Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A exploração do ouro, na região das Minas Gerais durante o século XVIII, implicou um conjunto de transformações no perfil geral da América portuguesa, tais como

Resposta:

A alternativa correta é letra B) a implementação do regime de intendências e a formação de nova estrutura administrativa na colônia.

Gabarito: ALTERNATIVA B

 

A exploração do ouro, na região das Minas Gerais durante o século XVIII, implicou um conjunto de transformações no perfil geral da América portuguesa, tais como

  • a)  a redução no emprego da mão de obra escrava e a facilitação da entrada de imigrantes na colônia.

No Brasil, só haveria uma sólida redução da entrada de mão de obra escrava na segunda metade do século XIX, o que foi, de fato, acompanhada com o aumento da imigração. No entanto, a exploração aurífera foi majoritariamente realizada por mão de obra escrava, conformando uma sociedade escravocrata nas Minas Gerais. Alternativa errada.

 

  • b)  a implementação do regime de intendências e a formação de nova estrutura administrativa na colônia.

Uma das grandes preocupações da Coroa portuguesa após a descoberta de grandes veios auríferos era estabelecer o controle administrativo efetivo sobre a região. Afinal, a cobrança de impostos dependia diretamente da capacidade de articulação do Estado português sobre a nova frente de colonização. O governo-geral sediado na Bahia não conseguiria, por si só, estabelecer um controle efetivo sobre a região mineradora, sendo necessário lançar um esforço administrativo novo, criando a intendência das Minas Gerais em nome de dar maior poder administrativo para as autoridades locais, ampliando a capacidade de cobrança de impostos. ALTERNATIVA CORRETA.

 

  • c)  a concentração das atividades econômicas no interior da colônia e o abandono do comércio agroexportador.

De fato, a descoberta aurífera em Minas Gerais significou o processo de interiorização do sentido da colonização, que, até então, estivera totalmente expresso em sua face atlântica. No entanto, de maneira alguma isso significou o abandono das regiões dedicadas ao modelo agroexportador. No Nordeste, as lavouras açucareiras continuaram produzindo, ainda que sofrendo com maior competição internacional a partir de meados do século XVIII. Além disso, no Norte, a produção de algodão seria ampliada em decorrência da nova demanda internacional resultante da Revolução Industrial. Alternativa errada.

 

  • d)  o aumento dos intercâmbios comerciais com a América hispânica e a constituição de um mercado aurífero no continente.

A alternativa comete um erro muito básico quanto ao Pacto Colonial, segundo o qual se estabelecia o exclusivo de comércio da colônia com sua Metrópole. Ou seja, a colônia só podia exportar e importar de seu mercado metropolitano, sendo vedado inclusive o comércio com seus vizinhos. Consequentemente, não faz sentido se falar em uma integração com as colônias espanholas pela América e muito menos a formação de um mercado aurífero latino-americano. Alternativa errada.

 

  • e)  o contato direto da Inglaterra com as riquezas do território brasileiro e a dificuldade portuguesa de manter o monopólio comercial.

As Minas Gerais foram fechadas sob controle da Coroa portuguesa, o que evitava a inserção de estrangeiros na sociedade mineira. Além disso, no século XVIII, Portugal ainda conseguiu manter em funcionamento o Pacto Colonial, que só colapsaria no século seguinte no contexto do declínio geral português. Alternativa errada.

 

 

Sem mais, está correta a ALTERNATIVA B.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *