A respeito das medidas tomadas durante o período pombalino (1750-77) analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Uma das mudanças administrativas ocorridas no período pombalino foi a transferência da capital de Salvador para o Rio de Janeiro, com o consequente deslocamento do eixo econômico para o Sudeste.
( ) Para dinamizar a exploração de riquezas e o controle do comércio colonial, Pombal instituiu a Companhia Geral do Grão-Pará e Maranhão e a Companhia Geral de Pernambuco e Paraíba.
( ) Para fortalecer o controle do governo luso na América, Pombal reformou o sistema de capitanias, as quais tiveram seus limites atualizados incorporando a expansão territorial em direção ao Oeste e deixaram de ser hereditárias.
As afirmativas são, respectivamente,
- A) V – F – V.
- B) V – V – F.
- C) F – V – F.
- D) V – F – F.
- E) F – V – V.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) V – V – F.
Gabarito: Letra B
A questão aborda aspectos da Reforma Pombalina, organizada pelo secretário da monarquia portuguesa, Marquês de Pombal, entre 1750 e 1777. Vamos analisar as proposições a fim de encontrar os valores e descobrir o gabarito.
(V) Uma das mudanças administrativas ocorridas no período pombalino foi a transferência da capital de Salvador para o Rio de Janeiro, com o consequente deslocamento do eixo econômico para o Sudeste.
Correta. Do ponto de vista administrativo uma das principais mudanças no Brasil realizadas na gestão do marquês de Pombal foi a transferência da capital do Brasil no ano de 1763, deixando de ser Salvador para se tornar o Rio de Janeiro. Essa mudança se explica por alguns fatores tais como: o Rio de Janeiro ter uma população maior do que Salvador; ser um dos principais portos de desembarque de escravizados no Brasil; além de receber muitas mercadorias e escoar produtos para a Europa; proximidade maior com a região mineradora a fim de integrar o mercado consumidor no Sudeste. Como consequência desse ato, houve a concretização do deslocamento do eixo econômico colonial que até então se concentrava no Nordeste, nas antigas áreas de lavoura canavieira, para o Sudeste, para as áreas mineradoras e com um mercado consumidor maior.
(V) Para dinamizar a exploração de riquezas e o controle do comércio colonial, Pombal instituiu a Companhia Geral do Grão-Pará e Maranhão e a Companhia Geral de Pernambuco e Paraíba.
Correta. Para garantir riquezas ao máximo das colônias portuguesas, o marquês de Pombal criou empresas estatais para dinamizar a exploração e o controle do comércio colonial: as Companhias de Comércio. Uma para atender ao Grão-Pará e Maranhão, criada em 1755 e outra para Pernambuco e Paraíba, em 1759. De acordo com Boris Fausto, a Companhia de Comércio do Grão-Pará tinha por objetivo desenvolver a região norte, oferecendo preços atraentes de mercadorias produzidas na região como cacau, cravo, canela, pimenta, além de se comprometer a introduzir a mão de obra escravizada africana. A segunda buscou seguir as diretrizes da primeira companhia, procurando desenvolver o nordeste.
(F) Para fortalecer o controle do governo luso na América, Pombal reformou o sistema de capitanias, as quais tiveram seus limites atualizados incorporando a expansão territorial em direção ao Oeste e deixaram de ser hereditárias.
Incorreta. Pombal fez com que as capitanias hereditárias fossem incorporadas à Coroa Portuguesa, acertando indenizações aos últimos donatários. A Coroa Portuguesa passou a nomear um governador geral para as capitanias que agora se tornaram propriedades da Coroa Portuguesa.
Portanto, as proposições ficaram com os seguintes valores: V-V-F, logo o gabarito é a Letra B.
Referência:
FAUSTO, Boris. História do Brasil. 2ª ed. São Paulo: EdUSP, 1995.
Deixe um comentário