em função do receio de perder a posse das terras brasileiras visitadas constantemente por piratas e exploradores de outros reinos europeus.
Além do risco de perder sua colônia americana, os portugueses enfrentavam o problema do declínio lucrativo no comércio com Oriente, o que prejudicava as finanças do Estado. Com isso, as terras da América passaram a ser vistas como uma alternativa para fazer bons negócios.
É nesse contexto que o rei D. João III nomeia Martim Afonso de Souza comandante da armada que é considerada a primeira expedição colonizadora vinda para a América Portuguesa. O comandante ficou encarregado de combater os estrangeiros, notadamente os franceses, de procurar metais preciosos, fazer o reconhecimento do litoral e estabelecer núcleos de povoamento dotados de organização administrativa. Sobre este último ponto, Martim Afonso de Souza, em 1532, fundou São Vicente, a primeira vila da colônia.
Por que as demais estão incorretas?
Letra A: Estácio de Sá
Estácio de Sá foi um explorador português enviado pela Coroa para expulsar os franceses que organizaram uma colônia na Baía da Guanabara chamada de França Antártica. Estácio de Sá também tinha o objetivo de fundar um núcleo de povoamento português na região, que deu origem a cidade do Rio de Janeiro.
Letra B: Duarte da Costa
Duarte da Costa foi o segundo governador geral do Brasil, substituto de Tomé de Souza.
Letra D: Bartolomeu Bueno da Silva
Foi um bandeirante paulista, mais conhecido como "o Anhanguera". Foi responsável por expedições em busca de indígenas e de metais no interior da América Portuguesa.
Referências:
GOUVÊA, Maria de Fátima Silva. "Martim Afonso de Souza". In: VAINFAS, Ronaldo (Org). Dicionário do Brasil Colonial (1500-1808). Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
SCHWARCZ, Lilia Moritz e STARLING, Heloisa. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
Deixe um comentário