Acerca dos engenhos no período colonial do Brasil, leia as seguintes afirmações:
I – Os engenhos d’água eram favorecidos por uma maior produção, assim, estes tinham ligação direta com a coroa, chamando-se assim de engenhos reais.
II – As plantações de cana de açúcar seguiam os padrões das plantations, grandes latifúndios de monocultura que utilizavam de muita mão de obra escrava.
III – As primeiras estruturas fundiárias do período colonial foram feitas a partir da distribuição das sesmarias.
IV – O açúcar não era produzido nas terras brasileiras, mas sim o melaço e a rapadura que eram enviadas para a Europa para só lá serem refinados.
Das afirmativas acima:
- A) Apenas I, II e III estão corretas.
- B) Apenas I, III e IV estão corretas.
- C) Apenas II, III e IV estão corretas.
- D) Apenas I, II e IV estão corretas.
Resposta:
Resposta
A alternativa correta é letra A) Apenas I, II e III estão corretas.
Explicação
Afirmativa I: Os engenhos d'água eram favorecidos por uma maior produção, mas não tinham ligação direta com a coroa e não eram chamados de engenhos reais. Portanto, essa afirmativa está INCORRETA.
Afirmativa II: As plantações de cana de açúcar seguiam os padrões das plantations, grandes latifúndios de monocultura que utilizavam de muita mão de obra escrava. Essa afirmativa está CORRETA.
Afirmativa III: As primeiras estruturas fundiárias do período colonial foram feitas a partir da distribuição das sesmarias. Essa afirmativa está CORRETA.
Afirmativa IV: O açúcar era produzido nas terras brasileiras, e não apenas o melaço e a rapadura. Essa afirmativa está INCORRETA.
Portanto, apenas as afirmativas II e III estão corretas, o que torna a alternativa A) a resposta correta.
Deixe um comentário