Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A maior parte dos engenhos aninhava-se na mata, não muito distante dos centros portuários, o que se explica pela maior fertilidade dos terrenos e pela abundância de lenha, necessárias às fornalhas famintas, alimentadas por um trabalho, que às vezes ocupava o dia e a noite, de oito a nove meses, normalmente de julho/agosto de um ano a abril/maio do ano seguinte (DEL PRIORI; VENANCIO, 2010). A respeito dos engenhos de açúcar, leia as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

 

( ) As primeiras mudas de canas de açúcar foram trazidas da ilha da Madeira para o Brasil por Martim Afonso de Souza que instalou o primeiro engenho da colônia em São Vicente.

 

( ) A multiplicação dos engenhos pela costa brasileira foi bastante rápida, chegando a mais de 60 em 1570 e 200 no final do século XVI.

 

( ) Coube a região Nordeste, destacadamente o litoral de Pernambuco e Bahia, o papel de principal produtora de açúcar da colônia.

 

( ) O engenho, que em alguns casos chegava a ter perto de 5.000 moradores, era constituído por área extensas de florestas, fornecedoras de madeira; plantações de cana; a residência do proprietário conhecida como casa grande, a capela e a senzala.

 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Resposta:

A alternativa correta é letra E) V, V, V, V

Gabarito: Letra E


(V) As primeiras mudas de canas de açúcar foram trazidas da ilha da Madeira para o Brasil por Martim Afonso de Souza que instalou o primeiro engenho da colônia em São Vicente.

 

O item é verdadeiro, pois as primeiras mudas chegaram ao Brasil na expedição de Martim Afonso de Sousa, que saiu de Portugal em dezembro de 1530. Foram plantadas no litoral de São Vicente e, em 1532, Martim Afonso construiu o primeiro engenho de açúcar no local, que ficou conhecido como Engenho do Governador. 

 

(V) A multiplicação dos engenhos pela costa brasileira foi bastante rápida, chegando a mais de 60 em 1570 e 200 no final do século XVI.

 

Não conseguimos localizar de qual fonte esses dados foram extraídos, mas damos o item como verdadeiro, pois o açúcar era um produto muito procurado na Europa e no final do século  XVI, passou a ser a principal exportação da colônia. Segundo Gislane Azevedo, em 1580 existiam 115 engenhos distribuídos pelo Brasil e de acordo com Lilia Moritz Schwarcz no final do século XVI existiam 140 engenhos somente em Pernambuco.
 
(V) Coube a região Nordeste, destacadamente o litoral de Pernambuco e Bahia, o papel de principal produtora de açúcar da colônia.

 

Item correto. As principais áreas açucareiras do Brasil foram as capitanias localizadas no Nordeste, sobretudo as de Pernambuco, Bahia, Paraíba, Rio Grande do Norte e Itamaracá

 
(V) O engenho, que em alguns casos chegava a ter perto de 5.000 moradores, era constituído por área extensas de florestas, fornecedoras de madeira; plantações de cana; a residência do proprietário conhecida como casa grande, a capela e a senzala.

 

O engenho possuía três edificações principais: a casa-grande, residência do proprietário, família e agregados, a senzala, moradia dos escravos e a capela. Além disso, existiam as construções ligadas ao cultivo e produção do açúcar, como a casa de moenda, a destilaria, a casa de purgar. E as áreas destinadas à plantação de cana. Poderíamos encontrar também as áreas florestais, que forneciam madeira para queimar a lenha nas casas de purgar.

 

Resposta baseada nas fontes:

 

AZEVEDO, Gislane Seriacopi e SERIACOPI, Reinaldo. História: volume único. São Paulo: Ática, 2005.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *