A prosperidade da produção açucareira no Brasil chamou a atenção dos holandeses que, em 1630, invadiram Pernambuco, maior produtor de açúcar da época. Os flamengos passaram então a trabalhar no local, adquirindo a experiência necessária do cultivo da cana-de-açúcar para, após sua expulsão, poderem utilizar este aprendizado, e foi o que aconteceu. Após a expulsão, foram para as Antilhas, onde prosseguiram com a cultura do açúcar, passando a ser durante os séculos XVII e XVIII, concorrentes do Brasil no abastecimento do mercado europeu.
Disponível em: <http://www.infoescola.com/historia/ciclo-da-cana-de-acucar/>. Acesso em 11 out. 2011.
Quando o açúcar brasileiro perdeu força no mercado internacional, uma nova etapa da economia brasileira vem a se consolidar.
Essa etapa é marcada, especialmente, pela expansão rumo
- A) ao Centro-Oeste, em busca de campos férteis, o que constituiu o ciclo do café.
- B) ao litoral do Sul, em busca de ouro e pérolas, o que constituiu o ciclo do ouro.
- C) ao Centro-Norte do país, em busca de pasto, o que constituiu o ciclo do gado.
- D) à região Nordeste, em busca de plantas para extrativismo, o que constituiu o ciclo do pau-brasil.
- E) às áreas interioranas, em busca de ouro e pedras preciosas, o que constituiu o ciclo da mineração.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) às áreas interioranas, em busca de ouro e pedras preciosas, o que constituiu o ciclo da mineração.
Gabarito: Letra E
Essa questão envolve a geografia e a história do Brasil colonial requisitando que os candidatos e candidatas soubessem qual área do território brasileiro passou a concentrar as principais atividades econômicas, após a expulsão dos neerlandeses do Nordeste. Vamos analisar as alternativas em busca do gabarito.
a) ao Centro-Oeste, em busca de campos férteis, o que constituiu o ciclo do café.
Alternativa Incorreta. Após a expulsão dos neerlandeses do Nordeste brasileiro, houve o declínio do açúcar no mercado internacional em função das guerras de expulsão e também da concorrência do açúcar brasileiro com o antilhano. Com a descoberta de ouro e pedras preciosas em fins do século XVII na região de Minas e do centro-oeste, houve um deslocamento do eixo econômico no território colonial para a região sudeste que passou a ser a mais importante do Brasil em função da proximidade com essas áreas mineradoras. Portanto, no centro-oeste, no momento em que estamos falando, o ciclo econômico recaiu sobre a atividade mineradora e não sobre o café.
b) ao litoral do Sul, em busca de ouro e pérolas, o que constituiu o ciclo do ouro.
Alternativa Incorreta. Após a expulsão dos neerlandeses do Nordeste brasileiro, houve o declínio do açúcar no mercado internacional em função das guerras de expulsão e também da concorrência do açúcar brasileiro com o antilhano. Com a descoberta de ouro e pedras preciosas em fins do século XVII na região de Minas e do centro-oeste, houve um deslocamento do eixo econômico no território colonial para a região sudeste que passou a ser a mais importante do Brasil em função da proximidade com essas áreas mineradoras. Portanto, não foi o litoral do sul, mas a região de Minas e do centro-oeste que concentraram as atividades mineradoras.
c) ao Centro-Norte do país, em busca de pasto, o que constituiu o ciclo do gado.
Alternativa Incorreta. Ao mesmo tempo em que se desenvolvia a produção açucareira, desenvolveu-se também a pecuária no interior do Nordeste e também em direção ao centro-oeste. Mas com o declínio do açúcar, a pecuária não passou a ser a atiivdade econômica principal do Brasil colônia. Portanto, não podemos dizer que após o ciclo do açúcar ocorreu um ciclo do gado.
d) à região Nordeste, em busca de plantas para extrativismo, o que constituiu o ciclo do pau-brasil.
Alternativa Incorreta. Após a expulsão dos neerlandeses, o Nordeste brasileiro passou por uma fase de declínio da atividade produtiva. Lentamente essa região começou a se recuperar a partir da produção açucareira e algodoeira e não por causa do pau-brasil. Este foi considerado a primeira matéria-prima explorada na colônia e progressivamente foi dando lugar ao ciclo da cana.
e) às áreas interioranas, em busca de ouro e pedras preciosas, o que constituiu o ciclo da mineração.
Alternativa Correta. Após a expulsão dos neerlandeses do Nordeste brasileiro, houve o declínio do açúcar no mercado internacional em função das guerras de expulsão e também da concorrência do açúcar brasileiro com o antilhano. Em fins do século XVII, diversas expedições comandadas por bandeirantes adentraram o interior do Brasil em busca de indígenas para mão de obra bem como de ouro e pedras preciosas. Essas expedições em busca de minérios chegaram às regiões de Minas e do centro-oeste, e mais tarde, com o aumento da atividade mineradora houve um deslocamento do eixo econômico no território colonial para a região sudeste que passou a ser a mais importante do Brasil em função da proximidade com essas áreas mineradoras. Portanto, no momento em que estamos falando, a atividade que movimentou economicamente a colônia foi a mineração.
Referências:
FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Edusp, 1995.
SCHWARCZ, Lilia Moritz; STARLING, Heloisa Maria Murgel. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
Deixe um comentário