Acerca de aspectos econômicos e políticos da ocupação e expansão do território da colônia portuguesa na América, julgue o próximo item.
O movimento das bandeiras, que promoveu a interiorização do Brasil, se deu com a adoção de práticas violentas contra os nativos indígenas, o que motivou atritos entre os bandeirantes e as ordens jesuítas.
- A) Certo
- B) Errado
Resposta:
A alternativa correta é letra A) Certo
Gabarito: CORRETO
Acerca de aspectos econômicos e políticos da ocupação e expansão do território da colônia portuguesa na América, julgue o próximo item.
- O movimento das bandeiras, que promoveu a interiorização do Brasil, se deu com a adoção de práticas violentas contra os nativos indígenas, o que motivou atritos entre os bandeirantes e as ordens jesuítas.
Empreendimentos particulares de exploração do interior do continente e de missões de apresamento indígena, as bandeiras pressionaram as fronteiras de colonização da América portuguesa para o interior. A busca por riquezas como metais e pedras preciosas e as possibilidades de enriquecimento pela venda de indígenas como escravos atraíam os bandeirantes para longas incursões pelo interior, o que levou, de fato, à fundação de pequenas vilas e à interiorização geral da colonização portuguesa.
No entanto, há de se notar, essas práticas com os indígenas eram de notória violência, além de serem as bandeiras um importante vetor de difusão de doenças estranhas ao interior do continente. O morticínio de indígenas nesse período, seja por ataques armados seja em decorrência de adoecimentos, precisa sempre ser notado com muita atenção; afinal, eram campanhas de apresamento para a escravização, ou seja, uma violência inominável.
E esse era um importante ponto de atrito com os jesuítas. Desde o século XVI, os missionários católicos se empenhavam no aldeamento dos indígenas para o esforço de conversão ao catolicismo e na formação de núcleos pelo interior. As bandeiras, pelo contrário, viam nesses aldeamentos alvos fáceis para a captura de indígenas para a venda, já que estavam concentrados em grande número; ou seja, destruir os aldeamentos acabava por ser uma atividade potencialmente muito lucrativa para os bandeirantes. Foram incontáveis e importantes protestos apresentados pela Companhia de Jesus à metrópole em defesa da ação de cristianização e contra os ataques das bandeiras. Assim, item CORRETO.
Deixe um comentário