A Inconfidência Mineira, inspirada no iluminismo, foi um movimento contra o aumento da opressão de Portugal sobre a Colônia. As idéias das luzes chegavam até até os articuladores do movimento por meio de
- A) cartas de filósofos europeus recebidas pelos intelectuais da Colônia.
- B) livros encomendados legalmente da Metrópole.
- C) membros e filhos da elite econômica que iam estudar na Europa.
- D) publicações nos jornais locais .
Resposta:
A alternativa correta é letra C) membros e filhos da elite econômica que iam estudar na Europa.
Vamos analisar cada alternativa para identificar como as ideias iluministas chegavam até os articuladores da Inconfidência Mineira.
A) cartas de filósofos europeus recebidas pelos intelectuais da Colônia.
INCORRETO. Não há registros históricos que comprovem que os intelectuais da Colônia recebiam cartas diretamente de filósofos europeus. As ideias iluministas eram disseminadas principalmente por meio de livros e publicações, não por correspondências pessoais.
B) livros encomendados legalmente da Metrópole.
INCORRETO. A encomenda de livros da Metrópole era uma prática comum, porém, muitos dos livros que continham as ideias iluministas eram considerados subversivos e, portanto, proibidos pela censura portuguesa. Assim, esses livros não poderiam ser encomendados legalmente.
C) membros e filhos da elite econômica que iam estudar na Europa.
CORRETO. Muitos membros da elite colonial brasileira, incluindo alguns dos inconfidentes, estudaram na Europa, onde tiveram contato direto com as ideias iluministas. Essa foi uma das principais formas de disseminação dessas ideias na Colônia.
D) publicações nos jornais locais.
INCORRETO. A imprensa na Colônia estava sob rigoroso controle da Coroa portuguesa, que censurava qualquer conteúdo considerado subversivo. Portanto, as ideias iluministas não poderiam ser disseminadas através de publicações em jornais locais.
Portanto, a alternativa correta é a LETRA C.
Deixe um comentário