Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A respeito da ocupação militar da foz amazônica, no século XVII, assinale a afirmativa correta.

Resposta:

A alternativa correta é letra B) O Forte do Presépio tornou-se o núcleo da ocupação militar na embocadura do rio Amazonas e foi a base para a criação do povoado de Nossa Senhora de Belém.

Gabarito: ALTERNATIVA B

   

A respeito da ocupação militar da foz amazônica, no século XVII, assinale a afirmativa correta.

  • a) O objetivo imediato da construção do Forte do Presépio era servir como base para a expulsão de holandeses, franceses e espanhóis da foz do Amazonas.

Depois da expulsão francesa de São Luís, decidiu o governo metropolitano a reforçar a penetração nas capitanias do Norte, reafirmando o controle sobre a região. A viagem de Castelo Branco pela costa norte da América portuguesa obteve notícias de outras movimentações estrangeiras na região, principalmente holandeses e ingleses, mesmo após a expulsão dos franceses do Maranhão. Ou seja, era necessário adensar o conhecimento sobre a região e estabelecer uma linha defensiva para refutar incursões estrangeiras. Lembre-se sempre o estudante de que defender a foz do Amazonas seria uma grande preocupação do governo colonial, uma vez que poderia ser um ponto nevrálgico para acessar o interior do continente e suas potenciais riquezas. Não se pode, portanto, entender que o objetivo imediato do Forte do Presépio fosse a expulsão de invasores, mas sim consolidar a presença portuguesa na foz do Amazonas. Alternativa errada.

 
  • b) O Forte do Presépio tornou-se o núcleo da ocupação militar na embocadura do rio Amazonas e foi a base para a criação do povoado de Nossa Senhora de Belém.

Fundado no início do século XVII por Francisco Caldeira Castelo Branco, o Forte de Presépio é o marco fundador da cidade de Belém. Após a conquista de São Luís com a expulsão dos franceses, entendeu o governo metropolitano ser importante estabelecer uma linha defensiva que envolvesse a foz do Amazonas. Na região da Feliz Lusitânia, margem direita da foz do rio Guamá, o forte em questão estabelecia uma nova posição defensiva para evitar novas invasões de potências rivais e estabelecia um novo ponto da colonização das capitanias do Norte. ALTERNATIVA CORRETA.

 
  • c) Simultaneamente à ereção do Forte do Presépio, a Coroa lusa consolidou sua presença com a construção do Forte da Barra, do outro lado da baía do Guajará.

O Forte de Nossa Senhora das Mercês da Barra de Belém foi, de fato, construído do outro lado da baía do Guajará, reforçando o complexo defensivo. No entanto, sua construção data de 1686, décadas depois do Forte do Presépio. Alternativa errada.

 
  • d) Francisco Castelo Branco foi enviado para defender o litoral Norte e fundar a capitania de Feliz Lusitânia, permitindo a expulsão dos Tupinambás da região.

Feliz Lusitânia, como explicado acima, era a região onde foi construído o Forte do Presépio por Francisco Castelo Branco. Mas os tupinambás não ocupavam a região, estão concentrados no litoral Leste da América portuguesa. Alternativa errada.

 
  • e) A ocupação do limite mais setentrional da colônia foi possibilitada, também, pela criação de uma unidade administrativa diretamente vinculada à metrópole portuguesa: o Estado do Brasil.

O Estado do Brasil estava concentrado nas capitanias do Leste e do Centro-Sul. Seria a criação do Estado do Grão-Pará e Maranhão o responsável por franquear uma melhor administração e uma ligação mais direta com relação a Portugal. Alternativa errada.

   

Sem mais, está correta a ALTERNATIVA B.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *