Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A preocupação portuguesa em ocupar a região estava inserida, em um primeiro momento, no contexto da defesa do território. Ou seja, foram “razões de guerra” que motivaram os portugueses a investir em empreendimentos como fortificações de defesa na região. Os portugueses se arriscavam nessa empreitada mesmo ainda não conhecendo o potencial econômico da Amazônia. Tinham apenas a noção de que seu principal rio, o Amazonas, era uma excepcional via de comunicação e penetração no território e de defesa contra os “invasores estrangeiros”.

 

GOMES FILHO, Gregório F. O forte São Joaquim e a construção

da fronteira no extremo norte. Santa Maria, RS. 2012.

 

Assinale a afirmativa que exemplifica corretamente o relato do autor a respeito da posição da coroa portuguesa para a região amazônica.

Resposta:

A alternativa correta é letra C) A abertura de caminhos fluviais se deu por expedições, como a de Manuel Félix de Lima que, ao comercializar com os jesuítas de Moxos, mostrou a viabilidade da navegação entre os rios Guaporé, Mamoré, Madeira e Amazonas (1742).

Gabarito: ALTERNATIVA C

  

A preocupação portuguesa em ocupar a região estava inserida, em um primeiro momento, no contexto da defesa do território. Ou seja, foram “razões de guerra” que motivaram os portugueses a investir em empreendimentos como fortificações de defesa na região. Os portugueses se arriscavam nessa empreitada mesmo ainda não conhecendo o potencial econômico da Amazônia. Tinham apenas a noção de que seu principal rio, o Amazonas, era uma excepcional via de comunicação e penetração no território e de defesa contra os “invasores estrangeiros”.GOMES FILHO, Gregório F. O forte São Joaquim e a construção da fronteira no extremo norte. Santa Maria, RS. 2012.

 

Assinale a afirmativa que exemplifica corretamente o relato do autor a respeito da posição da coroa portuguesa para a região amazônica.

 
  • a) A defesa do território foi realizada mediante a construção de fortificações, como a do Real Forte Príncipe da Beira (1775), baluarte de proteção que garantia aos portugueses a posse e o domínio da capitania do Maranhão.

O Real Forte Príncipe da Beira foi, de fato, construído em 1775, sendo um ponto importante na estratégia de defesa amazônica desenvolvida no período colonial. A fortificação foi estabelecida às margens do rio Guaporé, a altura do atual município de Costa Marques (RO). A região, à época, pertencia à Capitania do Mato Grosso, que se concentrava em proteger áreas potencialmente auríferas e as novas fronteiras estabelecidas pelo Tratado de Madri (1750). Alternativa errada.

 
  • b) A instalação das reduções jesuítas em Chiquitos e Moxos fazia parte de uma política de ocupação lusa do território da bacia amazônica ampliado pelo Tratado de Madrid (1750).

As reduções jesuíticas não eram determinadas propriamente pelos governos oficiais, ainda que houvesse uma proximidade importante entre as monarquias ibéricas e as ações católicas na América. De toda sorte, é equivocado falar que as ações dos jesuítas estavam à serviço das políticas territoriais do governos. Além disso, no século XVIII, as reduções jesuíticas estavam em franco declínio na América, porque tanto em Portugal quando em Espanha a Companhia de Jesus - ordem jesuíta - havia estava em e dificuldades políticas com os governos. As reduçoes de Chiquitos e de Moxos foram fundadas no século XVII pelos jesuítas que atuavam na América espanhola, estando localizadas no atual território boliviano. Alternativa errada.

 
  • c) A abertura de caminhos fluviais se deu por expedições, como a de Manuel Félix de Lima que, ao comercializar com os jesuítas de Moxos, mostrou a viabilidade da navegação entre os rios Guaporé, Mamoré, Madeira e Amazonas (1742).

Em meados do século XVIII, a Coroa portuguesa tinha uma grande preocupação sobre o contrabando de ouro na capitania do Mato Grosso, principalmente quanto à navegação dos rios da região. Manuel Félix de Lima, juntamente com outros navegadores, estabeleceu uma rota comercial fluvial entre os jesuítas da missão de Moxos até Belém, na foz do Amazonas. A rota, passando pelos rios Guaporé, Mamoré, Madeira e Amazonas, integrava a atual região entre Rondônia e Bolívia com o Atlântico, abrindo uma nova possibilidade comercial. Félix de Lima seria preso e enviado para Portugal por ter violado a proibição sobre a navegação. ALTERNATIVA CORRETA.

 
  • d) O capitão general Antônio Rolim de Moura, para confirmar a presença lusa, fundou a vila capital, Vila Bela da Santíssima Trindade (1752), à margem direita do rio Jauru, para supervisionar o acesso às minas de Mato Grosso.

Fundada em 1752, a Vila Bela da Santíssima Trindade foi a primeira capital da capitania do Mato Grosso. No entanto, foi fundada às margens do rio Guaporé, numa região em que se verificou um potencial aurífero. Entre 1751 e 1765, Antônio Rolim de Moura foi o governador da capitania, sendo o responsável pelo assentamento da Vila Bela da Santíssima Trindade, bem como pela expulsão dos jesuítas espanhóis e pelo estabelecimento de comunicações da capitania com outros pontos da colônia. Alternativa errada.

 
  • e) A administração pombalina (1750-1777) pretendia consolidar o domínio português na região amazônica mediante a integração de índios e africanos à sociedade colonial, estimulando casamentos interraciais.

O Tratado de Madri (1750) estabeleceu o uti possidetis como o critério fundamental para determinar a posse territorial, isto é, a ocupação efetiva do território é que determinaria o direito da posse territorial. Assim, a preocupação central da administração pombalina nesse aspecto era assegurar a colonização efetiva do território, bem como afastar as posições espanholas. Assim, na região amazônica, optou-se pelo fortalecimento dos governos das capitanias, fundando novas vilas, vigiando as novas potencialidades e, muito importante, expulsando posições espanholas e jesuítas espanhóis da região. Alternativa errada.

  

Sem mais, está correta a ALTERNATIVA C.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *