Admitindo-se um comprometimento de civilização, havia dominação com a incumbência de levar a (sua) civilização aos povos intransigentes da Amazônia. Portanto, os indígenas deveriam deixar seu lado selvagem, pela conversão dos (primitivos) indígenas ao projeto civilizado e civilizador, contudo essa finalidade não foi alcançada até o século XIX.
Internet: <www.ap.anpuh.org> (com adaptações).
É correto afirmar que esse fragmento de texto se refere
- A) à cooptação de povos nativos pelo uso da força física.
- B) à catequização indígena pela religiosidade do colonizador.
- C) à liberdade de expressão e de escolha dos povos autóctones.
- D) ao comprometimento e respeito do colonizador para com o colonizado.
- E) ao projeto civilizador de conservação da cultura indígena.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) à catequização indígena pela religiosidade do colonizador.
Gabarito: ALTERNATIVA B
- É correto afirmar que esse fragmento de texto se refere
Note bem o estudante o que pede a banca nesta questão: que o candidato recorra a um esforço de interpretação de texto para indicar qual das alternativas reproduza melhor as ideias expressas no texto do enunciado. Ou seja, tudo aqui gira em torno da ideia do enunciado, e não numa aferição de conhecimento acerca de qualquer tema envolvendo as nações indígenas na Amazônia da América portuguesa.
Portanto, havemos de notar que o texto discute a abordagem discute o modelo de contato com os povos indígenas adotado pelo modelo de colonização português desde o século XVI. Como se pode notar, havia uma componente civilizatória na compreensão da questão pelos colonizadores: esse contato deveria servir para, tendo por base a expansão da fé cristã, impor o modelo civilizatório europeu sobre as culturas locais. No entanto, a realidade enfrentada imporia grandes dificuldades para esse modelo de colonização, havendo as mais diversas formas de resistência cultural indígena. Assim, observemos as alternativas propostas.
a) à cooptação de povos nativos pelo uso da força física.
b) à catequização indígena pela religiosidade do colonizador. c) à liberdade de expressão e de escolha dos povos autóctones. d) ao comprometimento e respeito do colonizador para com o colonizado.
e) ao projeto civilizador de conservação da cultura indígena.
Como se pode notar, todas as alternativas erradas estão em franco desacordo com o texto do enunciado: as alternativas C, D e E indicam exatamente na direção contrária, insistindo numa visão idílica de respeito aos povos originários no processo de colonização, ao passo que a alternativa A faz referência a elementos absolutamente estranhos ao texto. Portanto, está correta a ALTERNATIVA B.
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