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África Brasil (Zumbi)

 

Angola, Conço, Benguela

Monjolo, Capinda, Nina

Quiloa, Rebolo

 

Aqui onde estão os homens

Há um grande leilão

Dizem que nele há uma princesa à venda

Que veio junto com seus súditos

Acorrentados em carros de boi

 

Eu quero ver quando Zumbi chegar

Eu quero ver o que vai acontecer

 

Zumbi é senhor das guerras

Zumbi é senhor das demandas

Quando Zumbi chega, é Zumbi quem manda

 

Pois aqui onde estão os homens

Dum lado, cana-de-açúcar

Do outro lado, um imenso cafezal

Ao centro, senhores sentados

Vendo a colheita do algodão branco

Sendo colhidos por mãos negras

 

(BEN JOR.2010).

 

A análise da composição musical e os conhecimentos sobre a história do negro no Brasil permitem afirmar que

Resposta:

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A alternativa correta é letra D)  a riqueza produzida nos períodos colonial e imperial teve como base o trabalho escravo negro, o que pode ser comprovado no trecho — “Pois aqui onde estão os homens / Dum lado, cana-de-açúcar / Do outro lado, um imenso cafezal".

Este trecho da música descreve uma cena de leilão de escravos, onde "há um grande leilão" e "nele há uma princesa à venda, que veio junto com seus súditos, acorrentados em carros de boi". A cena se passa em um local onde "dum lado, cana-de-açúcar" e "do outro lado, um imenso cafezal", o que sugere que a riqueza produzida nesses cultivos se deve ao trabalho escravo. Além disso, o fato de haver um "leilão de escravos" indica que a escravidão era uma prática comum e economicamente importante no Brasil colonial e imperial.

Note que a alternativa A está incorreta porque os nomes mencionados não se referem a únicas etnias ou regiões da África, mas sim a diferentes locais de origem dos escravos. A alternativa B está incorreta porque a música não sugere que os africanos fossem culturalmente inferiores ou primitivos, mas sim vítimas de uma prática injusta e exploratória. A alternativa C está incorreta porque não menciona a passividade ou adaptação ao trabalho escravo, mas sim a resistência e liderança de Zumbi. Por fim, a alternativa E está incorreta porque a música não sugere que a escravidão tenha causado preguiça ou indolência entre os escravizados, mas sim que eles foram forçados a trabalhar em condições adversas.
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