“A expedição de Martim Afonso de Sousa (1530) marcou o encerramento da etapa pré-colonial. A partir de 1530, a Coroa Portuguesa empenhou-se efetivamente no sentido de garantir a posse do território brasileiro.”
AQUINO, Rubim Santos Leão de [et al]. Sociedade Brasileira – uma historia a partir dos movimentos sociais. Rio de Janeiro, Record, 2008.
No contexto acima citado, a principal ação empreendida pela Coroa Portuguesa para garantir a posse das terras brasileiras foi
- A) a estruturação de um sistema rentável e adequado à grande extensão do território brasileiro, utilizando a mão de obra europeia.
- B) a coibição da presença incessante de vários povos europeus no território brasileiro, embora estes não ameaçassem a soberania de Portugal.
- C) o planejamento da ocupação do território, baseado na necessidade de uma compensação econômica para suprir as demandas dos interesses mercantis europeus.
- D) a organização de um exército forte, com dezenas de frotas navais, bem como o treinamento de uma milícia local, para garantir a posse dos sertões e das áreas mais distantes.
Resposta:
A resposta correta é a letra C) o planejamento da ocupação do território, baseado na necessidade de uma compensação econômica para suprir as demandas dos interesses mercantis europeus.
Explicação: A expedição de Martim Afonso de Sousa em 1530 marcou o início da colonização portuguesa no Brasil. A partir de então, a Coroa Portuguesa buscou garantir a posse do território brasileiro mediante o planejamento da ocupação do território, visando a exploração econômica e a satisfação dos interesses mercantis europeus. Isso incluiu a criação de feitorias, a exploração de recursos naturais e a implantação de uma estrutura administrativa que garantisse a dominação portuguesa sobre o território.
Deixe um comentário