Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A rebelião luso-brasileira em Pernambuco começou a ser urdida em 1644 e explodiu em 13 de junho de 1645, dia de Santo Antônio. Uma das primeiras medidas de João Fernandes foi decretar nulas as dívidas que os rebeldes tinham com os holandeses. Houve grande adesão da “nobreza da terra”, entusiasmada com esta proclamação heroica.

 

VAINFAS, R. Guerra declarada e paz fingida na restauração portuguesa. Tempo, n.27,2009.

 

O desencadeamento dessa revolta na América portuguesa seiscentista foi o resultado do(a)

Resposta:

A alternativa correta é letra E)  interesse econômico dos senhores de engenho.

Gabarito: ALTERNATIVA E

 

A rebelião luso-brasileira em Pernambuco começou a ser urdida em 1644 e explodiu em 13 de junho de 1645, dia de Santo Antônio. Uma das primeiras medidas de João Fernandes foi decretar nulas as dívidas que os rebeldes tinham com os holandeses. Houve grande adesão da “nobreza da terra”, entusiasmada com esta proclamação heroica. VAINFAS, R. Guerra declarada e paz fingida na restauração portuguesa. Tempo, n.27,2009.

  • O desencadeamento dessa revolta na América portuguesa seiscentista foi o resultado do(a)

É estarrecedor o desleixo intelectual do avaliador ao elaborar uma questão como esta. Não se exigiu nenhum conhecimento histórico um pouco mais consistente, bastando a leitura rasa e preguiçosa do texto citado no enunciado - nem sendo necessário um elementar espírito crítico. Na visão de Vainfas, o adensamento da revolta contra a ocupação holandesa em Pernambuco se deu pelo perspectiva da anulação das dívidas contraídas com os holandeses ao longo dos mais de vinte anos de ocupação. Foi esta "proclamação heroica" que, na visão do autor, acirrou os ânimos decisivamente em favor da sublevação contra os batavos. Assim, observemos as alternativas propostas.

  • a)  fraqueza bélica dos protestantes batavos.

Ora, se os invasores batavos não tinham condições militares de sustentar a ocupação, como explicar que, apesar dos esforços portugueses, ela se prolongou por mais de vinte anos em Pernambuco? As posições batavas, pelo contrário, eram importantes e sólidas, ocorrendo grandes gastos com a contratação de tropas mercenárias na Europa e na América para sustentar militarmente a ocupação. Alternativa errada.

  • b)  comércio transatlântico da África ocidental.

Na região ocupada, os batavos assumiram o monopólio comercial, inclusive sobre o tráfico de escravos. As relações com a África ocidental, portanto, não estavam no campo focal dos revoltosos; tampouco são indicadas no trecho citado. Alternativa errada.

  • c)  auxílio financeiro dos negociantes flamengos.

Ora, se houvesse o tal auxílio financeiro dos negociantes flamengos, por que os senhores da terra se revoltariam contra aqueles que os financiava em forma de auxílio? A alternativa não tem nenhuma sustentação lógica, além de contrariar a ideia, expressa no enunciado, de que a promessa lusa de revogação das dívidas com os negociantes flamengos foi o motivo da adesão local ao movimento de expulsão destes. Alternativa errada.

  • d)  diplomacia internacional dos Estados ibéricos.

Em 1644, Portugal tinha reconquistado sua independência frente à Espanha há poucos anos depois de sessenta anos de União Ibérica. Portanto, a diplomacia portuguesa não andava exatamente junto com a espanhola, que também tinha outras preocupações naquele momento. Além disso, o trecho citado é muito claro sobre a natureza militar da revolta, bem como a intervenção político-econômica portuguesa dentro do seu império, sem citar relações diplomáticas. Alternativa errada.

  • e)  interesse econômico dos senhores de engenho.

A invasão holandesa em Pernambuco tinha como intuito principal o estabelecimento de uma cadeia produtiva do açúcar com fins comerciais sob o monopólio holandês. Isso implicou, consolidada a ocupação, na reorganização da produção com o intermédio dos capitais holandeses sobre os engenhos já estabelecidos e sobre a ampliação produtiva. Com importantes mercadores holandeses no Recife, os senhores de engenho tiveram acessos a linhas de crédito privadas e financiadas pela Companhia das Índias Ocidentais Holandesas com condições bastante favoráveis. Ainda que a cadeia de produção açucareira pernambucana tenha sido um sucesso e bastante lucrativa, o passar dos anos implicou no vencimento das obrigações de crédito contraídas pelos senhores de engenho, muitos dos quais, por imperícia ou por imprudência, não estavam em condições de honrar os contratos firmados. Assim, havia o eminente interesse econômico em abolir aquelas dívidas, ainda que isso significasse o engajamento ao lado dos portugueses contra os holandeses que outrora financiaram suas lavouras. Esta era a "proclamação heroica" do enunciado: a certeza de que, vencedores os portugueses, as dívidas calamitosas contraídas com os investidores holandeses seriam abolidas. ALTERNATIVA CORRETA.

Sem mais, está correta a ALTERNATIVA E.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *