Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A recuperação da herança cultural africana deve levar em conta o que é próprio do processo cultural: seu movimento, pluralidade e complexidade. Não se trata, portanto, do resgate ingênuo do passado nem do seu cultivo nostálgico, mas de procurar perceber o próprio rosto cultural brasileiro. O que se quer é captar seu movimento para melhor compreendê-lo historicamente.

 

MINAS GERAIS. Cadernos do Arquivo 1: Escravidão em Minas Gerais. Belo Horizonte: Arquivo Público Mineiro, 1988.

 

Com base no texto, a análise de manifestações culturais de origem africana, como a capoeira ou o candomblé, deve considerar que elas

Resposta:

A alternativa correta é letra C)  derivam da interação entre valores africanos e a experiência histórica brasileira.

Gabarito: Letra C (derivam da interação entre valores africanos e a experiência histórica brasileira.)
 
O que podemos entender do texto é que as manifestações culturais africanas ocorrem na interação entre o resgate de tradições do passado e as transformações sofridas enquanto durou a experiência da escravidão e também no pós-abolição.A essa junção de experiências damos o nome de sincretismo.
 
É preciso lembrar que a experiência da escravidão no Brasil fez com que a cultura africana fosse ressignificada, uma vez, que havia a tentativa da sociedade colonial em apagar tais registros. Os escravizados adaptaram suas tradições e ritos, resistindo e por vezes, incorporando elementos de origem europeia e indígenas à sua própria tradição. É dessa reunião de culturas e universos que podemos falar da cultura brasileira.
 
 
Por que as demais estão incorretas?
 
Letra A: permanecem como reprodução dos valores e costumes africanos.
 

O texto afirma que as manifestações culturais africanas devem ser pensadas a partir da ideia de movimento, ou seja, de transformações. Logo, não é correto afirmar que essas manifestações continuam a ser as reproduções dos valores e costumes africanos, porque a experiência da escravidão fez com que esses valores e costumes sofressem adaptações. Basta pensarmos na proibição da prática de cultos africanos, dos batuques e das danças e a necessidade encontrada pelos escravizados para resistir ao domínio colonial para preservarem seus costumes
 
Letra B: perderam a relação com o seu passado histórico.


As manifestações culturais surgem na junção do resgate de traços culturais do passado, com as experiências vivenciadas ao longo do tempo. Não se pode falar em cultura sem pensar no passado.
 
Letra D: contribuem para o distanciamento cultural entre negros e brancos no Brasil atual.
 
Pelo contrário, muito da nossa cultura é devido à aproximação entre práticas, costumes e rituais africanos e brancos.
 
Letra E: demonstram a maior complexidade cultural dos africanos em relação aos europeus.
 
A cultura africana demonstra uma diversidade e complexidade tão grande quanto à indígena e a europeia. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *