Acerca dos contatos de aproximação entre colonizadores e índios da região da Amazônia ao longo do processo de colonização da América portuguesa, assinale a opção correta.
- A) O sistema de descimentos indígenas criou aldeamentos de índios ditos “mansos”, estancou a migração das tribos e facilitou a catequese.
- B) A gradativa substituição do trabalho de ameríndios pelo de escravos africanos suplantou a escravidão indígena na região do estado do Maranhão e Grão-Pará.
- C) A capacidade dos indígenas para encontrar plantas medicinais do sertão foi reconhecida pelos missionários e colonizadores, o que facilitou o convívio entre os povos e evitou abusos.
- D) A “guerra justa”, argumento teórico para a captura de indígenas na América Portuguesa, foi uma exceção na Amazônia devido ao grande número de missões que defendiam os índios.
- E) A Companhia de Jesus foi a única ordem religiosa autorizada pela Coroa Portuguesa a enviar missionários e criar missões e aldeamentos na Amazônia.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) O sistema de descimentos indígenas criou aldeamentos de índios ditos “mansos”, estancou a migração das tribos e facilitou a catequese.
Gabarito: ALTERNATIVA A
Acerca dos contatos de aproximação entre colonizadores e índios da região da Amazônia ao longo do processo de colonização da América portuguesa, assinale a opção correta.
- a) O sistema de descimentos indígenas criou aldeamentos de índios ditos “mansos”, estancou a migração das tribos e facilitou a catequese.
Os descimentos consistiam na obtenção de mão-de-obra indígena livre a partir de expedições ao interior do continente na Amazônia, levando ao espaço colonial indígenas que não se aproximavam nem dos aldeamentos nem dos núcleos de colonização. Sob este sistema, os religiosos conseguiam obrigar os indígenas aos aldeamentos com o subsequente desmantelamento das suas estruturas sociais tradicionais, o que implicava, também, na sedentarização daquelas populações e no fim dos regimes de migração. Consequentemente, o trabalho de catequização foi muito facilitado por haver maior controle sobre aqueles indivíduos e por ter sido desarticulada toda uma rede de culturas, abrindo espaço para maiores imposições culturais. ALTERNATIVA CORRETA.
- b) A gradativa substituição do trabalho de ameríndios pelo de escravos africanos suplantou a escravidão indígena na região do estado do Maranhão e Grão-Pará.
A escravização de africanos era um comércio extremamente lucrativo e caro, o que fazia com que se concentrasse em áreas com grande dinamismo econômico. No período colonial, grosso modo, isso significou a concentração dos escravos oriundos da África nas regiões açucareiras e nas zonas de mineração intensa; ou seja, nos pontos mais ricos e complexos da América portuguesa. No Estado do Maranhão e Grão-Pará, apesar do comércio de produtos tropicais, não havia um dinamismo econômico comparável com a economia açucareira e a mineração; ou seja, não era propriamente um polo com grande atração para os traficantes de escravos. Portanto, além da presença do trabalho livre, predominava na região a escravização de ameríndios. Alternativa errada.
- c) A capacidade dos indígenas para encontrar plantas medicinais do sertão foi reconhecida pelos missionários e colonizadores, o que facilitou o convívio entre os povos e evitou abusos.
De fato, as chamadas drogas do sertão compuseram um vetor econômico relevante na colonização do Norte da América portuguesa e a presença indígena foi importante para tal. Os conhecimentos tradicionais aliados ao domínio da agricultura dos colonizadores permitiu conjugar o extrativismo vegetal com certas iniciativas de sedentarização, possibilitando um fluxo maior de comércio dessas drogas e sendo um ponto importante em comum. No entanto, isso não pode ser extrapolado para uma interpretação segundo a qual se está livre de abusos; afinal, a escravização indígena foi uma realidade estabelecida em toda a região e a conversão forçada também foi prática nos aldeamentos. Além disso, não foram todas as nações que interagiram pacificamente com os colonizadores, dando origem a graves enfrentamentos; bem como o contato com o europeu também levou ao espraiamento de gravíssimas epidemias. Alternativa errada.
- d) A “guerra justa”, argumento teórico para a captura de indígenas na América Portuguesa, foi uma exceção na Amazônia devido ao grande número de missões que defendiam os índios.
A "guerra justa" foi uma derivação da proibição de apresamento indígena na segunda metade do século XVI. Por pressão dos missionários estabelecidos na América, o governo português se viu forçado a proibir a escravização de indígenas, o que era uma forma de proteger os aldeamentos de investidas de comerciantes de escravos. No entanto, havia uma exceção importante à medida: aqueles indígenas que resistissem violentamente à conversão ao cristianismo e à colonização portuguesa poderiam, sim, ser escravizados. Esta era a chamada declaração de "guerra justa", já que se processava dentro de uma hostilidade anterior. No entanto, não foi uma exceção na Amazônia, onde a escravização indígena foi uma realidade bastante expressiva. Alternativa errada.
- e) A Companhia de Jesus foi a única ordem religiosa autorizada pela Coroa Portuguesa a enviar missionários e criar missões e aldeamentos na Amazônia.
A Companhia de Jesus, ordem religiosa dos jesuítas, de fato, foi a mais importante ordem católica a ter presença na América portuguesa. Não raro, é comum que se confunda diretamente o esforço de catequização com os jesuítas como um todo. No caso do Estado do Maranhão e Grã-Pará, no entanto, a presença de outras ordem seria mais clara, tanto que seriam os franciscanos os primeiros a se estabelecerem na região. Além deles, pode-se destacar, também com autorização real, a presença dos capuchinhos e dos carmelitas. Alternativa errada.
Sem mais, está correta a ALTERNATIVA A.
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