Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Acerca da economia açucareira nordestina no período colonial, analise as afirmativas abaixo:

 

I – O açúcar foi a principal atividade da agricultura colonial e a companhia de Pernambuco, o principal centro produtor.

 

II – A atividade açucareira foi bastante monetarizada permitindo, assim, a circulação de muito dinheiro na região e promovendo a ascensão social de grupos de não proprietários.

 

III – A dinâmica açucareira dependia maciçamente da introdução da mão de obra do escravo africano para o funcionamento do sistema. Considerando C para as afirmativas corretas e I para as incorretas, você obteve, de cima para baixo:

Resposta:

A alternativa correta é letra A) C, I e C.

Gabarito: Letra A (C,I,C)

Vamos analisar as proposições abaixo.

I - O açúcar foi a principal atividade da agricultura colonial e a companhia de Pernambuco, o principal centro produtor. (Correta)

O açúcar foi a principal atividade agrícola no período em que o Brasil foi colônia de Portugal. A cana-de-açúcar havia sido introduzida nas décadas de 1530 e 1540 e se expandiu pelo nordeste brasileiro, principal área de cultivo dessa planta. Pernambuco era a principal capitania produtora na colônia.

Obs.: Essa afirmativa poderia ser considerada incorreta por erro material, pois a banca menciona "companhia de Pernambuco", quando na verdade pretendia dizer capitania de pernambuco

II - A atividade açucareira foi bastante monetarizada permitindo, assim, a circulação de muito dinheiro na região e promovendo a ascensão social de grupos de não proprietários. (Incorreta)

De fato, a atividade açucareira foi bastante monetarizada e rentável para quem se envolveu nesse tipo de produção. Entretanto, era uma atividade inserida em uma lógica mercantil com uma sociedade bastante hierárquica. Podemos afirmar que a atividade açucareira não possibilitou a ascensão de grupos sociais de fora desse circuito comercial, pois era uma atividade que demandava bastante capital para seu funcionamento.

III - A dinâmica açucareira dependia maciçamente da introdução da mão de obra do escravo africano para o funcionamento do sistema. (Correta)

A produção açucareira dependia da introdução cada vez maior de mão de obra escrava para que funcionasse. Primeiramente foram os indígenas e depois os escravizados africanos.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *