A produção algodoeira no Brasil teve um considerável aumento na segunda metade do século XVIII, sendo possível relacionar esse evento:
- A) à expansão industrial da Inglaterra.
- B) ao uso do algodão como mercadoria de troca nos portos africanos.
- C) ao aumento da indústria de cotonifícios no Sul do Brasil.
- D) às lutas para independência das colônias espanholas na América.
- E) ao fim do exclusivo monopólio da Coroa portuguesa sobre o produto.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) à expansão industrial da Inglaterra.
Gabarito: Letra A
à expansão industrial da Inglaterra.
Com o declínio da atividade mineradora, houve uma retomada da agricultura de exportação como principal fonte de riqueza da colônia brasileira.
A partir da segunda metade do século XVIII, a produção algodoeira teve um considerável aumento devido à expansão industrial inglesa.
Os ingleses necessitavam cada vez mais do algodão para a indústria têxtil em pleno vapor. A Índia, tradicional produtora dessa matéria- prima, não era capaz de fornecer a quantidade necessária à Inglaterra. O sul dos EUA, outro tradicional exportador desse gênero para os ingleses ficou impossibilitado em função do rompimento e conflito com a Inglaterra devido à Guerra de Independência.
Graças a essa conjuntura, o Brasil intensificou a produção e a exportação do algodão, tendo como centros principais o nordeste, principalmente o Maranhão, parte de Minas Gerais, de Goiás e do norte do Paraná.
Por que as demais estão incorretas?
Letra B: ao uso do algodão como mercadoria de troca nos portos africanos.
O algodão não era utilizado como mercadoria de troca nos portos africanos, pois o destino eram as fábricas inglesas. Nos portos africanos as principais mercadorias de troca eram a cachaça, o fumo e o cacau.
Letra C: ao aumento da indústria de cotonifícios no Sul do Brasil.
Não existiam indústrias algodoeiras no sul do Brasil. O país se especializou na produção agrária para atender ao mercado externo.
Letra D: às lutas para independência das colônias espanholas na América.
As lutas de independência na América Espanhola não possuem relação com o aumento da produção algodoeira brasileira. Se a produção aumentou é porque existiu uma demanda e alguém consumindo. No caso, a Inglaterra precisava de novos mercados de algodão para atender ao processo de industrialização.
Letra E: ao fim do exclusivo monopólio da Coroa portuguesa sobre o produto.
Só podemos falar de fim do exclusivo monopólio no século XIX, com a abertura dos portos promovida por D. João e com a independência do Brasil.
Referência:
KOSHIBA, Luiz. História do Brasil no contexto da história ocidental. São Paulo: Atual, 2003.
Deixe um comentário