A imagem a seguir é uma representação da cidade do Rio de Janeiro no século XIX. O Rio já era a capital da América portuguesa desde o ano 1763; em 2013, a transferência da capital de Salvador para o Rio de Janeiro completará, portanto, 250 anos.
Legenda: Cortege de bapteme de La princesse royale
D. Maria da Glória
Tradução: Cortejo de batismo da princesa real
D. Maria da Glória
(www.brasiliana.usp.br/bbd/handle/1918/624530134. Acesso: 20/7/2012. Adaptado.)
Considerando-se o contexto em que o Brasil foi colônia de Portugal, é CORRETO afirmar que a transferência da capital aconteceu porque
- A) a cidade do Rio de Janeiro estava mais próxima da região mineradora, que assumia, naquele momento, notável importância econômica para o reino português.
- B) a cidade estava na região que já era a mais rica da colônia, em virtude do crescimento da produção de café, que se tornava o principal produto de exportação da América portuguesa.
- C) a cidade estava em uma região que apresentava terras mais férteis para o plantio da cana- de-açúcar do que no Nordeste, onde a produção estava em decadência.
- D) a cidade era mais centralizada e, assim, possibilitava maior controle sobre a exploração do látex, dos seringais da região amazônica, que era usado para a produção de borracha.
Resposta:
Resposta
A alternativa correta é A) a cidade do Rio de Janeiro estava mais próxima da região mineradora, que assumia, naquele momento, notável importância econômica para o reino português.
Explicação: A transferência da capital de Salvador para o Rio de Janeiro ocorreu em 1763, e isso se deveu à proximidade do Rio de Janeiro com a região mineradora, que era de grande importância econômica para o reino português naquele momento. A região mineradora era responsável pela exploração de ouro e diamantes, que eram fundamentais para a economia portuguesa.
Deixe um comentário