Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A ordem do rei

“Eu, El-Rei, faço saber a vós, Tomé de Sousa, fidalgo de minha casa, que (…) ordenei hora de mandar nas ditas terras fazer uma fortaleza e povoação grande e forte em um lugar conveniente, para daí se dar favor e ajuda às outras povoações da costa do Brasil e se ministrar a justiça (…). A Bahia de Todos os Santos é o lugar mais conveniente da costa do Brasil para se poder fazer a dita povoação e assento, assim pela disposição do porto e rios que nela entram, como pela bondade, abastança e saúde da terra.”

Regimento de Tomé de Sousa, 17 de dezembro de 1548.

A partir do documento, quem foi Tomé de Sousa, a que povoação(ões) o regimento se referia e qual(ais) o(s) motivo(s) da sua fundação?

Resposta:

A alternativa correta é letra A) Fidalgo português, primeiro Governador Geral do Brasil - Salvador - “dar favor e ajuda às povoações”.

Gabarito: Letra A

 

A questão quer saber em qual das alternativas há a descrição correta de Tomé de Sousa. Vamos comentar as alternativas a fim de encontrar o gabarito.

 

a)  Fidalgo português, primeiro Governador Geral do Brasil - Salvador - “dar favor e ajuda às povoações”.

 

Correta. Conforma aponta o regimento de Tomé de Sousa, este era um fidalgo português que foi nomeado pelo rei português para exercer o cargo de governador do Brasil, o primeiro cargo com funções centralizadoras, criado para administrar o território português na América. A Coroa portuguesa realizou a compra da capitania da Bahia, abandonada após o levante dos tupinambás, tornando-a real e sede do governo-geral do Brasil, com o objetivo de “dar favor e ajuda às povoações”. Chegando ao Brasil em 1549, Tomé de Sousa ergue uma vila, com foros de cidade, a primeira do Brasil, São Salvador.


 

b)  Comandante português, nomeado para lançar os fundamentos da ocupação efetiva da terra - São Vicente e Piratininga - acesso aos metais preciosos.

 

Incorreta. Essa alternativa parece falar de Martim Afonso de Sousa, comandante português que recebeu atribuições da Coroa de lançar os fundamentos da ocupação efetiva da terra. Martim Afonso fundou o primeiro núcleo de povoamento do Brasil, a vila de São Vicente.

 


c)  Fidalgo português, pertencente às Câmaras Municipais dos “homens bons” e dono de terras - Salvador - fundada para constituição de famílias católicas na Colônia, acolhendo meninas órfãs de Portugal.

 

Incorreta. Tomé de Sousa era fidalgo, mas não pertencia às câmaras municipais, estando acima delas, pois ocupava o cargo de governador-geral do Brasil. Ele fundou a povoação de Salvador para a partir desse núcleo prosseguir com o povoamento e colonização do território brasileiro.

 


d)  Fidalgo, primeiro vice-rei do Brasil - Rio de Janeiro - transferência da Família Real.
 

Incorreta. Tomé de Sousa foi fidalgo, mas não foi vice-rei. Esse título foi criado mais tardiamente, no século XVII.

   

e)  Segundo Governador Geral do Brasil - Salvador - realização de entradas ao interior em busca das riquezas minerais, combatendo tribos rebeladas.

 

Incorreta. Tomé de Sousa foi o primeiro Governador Geral do Brasil. O segundo Governador foi Duarte Coelho a partir de 1553.

   

Referência:

 

DA SILVA, Francisco Carlos Teixeira. Conquista e Colonização da América Portuguesa. O Brasil Colônia 1500-1750. In: LINHARES, Maria Yedda (Org.) História geral do Brasil. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *