Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A quase completa ocupação das terras litorâneas do Brasil, para o cultivo da cana-de-açúcar, pode ser considerada como uma das principais motivações para que a atividade pecuária, no século XVIII, se expandisse pelas terras mais longínquas dos Sertões.

 

Dentre os desdobramentos dessa ocupação, é possível salientar:

Resposta:

A alternativa correta é letra E) o aniquilamento ou expulsão das populações indígenas substituídas pelo gado nesses espaços.

Gabarito: Letra E

 

(o aniquilamento ou expulsão das populações indígenas substituídas pelo gado nesses espaços.)

 

Um dos desdobramentos mais visíveis do processo de ocupação do interior da América Portuguesa pela atividade pecuária foi o extermínio ou a expulsão de populações indígenas que estavam assentadas nessa região conhecida como “sertão”.

 

Constantemente os colonos luso-brasileiros comandavam expedições sertão a dentro para reconhecer o território e ampliar suas sesmarias. Nesse processo acabavam se encontrando com populações indígenas. Quando a pecuária passou a ser proibida no litoral para não prejudicar o cultivo de cana, as áreas interioranas ocupadas pelos indígenas se transformaram em oportunidade para os colonos que estavam a fim de expandir a criação de gado.

 

O resultado disso foram as diversas guerras justas para expulsar os indígenas, capturá-los para usar como mão de obra ou mesmo para exterminá-los sobre o pretexto de serem hostis à colonização.

  

Por que as demais estão incorretas?

 

Letra A: a integração dos povos nativos às atividades da pecuária a partir de um regime de colaboração.

 

Alguns indígenas passaram a desempenhar atividades da pecuária em um regime de parceria, mas foram poucos casos, uma vez que a pecuária não precisava de muitos indivíduos para a criação.

 

Letra B: o alojamento dos povos indígenas nos Aldeamentos chefiados por religiosos jesuítas.

 

O alojamento dos povos indígenas em aldeamentos de ordens religiosas começou antes do processo de ocupação do interior pelo gado. Já no século XVI começaram as primeiras missões dos jesuítas. Além disso, são as constantes guerras justas que dizimavam a mão de obra nativa que levaram os jesuítas a intercederem em favor dos povos indígenas, aumentando o número de aldeamentos.

 

Letra C: a resistência vitoriosa dos nativos, o que levou ao fracasso da pecuária nos sertões, por séculos.

 

Algumas resistências foram vitoriosas, mas a grande maioria sofreu derrotas pelos colonos portugueses. Uma mostra disso é o sucesso da pecuária nos sertões nos séculos XVII e XVIII.

 

Letra D: a incorporação da pecuária às atividades econômicas já realizadas pelos índios nessas terras.

 

Os indígenas não eram populações que criavam gado em suas terras. Eram povos nômades, caçadores e coletores e não sedentários.

  

Referências:

 

SERIACOPI, Gislane Azevedo e SERIACOPI, Reinaldo. História: volume único. São Paulo: Ática, 2005.

 

VICENTINO, Cláudio e VICENTINO, José Bruno. Teláris história, 7º ano: ensino fundamental, anos finais. São Paulo: Ática, 2018.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *