Acerca da Conjuração Baiana (1789), é correto afirmar que
- A) a Coroa Portuguesa, diante da possibilidade de ocorrer um movimento semelhante ao observado no processo de independência do Haiti, atuou com extrema violência executando todos os membros envolvidos na revolta.
- B) o objetivo dos conjurados era, entre outros, deslocar mão-de-obra da cidade para o campo com a finalidade de promover o renascimento da agricultura da cana-de-açúcar na região.
- C) a direção do movimento era formada unicamente por pessoas pobres, e em suas propostas havia a defesa da extinção da escravidão e do preconceito contra negros e mulatos.
- D) os conspiradores desejavam a autonomia do Brasil, mas divergiam quanto às mudanças da estrutura interna, levando vários membros da elite local a se retirarem quando as camadas populares passaram a defender o fim de certos privilégios e da escravidão.
- E) a introdução do trabalho livre em substituição à mão-de-obra escrava e à indenização aos grandes proprietários escravagistas era defendida de forma intransigente pelas lideranças populares do movimento.
Resposta:
A resposta correta é a letra D) os conspiradores desejavam a autonomia do Brasil, mas divergiam quanto às mudanças da estrutura interna, levando vários membros da elite local a se retirarem quando as camadas populares passaram a defender o fim de certos privilégios e da escravidão.
Essa alternativa é correta porque a Conjuração Baiana, ocorrida em 1789, foi um movimento que visava à autonomia do Brasil em relação a Portugal. No entanto, os conspiradores tinham visões diferentes sobre como alcançar essa autonomia e quais mudanças internas seriam necessárias. Enquanto a elite local defendia a manutenção de seus privilégios e da escravidão, as camadas populares começaram a defender o fim desses privilégios e da escravidão, o que levou a uma divisão entre os membros do movimento.
Deixe um comentário