Acerca da cultura, economia e administração no período colonial da História do Brasil, julgue (C ou E) o item a seguir.A colonização do Brasil, desde as origens, em 1500, até a transferência da Corte portuguesa, em 1808, orientou-se apenas pelo modelo estatal, sem recorrer ao setor privado ou à cooperação entre o setor público e o privado.
- A) Certo
- B) Errado
Resposta:
A alternativa correta é letra B) Errado
Gabarito: Errado
A colonização do Brasil, desde as origens, em 1500, orientou-se pelo modelo estatal, mas precisou em alguns momentos recorrer ao setor privado ou cooperando com esta esfera.
Tomemos como exemplo, o primeiro modelo de organização administrativa colonial implantado pela Coroa, as capitanias hereditárias. Nesse sistema administrativo, Portugal recorreu à descentralização, permitindo através da Doação e do Foral, que seus agentes colonizassem o Brasil.
É muito conhecido que um dos problemas do sistema de capitanias hereditárias foi a falta de apoio político e financeiro da Coroa aos capitães donatários, pois Portugal deixou a tarefa de colonização à iniciativa privada, aos recursos privados dos donatários, sem auxiliá-los.
Outro exemplo, foram as expedições feitas pelos próprios colonos para expulsar estrangeiros e afastar indígenas do território colonial. Essas expedições só contaram com o apoio declarado da Coroa, mas sem qualquer investimento estatal.
Deixe um comentário