Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A presença holandesa na Paraíba durante a União Ibérica se fez registrar de várias formas. O primeiro governador da província holandesa da Paraíba e Rio Grande do Norte foi Servaes Carpentier, este fez aos paraibanos, uma proposta de acordo, com promessas de respeitar direitos dos portugueses.

 

Entre essas promessas pode-se registrar corretamente a:

Resposta:

A alternativa correta é letra D) anistia e liberdade de religião.

Gabarito: ALTERNATIVA D

  

A presença holandesa na Paraíba durante a União Ibérica se fez registrar de várias formas. O primeiro governador da província holandesa da Paraíba e Rio Grande do Norte foi Servaes Carpentier, este fez aos paraibanos, uma proposta de acordo, com promessas de respeitar direitos dos portugueses.

 

Entre essas promessas pode-se registrar corretamente a:

  • a) anexação de Pernambuco à Paraíba.

A alternativa é bastante absurda. Pernambuco era o centro nervoso do governo holandês instalado na região, concentrando os principais investimentos e o maior número de negócios. Ou seja, é absolutamente impensável que os próprios holandeses empreenderiam uma ação de anexação de Pernambuco em favor da Paraíba, o que, certamente, colocaria em risco toda a empresa colonial por eles estabelecidas. Além disso, cumpre destacar, a presença holandesa foi bastante bem sucedida em Pernambuco, não havendo nenhum motivo lógico para uma anexação. Alternativa errada.

 
  • b) instauração de uma República na Paraíba.

Não interessava aos holandeses nenhum tipo de instabilidade na região, uma vez que já estavam seriamente empenhados com investimentos na indústria açucareira, bem como já haviam empreendido investimentos pesados em melhoramentos urbanos. A proclamação de uma independência paraibana traria gravíssimos abalos nas relações com toda a elite local, fragilizando sobremaneira todo o sistema construído pelos invasores holandeses. Alternativa errada.

 
  • c) expulsão de tropas portuguesas da região.

Por óbvio, se os holandeses já tinham um governo estabelecido na Paraíba e no Rio Grande do Norte, as tropas portuguesas já haviam sido expulsas da região. Além disso, a principal concentração militar portuguesa partia de Salvador e a reação contra a invasão, que só se adensou definitivamente na década de 1650, quase dez anos após o estabelecimento holandês. Alternativa errada.

 
  • d) anistia e liberdade de religião.

Servaes Carpentier esteve presente em várias incursões militares holandesas no Nordeste brasileiro e esteve pessoalmente na conquista da Paraíba em 1634. Esteve à frente do governo holandês na Paraíba e no Rio Grande do Norte entre 1635 e 1636 e depois foi alto membro do governo holandês entre 1637 e 1639, saindo do governo para administrar seu engenho em Goiana. Entusiasmado com a prosperidade da agricultura da região, ordenou a reconstrução do Forte de Santa Catarina do Cabedelo e tentou cooptar as elites locais para o seu governo. De fato, uma das principais medidas adotas, em consonância com o modelo geral de administração holandês, foi a oferta de anistia e liberdade religiosa para todos os portugueses que aderissem ao novo governo. ALTERNATIVA CORRETA.

  

Note bem o estudante que todas as alternativas erradas podem ser descartadas com um elementar exercício de lógica, sem exigir nenhum conhecimento mais aprofundado. Mesmo sem saber que a Paraíba fora ocupada pelos holandeses, poderia o candidato compreender a questão apenas por dominar características básicas do período holandês no Brasil. Nesses momentos, é importante que o candidato consiga organizar uma imaginação mínima sobre os acontecimentos em tela, podendo julgar, assim, com mais recursos as alternativas apresentadas. Sem mais, está correta a ALTERNATIVA D.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *